Ferrari, Lamborghini e mais: por que Londres é a capital dos supercarros
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
LaFerrari e Lamborghini Urus estão entre os carros mais desejados do mundo. O primeiro é um modelo limitado, que vem despertando entusiasmo entre os fãs de automóveis nos últimos anos. O outro é o carro que promoveu um upgrade nas vendas mundiais da Lamborghini - inclusive no Brasil. Onde é mais provável encontrar esses dois supercarros juntos?
Mônaco? Esse seria seu primeiro palpite? Antes de apurar os dados que exponho aqui, era o meu. Afinal, difícil é ver uma foto do principado sem uma supermáquina ao fundo.
E que tal Dubai? O local é um verdadeiro hotspot para bilionários que amam carros. Mas, tenho uma notícia para você. Se sua aposta é um desses dois lugares, você errou. Feio!
Fiz a diversas pessoas a seguinte pergunta: "com qual local do mundo você associa os supercarros (Ferrari, Lamborghini, Porsche, etc)?" A resposta foi quase unânime: Mônaco. Alguns disseram Itália. Outros, Dubai. Houve até quem respondesse Áustria.
Nenhuma dessas associações está incorreta. Porém, a capital dos supercarros é outra: a boa e velha Londres. Ao menos, na rede social de fotos mais popular do mundo: o Instagram.
Após divulgação de uma pesquisa do site de experiências de luxo Acitivity Superstore, Londres passou a ser conhecida mundialmente como a capital dos supercarros. O estudo mostra que, de todas as fotos de superesportivos publicadas no Instagram, a maior parte é em Londres.
Na rede social, já foram publicadas cerca de 150 milhões de imagens de supercarros, de acordo com a pesquisa. Dessas, 6 milhões são em Londres. É um número que supera Monte Carlo, além de Los Angeles e Moscou - locais em que também se pode ver máquinas sobre rodas aos montes.
Supercarros não estão em todos os lugares de Londres
Estive em Londres nos últimos dias de agosto do ano passado, e fiquei impressionada com a diversidade e quantidade de supercarros nas ruas.
Porém, diferentemente do que ocorre em Mônaco, por exemplo, eles não estão por todas as partes.
Em locais como Southwark ou Notting Hill, é tão comum ver supercarros como em qualquer outra cidade cosmopolita europeia - a exemplo de Milão, na Itália, Los Angeles, nos EUA, ou Paris, na França. Mas a coisa muda completamente quando se percorre outras regiões.
A maior concentração de supercarros está em Knightsbrigde, a região "ostentação" de Londres. Por lá, há a loja de alto luxo Harrods, a rua Sloane (que concentra as marcas mais sofisticadas do mundo), e hotéis requintados como o Bulgari e o Mandarin Oriental Hyde Park.
Pesquisa aponta regiões preferidas dos supercarros
A pesquisa da Activity Superstore confirma que Knightsbrigde é mesmo a região preferida de quem circula com supercarros por Londres. Logo atrás, está a área que fica exatamente ao lado, Belgravia.
Em seguida, aparece a Park Lane, uma das avenidas que contornam o Hyde Park - e separa o principal parque da cidade do aristocrático bairro de Mayfair. Por ali, estão diversos hotéis, como o Dorchester, que o levantamento aponto como aquele que mais concentra supercarros em seu estacionamento.
Oriente Médio contribui para a diversidade de supercarros
Percorrendo Londres, vi diversas máquinas raras de se fotografar em qualquer lugar do mundo. Chama a atenção o número de automóveis com placas de países do Oriente Médio. Com a ajuda da operação brasileira da Visit Britain, organização que tem o objetivo de promover o turismo no Reino Unido, desvendei as razões desse cenário.
Londres é uma das principais capitais financeiras do mundo. Sendo assim, é extremamente cosmopolita em todas as esferas, e lar de endinheirados de todo o mundo - especialmente do Oriente Médio e outros países da Ásia.
Há ainda os turistas provenientes desses países. Em agosto, é comum recorrerem a Londres para fugir do calor de suas regiões nesta época - verão no hemisfério Norte.
Por isso, o mês de agosto é considerado a alta temporada dos supercarros em Londres. Se eles já são muitos, ganham ainda mais número nessa época.
Guerra aos supercarros
Tirar fotos e observar de perto os supercarros em Londres é uma atitude totalmente natural. Eles já são atrações turísticas na cidade - e até mesmo entre os londrinos.
Seus donos não se sentem incomodados. Na maioria dos casos, até parecem gostar da atenção e da contemplação a seus supercarros. Eles (os carros) merecem.
Uma nota curiosa: em 2015, conselhos regionais dos bairros de Kensington e Chelsea, outras regiões nobres de Londres, estudaram criar uma lei para proibir barulhos excessivos, como os dos superesportivos.
A iniciativa não foi para frente. Os supercarros continuam circulando por lá. E fazendo muito barulho. Inclusive, muitos dos moradores da região são proprietários dessas máquinas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.