Paula Gama

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ReportagemCarros

Ka-rrão: sucata de R$ 300 vira Ford esportivo com invenção de brasileiro

Caio Strumiello, mais conhecido como o 'inventor de São Vicente', voltou a chamar a atenção com sua mais recente criação automotiva. Depois de surpreender a internet com um carro anfíbio capaz de rodar tanto no asfalto quanto na água, agora ele apresenta o Ka-rrão, um Ford Ka transformado em um esportivo de design exclusivo.

Strumiello, que há décadas cria veículos inusitados, conta que o Ka-rrão nasceu durante a pandemia, quando teve tempo para se dedicar ao projeto. "Minha ideia inicial era melhorar a traseira do Ford Ka, que eu achava horrível. Mas aí a traseira ficou mais bonita que a frente, então fui modificando até chegar ao design atual", explica o inventor.

O carro começou como uma sucata, adquirida por apenas R$ 300, sem motor e sem nenhuma estrutura funcional. Depois de várias tentativas frustradas de adaptação de motores, Strumiello encontrou a solução ao combinar a base de um Fiesta 1.6 com a estrutura do Ford Ka, criando um modelo único.

O veículo manteve o chassi de um buggy amarelo que o inventor já possuía, o que gerou curiosidade entre internautas que pesquisaram a placa do carro e encontraram informações inesperadas.

"Eu sempre explico para quem tem dúvidas, mas tem gente que já chega com a opinião formada, então nem perco tempo discutindo", conta Strumiello, que vê seus projetos frequentemente viralizando nas redes sociais.

R$ 80 mil e muitas reformulações

O design tem inspiração italiana, mas é original
O design tem inspiração italiana, mas é original Imagem: Reprodução

Transformar um Ford Ka comum em um esportivo exigiu muito mais do que apenas criatividade: foram cerca de R$ 80 mil investidos entre testes e reformulações para chegar ao modelo final. O design do carro, inspirado nas linhas italianas - conhecidas por sua elegância e agressividade -, foi refeito várias vezes, até que Strumiello chegasse a um visual único.

O resultado é um carro totalmente modificado, com visual imponente e mecânica revisada. O Ka-rrão é equipado com o motor Zetec Rocam 1.6 do Fiesta, que entrega 110 cv de potência e é acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. O modelo é compacto e tem capacidade para dois ocupantes.

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Traseira do Ka-rrão
Traseira do Ka-rrão Imagem: Reprodução

"A carroceria foi um desafio à parte. Eu ia mudando aos poucos, melhorando, até que chegou um ponto em que eu senti que estava do jeito certo", conta o inventor. O Ka-rrão não é uma réplica de nenhum esportivo famoso, mas traz a essência de um supercarro feito sob medida.

Criador de máquinas Inusitadas

O Carro Nanico ficou mundialmente famoso
O Carro Nanico ficou mundialmente famoso Imagem: Reprodução

O Ka-rrão é apenas mais um dos muitos projetos do inventor, que já construiu um carro off-road veloz com motor de moto Kawasaki Z1000, um veículo inspirado na Fórmula 1 que já circulou pela Avenida 23 de Maio, em São Paulo, e até mesmo uma cadeira de rodas motorizada que atinge 80 km/h.

Um de seus projetos mais icônicos é o Carro Nanico, um microcarro urbano de apenas 1,30 metro de comprimento, que chegava a 80 km/h e fazia 45 km por litro. Criado em 2012, o modelo quase chegou à produção em série no Ceará, mas o projeto acabou não se concretizando.

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Além disso, Strumiello também trabalha na adaptação de veículos para pessoas com deficiência e já produziu mais de 200 modelos acessíveis sob encomenda. "Faço carros para cadeirantes que permitem que a pessoa entre no veículo com a própria cadeira de rodas", explica.

O carro anfíbio

Carro anfíbio visto em São Vicente
Carro anfíbio visto em São Vicente Imagem: Reprodução/Instagram @caio.strumiello

O inventor também ficou famoso recentemente pelo seu carro anfíbio, que chamou a atenção ao ser flagrado rodando no mar em São Vicente. A inovação, que poderia ser útil para salvamentos aquáticos, foi apreendida pelas autoridades para averiguação, mas Strumiello não se deixou abalar: já está construindo um segundo modelo melhorado, previsto para ficar pronto em um mês.

Além do novo carro anfíbio, ele também trabalha em um veículo elétrico e a pedal, inspirado em um projeto austríaco. O objetivo é que ele pese apenas 50 kg, seja altamente sustentável e possa ser usado tanto na rua quanto na água.

Reportagem

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