HB20, T-Cross e Civic: veja carros se deram mal em vendas em janeiro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O mês de janeiro não trouxe grandes surpresas no ranking de vendas. O novato Chevrolet Onix Plus confirmou o segundo lugar que já havia registrado em dezembro. Porém, alguns carros importantes apresentaram queda em suas posições. Nesse grupo o principal exemplo é o Hyundai HB20.
Além dele, se deram mal no mês passado o Volkswagen T-Cross, o Honda Civic e o Renault Captur. Os dois primeiros tiveram queda leve, dependendo da base de comparação. Já o Captur perdeu diversas posições.
T-Cross é surpresa entre os cinco SUVs mais vendidos
Quando comparada com a do acumulado de 2019, a lista dos cinco SUVs mais vendidos em janeiro não tem grande surpresa. Ela traz os Jeep Renegade e Compass respectivamente na primeira e segunda colocações.
Houve uma inversão entre as posições de Creta e Kicks. O Nissan foi em janeiro o terceiro mais emplacado, uma posição à frente do Hyundai, que havia encerrado 2019 em vantagem ante esse concorrente.
O T-Cross obteve em janeiro a quinta posição, uma acima da registrada no encerramento do ano passado. Porém, o resultado do ano completo não reflete o desempenho do T-Cross nos últimos meses.
O SUV da Volkswagen, cujas vendas começaram em março de 2019, teve uma bela escalada no fim do ano. Tão intensa que, em novembro e dezembro, foi o carro mais emplacado do segmento.
O quinto lugar em janeiro, assim, é um banho de água fria no ritmo aquecido do T-Cross. Porém, com o início das vendas da versão para o público PCD, estima-se uma volta do carro a posições superiores nos próximos meses.
As encomendas para a versão PCD do T-Cross começaram no fim do ano passado. O início das entregas está previsto para as próximas semanas.
Hyundai HB20 não consegue se recuperar
Como já analisei em um post anterior, a chegada da versão renovada do HB20 não conseguiu dar fôlego às vendas do modelo. Na primeira quinzena, o antigo vice-líder chegou a aparecer na lista dos três mais emplacados, atrás apenas dos Chevrolet Onix e Onix Plus.
Porém, na segunda parte do mês, o carro, terceiro mais vendido em 2019, viu uma queda em seu ritmo de emplacamentos. Com isso, terminou janeiro apenas na quinta colocação do ranking. À frente do Hyundai apareceram o Ford Ka, terceiro colocado, e o Renault Kwid, quarto.
Mas há uma boa notícia para o HB20. A posição obtida em janeiro é melhor que a conquistada em dezembro de 2019, a sétima. Aquele foi o pior resultado mensal do hatch da Hyundai nos últimos anos.
Captur e Civic têm desempenho incomum
Entre os SUVs, um dos desempenhos mais apagados de janeiro foi o do Renault Captur. Oitavo SUV mais emplacado no ano de 2019, e nono colocado em dezembro, o carro amargou desta vez a 12ª posição.
Foi superado por C4 Cactus, Duster, WR-V e Tracker. A nota curiosa é que uma queda era mais aguardada para o "irmão" do Captur, o Duster. O carro está prestes a passar por uma grande renovação, que ocorrerá em março.
Em carros às vésperas de mudar, é comum notar uma redução no ritmo de vendas - seja por fim de estoques ou por cautela do consumidor, que prefere esperar a renovação antes de comprar.
Quanto ao Civic, o mês de janeiro marcou uma das raras vezes em que o modelo apareceu atrás do Cruze. O Chevrolet ficou com o segundo lugar no segmento de sedãs médios e o Honda, com o terceiro.
A liderança foi mantida pelo Toyota Corolla, modelo que mudou de geração no fim do ano passado.
Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.