Tracker e T-Cross são os SUVs mais econômicos do Brasil; veja ranking
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Tracker e T-Cross estão brigando não apenas pelo posto de SUV mais vendido do Brasil. Os dois também disputam a posição de carro mais econômico da categoria mais badalada do País.
Em vendas, o T-Cross tem folga ante o Tracker no acumulado de 2020. O VW somou até setembro 41.988 unidades emplacadas, ante as 29.603 do rival, que é apenas o quinto colocado. Porém, no resultado mensal, foi do Chevrolet a dianteira em setembro, resultado que o carro vem repetindo em outubro.
Já no ranking dos mais econômicos, o Tracker leva vantagem em todas as categorias. A vantagem, porém, é bem pequena ante o abismo nas vendas que, mesmo com bons resultados mês a mês, o Chevrolet dificilmente conseguirá descontar.
Em vez de formular o ranking por média de consumo, que acaba distorcendo um pouco os resultados, aqui separei os dados em quatro categorias: etanol na cidade, etanol na estrada, gasolina em ciclo urbano e gasolina em rodovias.
As versões mais econômicas são sempre as manuais. Porém, como a maioria dos clientes de SUVs prefere as automáticas, listei também quais são os mais econômicos quando equipados com esse tipo de ranking.
Os números são os divulgados no PBEV, do Inmetro, e também pelas montadoras dos SUVs (caso das marcas que não participam da lista do instituto). A disputa entre Tracker e T-Cross foi quebrada poucas vezes (por Nivus, Kicks, EcoSport e WR-V).
Etanol na cidade
O Tracker 1.0 manual faz 9 km/l na cidade. O segundo lugar é do EcoSport 1.5 manual, com 8,6 km/l. Com o mesmo tipo de câmbio, o T-Cross 1.0 ocupa a terceira colocação, com 8,5 km/l.
Já quando se consideram apenas os carros automáticos, preferidos dos clientes da categoria, o Tracker 1.0 faz 8,2 km/l, ante os 8,1 km/l do WR-V. Empatam em terceiro lugar, com 7,7 km/l, T-Cross 1.4, Kicks, HR-V, Nivus e Tracker 1.2.
Etanol na estrada
Nessa situação, oi Tracker manual faz 13 km/l. Aqui, o segundo colocado segundo colocado também é o T-Cross manual, com 12,2 km/l, ante os 11,7 km/l do WR-V, que só tem câmbio automático.
Considerando apenas as versões que dispensam o pedal de embreagem, o primeiro lugar também é do Tracker 1.0 (11,9 km/l), mas a vice-liderança passa a ser ocupada pelo WR-V (11,7 km/l) e o terceiro lugar, pelo Kicks (11,4 km/l).
Gasolina em ciclo urbano
O Tracker manual faz 10,4 km/l, número próximo ao do vice-líder, o T-Cross manual, que marca 10,1 km/l. O Nivus, com 9,4 km/l, é o dono da terceira posição.
Entre os automáticos, a ordem é a mesma, mas o consumo do Tracker 1.0 é de 9,6 km/l e o do T-Cross, de 9,5 km/l. O Nivus, que só tem versões automáticas, aparece no terceiro lugar com os mesmos 9,4 km/l.
Gasolina em ciclo rodoviário
Na estrada, a versão manual do Tracker faz 14,8 km/l e a do T-Cross, 14,5 km/l. Aqui, o Nivus mais uma vez ocupa o terceiro lugar, com 13,2. Entre as versões automáticas, o ranking também é o mesmo, mas com o Chevrolet 1.0 marcando 13,7 km/l e o T-Cross 1.0, 13,5 km/l.
Em breve, divulgarei aqui também o ranking dos SUVs com o maior consumo de combustível.
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