Paula Gama

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ReportagemCarros

Por que 2025 terá invasão de carros zero km isentos de IPVA e rodízio em SP

Lançamentos de veículos previstos para 2025 terão isenção de IPVA no estado de São Paulo, além de serem isentos do rodízio municipal de veículos na capital. Isso acontece porque as novidades mais esperadas para os próximos meses serão híbridos flex, justamente a motorização que faz parte de uma política estadual que busca estimular tecnologias mais limpas e fortalecer a cadeia do etanol.

A isenção, válida por dois anos, foi aprovada em dezembro de 2024 e inclui veículos híbridos flex e movidos a hidrogênio com valor de até R$ 250 mil. O objetivo é incentivar a transição para tecnologias mais sustentáveis, privilegiando a indústria e a cadeia de produção de etanol do estado de São Paulo.

Os lançamentos híbridos flex aguardados para 2025

Diversas montadoras estão investindo em modelos híbridos flex para aproveitar os benefícios do Programa Mover, que oferece incentivos à produção de carros mais sustentáveis, e às exigências do Proconve L8, o programa de controle da poluição do ar por veículos automotores que impõe limites de emissões mais rígidos para os novos veículos.

Agora, a isenção do IPVA em São Paulo surge como mais um incentivo ao lançamento desses novos modelos. Entre eles, estão:

Toyota Yaris Cross Hybrid

Imagem
Imagem: Toyota/Divulgação

O SUV compacto da Toyota será lançado no primeiro semestre de 2025. Baseado no conjunto híbrido do Corolla, mas com um motor 1.5 litros, promete balançar o mercado como uma opção mais acessível ao Corolla Cross.

Honda WR-V

O WR-V usa a mesma base do City
O WR-V usa a mesma base do City Imagem: Fotos: Honda | Divulgação
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A nova geração do WR-V chega com design de SUV compacto e será equipada com o motor 1.5 flex associado a um motor elétrico, proporcionando mais desempenho e economia de combustível.

Volkswagen Tera

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera Imagem: Divulgação

A Volkswagen prometeu lançar um SUV compacto híbrido flex posicionado abaixo do Nivus e do T-Cross, fortalecendo sua presença no segmento de veículos eletrificados.

Chevrolet

A GM planeja entrar no mercado híbrido flex com um modelo inédito. No entanto, a Chevrolet deve estrear seu sistema híbrido leve flex no Tracker ou no Onix. No futuro, deve contemplar a Montana e a Spin, além de novos SUVs.

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Renault

A Renault lançará seu primeiro híbrido flex no Brasil, um SUV médio com produção em São José dos Pinhais (PR). Especula-se que a novidade seja baseada na terceira geração do Dacia Duster europeu, além disso, o modelo será concorrente direto de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.


Impacto no mercado automotivo

A isenção de IPVA para híbridos flex no estado paulista, que acaba de ser aprovada, deve acelerar a adoção desses modelos, uma vez que o desconto para o consumidor pode chegar à casa dos R$ 10 mil, considerando um modelo de R$ 250 mil. Para as montadoras que estão preparadas para ofertar carros com essas características, a medida é uma oportunidade de expandir suas vendas do Estado.

Atualmente, apenas Toyota têm modelos à venda que podem ser beneficiados: o Corolla Hybrid e o Corolla Cross Hybrid - a nova lei que traz a isenção do imposto não inclui os chamados híbridos leves, como os novos Fiat Pulse e Fastback T200 Hybrid.

Outro impacto evidente da novidade é no rodízio municipal de veículos em São Paulo. Atualmente, híbridos e elétricos estão isentos do rodízio por emitirem menos poluentes, o que está alinhado com o objetivo ambiental da restrição. Contudo, com a chegada de veículos híbridos-leves, mais acessíveis, e o aumento da frota desses veículos com a isenção do IPVA, o trânsito nos horários de pico pode piorar significativamente.

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O rodízio, que restringe a circulação no Centro Expandido de São Paulo de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, foi oficialmente criado para reduzir a poluição do ar. Desrespeitar a regra resulta em multa de R$ 130,16 e a adição de quatro pontos na CNH.

No entanto, o aumento no número de carros híbridos, que já têm isenção, coloca em xeque um dos principais efeitos do rodízio atualmente: reduzir o número de veículos circulando nos horários de maior movimento em um trânsito cada vez mais caótico de São Paulo.

O assunto já está em debate. Tramita na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei 836/2024, que propõe a exclusão dos carros híbridos da isenção do rodízio e do desconto do IPVA. A proposta reflete uma preocupação crescente com o impacto dessas políticas na mobilidade urbana.

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Reportagem

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