Paula Gama

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Contra-ataque japonês: como Honda e Nissan devem agitar mercado em 2025

Após ganharem a concorrência das marcas chinesas nos últimos anos, as montadoras japonesas se preparam para contra-atacar. Honda e Nissan estão implementando estratégias agressivas para ampliar sua participação no mercado brasileiro nos próximos meses, expandindo suas redes de concessionárias e apostando em crescimento exponencial nas vendas com modelos que estão para chegar.

A informação foi apurada pela coluna junto a grupos de concessionárias que participam da concorrência por nomeações das duas marcas.

Curiosamente, essas iniciativas ocorrem após tentativas frustradas de uma fusão global entre as duas empresas, destacando a importância do mercado brasileiro em suas estratégias individuais.

A Nissan enfrentou recentemente notícias negativas sobre sua saúde financeira global, incluindo relatos de uma crise que poderia afetar suas operações no Brasil. No entanto, a empresa reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro, mantendo investimentos de R$ 2,8 bilhões para renovar sua linha de produtos, com destaque para a nova geração do Kicks, que chega até junho.

O Kicks sempre foi um pilar no portfólio enxuto da Nissan no Brasil, representando 69% das 87,4 mil vendas da marca em 2024. A estratégia atual envolve a manutenção do modelo anterior, rebatizado de Kicks Play, como opção de entrada, enquanto uma nova geração, com dimensões ampliadas e recursos aprimorados, competirá em segmentos superiores, enfrentando modelos como Jeep Compass e Hyundai Creta.

O novo Kicks terá 4,37 metros (aumento de 6 cm) de comprimento; 1,80 metro de largura, 1,63 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos (aumento de 4 cm). Com essas medidas, fica maior do que concorrentes diretos como o Volkswagen T-Cross, que possui 4,19 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos, e o Hyundai Creta, com 4,30 metros de comprimento e 2,61 metros de entre-eixos.

Para o mercado brasileiro, deverá ser equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros, o mesmo utilizado no Renault Kardian, mas os números podem ser diferentes dependendo da configuração aplicada pela Nissan.

Este propulsor entrega até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, proporcionando um desempenho mais ágil e eficiente em comparação ao motor 1.6 aspirado da geração anterior. A transmissão será automatizada de dupla embreagem com seis marchas.

Honda: falta um SUV de acesso

Honda WR-V será o SUV de entrada da Honda
Honda WR-V será o SUV de entrada da Honda Imagem: Divulgação
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Os resultados da Honda foram parecidos em 2024. A marca teve 91,4 mil unidades vendidas, sendo 55% do HR-V, seu SUV compacto. O modelo é, de fato, um sucesso, mas a marca precisa de um veículo de entrada para crescer em participação de mercado. Isso porque o City, com opções hatch e sedã, não atende mais às preferências dos brasileiros.

Para suprir essa demanda, a Honda vai reintroduzir WR-V no mercado nacional. A nova geração será produzida na fábrica de Itirapina (SP) e tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2025. Com design renovado e dimensões que o posicionam entre os SUVs compactos, visa competir diretamente com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e os futuros Toyota Yaris Cross e Jeep Avenger.

O WR-V será equipado com o motor 1.5 aspirado de 126 cv, já utilizado no City e no HR-V. Em 2027, está prevista a introdução de uma versão híbrida flex, tornando-se o primeiro modelo da Honda produzido no Brasil com essa tecnologia.

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4 comentários

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Júlio Shiogi Honjo

"A Nissan enfrentou recentemente notícias negativas sobre sua saúde financeira global, incluindo relatos de uma crise que poderia afetar suas operações no Brasil." Consequência da retirada do CEO brasileiro do comando por meio de um factóide jurídico. 

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Flávio de Carvalho Lima

Apurações rasas e sem sentido. Novo Kicks já está em fase final de projeto para entrar em produção. Depois dele qual o próximo projeto? Aparentemente nenhum. Quanto à Honda, nenhum passo mais radical será dado. Não é este o modo de operar de uma empresa japonesa. Aqui no Brasil não é diferente. Sempre é um passo a passo seguro. 

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Performance Representacoes

Nissan só tem tartaruga com motor aspirado. A Honda também tem os preços nas nuvens em produtos que já foram de grande deseja há 20 anos atrás. Nessa era que estamos quem ainda vai comprar um carro com motor aspirado? A próxima a ser nocauteada será a Toyota que ainda não desenvolveu motores turbos. 

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