SUV chinês a gasolina chega com preço de Creta e porte de Commander
Ler resumo da notícia
A GAC Motor está se preparando para sua estreia no Brasil e já deu um passo importante para sua chegada. O primeiro lote com cerca de 300 veículos da marca já partiu da China e deve desembarcar no país em abril. Entre as primeiras novidades está o GS4, um SUV médio a gasolina que promete mexer com o mercado ao combinar porte de Jeep Commander com preço de Hyundai Creta.
Segundo uma fonte da marca, o GS4 chegará custando a partir de R$ 170 mil em seu lançamento, valor similar ao do Creta e do VW T-Cross, mas com espaço e tamanho maiores que de modelos como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
A estratégia da GAC é clara: oferecer um SUV maior pelo preço dos compactos, desafiando também os modelos chineses da BYD e da GWM, que vêm crescendo rapidamente no Brasil.
Quem é a GAC
Embora ainda pouco conhecida pelo público brasileiro, a GAC foi a quinta maior montadora da China em volume de vendas, com 2,52 milhões de veículos produzidos em 2023. A empresa já atua em mais de 70 países e tem parcerias estratégicas com gigantes da indústria, como Toyota, Honda e Mitsubishi.
A GAC também tem forte presença no setor de eletrificação, sendo uma das principais fabricantes chinesas de veículos elétricos e híbridos. No Brasil, no entanto, a empresa apostará em uma estratégia diferente, oferecendo modelos híbridos, elétricos e a combustão, ao contrário de concorrentes como BYD e GWM, que investem exclusivamente em eletrificação.
A marca anunciou que sua chegada ao país será acompanhada por um investimento superior a R$ 5 bilhões.
O segundo lançamento da GAC no Brasil
Apesar de toda a expectativa sobre o GS4, ele não será o primeiro modelo da marca no Brasil. A estreia da GAC será com o Aion Y, um SUV 100% elétrico voltado para o público urbano. O GS4 virá na sequência, marcando a entrada da empresa no segmento de SUVs médios a combustão.
Como é o GS4

O GAC GS4 se destaca por suas dimensões generosas, que o posicionam entre os SUVs médios:
- Comprimento: 4.685 mm
- Largura: 1.901 mm
- Altura: 1.690 mm
- Distância entre eixos: 2.750 mm
- Porta-malas: 638 litros
Com esse tamanho, ele ultrapassa os compactos e médios, como Corolla Cross e Compass, e se aproxima de modelos como Jeep Commander e Chery Tiggo 8.
O GS4 virá com um motor 1.5 turbo de 177 cv e 27,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem de 7 marchas (DCT).
A GAC promete um SUV bem equipado para competir com os líderes do segmento. Entre os principais itens de tecnologia, disponíveis no modelo vendido do mercado chinês, destacam-se painel digital de 10,25 polegadas; central multimídia de 10,1 polegadas; teto solar panorâmico; câmera 360°; piloto automático adaptativo (ACC); alerta de colisão com frenagem automática e assistente de permanência em faixa.
GAC vai repetir o sucesso das chinesas no Brasil?

Nos últimos anos, as marcas chinesas deixaram de ser uma promessa e passaram a ser uma realidade no Brasil. BYD e GWM já têm uma presença consolidada no mercado. A GAC chega com a mesma ambição, apostando em um modelo 100% a combustão para se diferenciar das demais.
A estratégia de oferecer mais espaço e tecnologia por um preço competitivo pode ser um diferencial importante para atrair consumidores. Resta saber se o público brasileiro, que já aceitou os chineses eletrificados, também dará uma chance para um SUV a combustão vindo da China.