Paula Gama

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Contra-ataque japonês: como Honda e Nissan devem agitar mercado em 2025

Após ganharem a concorrência das marcas chinesas nos últimos anos, as montadoras japonesas se preparam para contra-atacar. Honda e Nissan estão implementando estratégias agressivas para ampliar sua participação no mercado brasileiro nos próximos meses, expandindo suas redes de concessionárias e apostando em crescimento exponencial nas vendas com modelos que estão para chegar.

A informação foi apurada pela coluna junto a grupos de concessionárias que participam da concorrência por nomeações das duas marcas.

Curiosamente, essas iniciativas ocorrem após tentativas frustradas de uma fusão global entre as duas empresas, destacando a importância do mercado brasileiro em suas estratégias individuais.

A Nissan enfrentou recentemente notícias negativas sobre sua saúde financeira global, incluindo relatos de uma crise que poderia afetar suas operações no Brasil. No entanto, a empresa reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro, mantendo investimentos de R$ 2,8 bilhões para renovar sua linha de produtos, com destaque para a nova geração do Kicks, que chega até junho.

O Kicks sempre foi um pilar no portfólio enxuto da Nissan no Brasil, representando 69% das 87,4 mil vendas da marca em 2024. A estratégia atual envolve a manutenção do modelo anterior, rebatizado de Kicks Play, como opção de entrada, enquanto uma nova geração, com dimensões ampliadas e recursos aprimorados, competirá em segmentos superiores, enfrentando modelos como Jeep Compass e Hyundai Creta.

O novo Kicks terá 4,37 metros (aumento de 6 cm) de comprimento; 1,80 metro de largura, 1,63 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos (aumento de 4 cm). Com essas medidas, fica maior do que concorrentes diretos como o Volkswagen T-Cross, que possui 4,19 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos, e o Hyundai Creta, com 4,30 metros de comprimento e 2,61 metros de entre-eixos.

Para o mercado brasileiro, deverá ser equipado com o motor 1.0 turbo de três cilindros, o mesmo utilizado no Renault Kardian, mas os números podem ser diferentes dependendo da configuração aplicada pela Nissan.

Este propulsor entrega até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, proporcionando um desempenho mais ágil e eficiente em comparação ao motor 1.6 aspirado da geração anterior. A transmissão será automatizada de dupla embreagem com seis marchas.

Honda: falta um SUV de acesso

Honda WR-V será o SUV de entrada da Honda
Honda WR-V será o SUV de entrada da Honda Imagem: Divulgação
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Os resultados da Honda foram parecidos em 2024. A marca teve 91,4 mil unidades vendidas, sendo 55% do HR-V, seu SUV compacto. O modelo é, de fato, um sucesso, mas a marca precisa de um veículo de entrada para crescer em participação de mercado. Isso porque o City, com opções hatch e sedã, não atende mais às preferências dos brasileiros.

Para suprir essa demanda, a Honda vai reintroduzir WR-V no mercado nacional. A nova geração será produzida na fábrica de Itirapina (SP) e tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2025. Com design renovado e dimensões que o posicionam entre os SUVs compactos, visa competir diretamente com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e os futuros Toyota Yaris Cross e Jeep Avenger.

O WR-V será equipado com o motor 1.5 aspirado de 126 cv, já utilizado no City e no HR-V. Em 2027, está prevista a introdução de uma versão híbrida flex, tornando-se o primeiro modelo da Honda produzido no Brasil com essa tecnologia.

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