Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Teste do porta-malas: comparamos os principais SUVs médios; veja o melhor
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Um dos pontos mais importantes na escolha de um SUV médio é o porta-malas. De que vale um utilitário-esportivo maior se ele tem capacidade de levar a mesma bagagem que um compacto? Melhor economizar e comprar um modelo melhor.
As fichas técnicas são um bom começo para se começar a entender os porta-malas dos SUVs médios. Mas nem sempre é só o volume que importa. Há fatores como versatilidade, facilidade de acomodação, nível de dificuldade para remover a tampa superior, vincos de caixas de rodas invadindo o compartimento, entre outros.
Eu testei os porta-malas de seis dos principais SUVs médios à venda no Brasil para criar um ranking em ordem decrescente, do pior ao melhor. Usei sempre a mesma bagagem em todos eles: uma média de 23 litros dura, outra com os mesmos 23 l, mas de tecido e mais baixa, uma pequena, com 15 litros, uma mochila com 15 l e outra com 5 l.
Entre os critérios de avaliação, além dos já citados, considerei a capacidade do porta-malas de ser estendido, conforme demanda, e diferentes posições de acomodação. Toda a bagagem coube em cinco dos seis modelos.
Porém, em alguns sobrou mais espaço. Em outros, a capacidade ficou no limite. Os modelos escolhidos para o teste foram Chevrolet Equinox, Ford Territory, Jeep Compass e Volkwagen Taos, com cinco lugares, e Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan, com sete. Veja o resultado.
6º lugar - Ford Territory - 348 litros
O menor volume entre os testados acabou se mostrando um problema para o Ford Territory. Ele foi o único que não acomodou toda a bagagem. Ao tentar colocar a mochila de 15 litros, a tampa do porta-malas não fechou.
A capacidade do compartimento do Territory é inferior a de diversos modelos compactos. Ele compensa isso, ao menos, com bom espaço interno.
5º lugar - Jeep Compass - 410 litros
Porta-malas nunca foi o forte do SUV médio mais vendido do Brasil, detentor de 70% do segmento. A má notícia é que isso não mudará na linha 2022, que trará diversas atualizações e chegará em maio.
Consegui acomodar toda a bagagem no limite. E, ao retirar a tampa superior, de nada adiantou. Eu mudei a posição de acomodação das malas, mas o compartimento não fechou.
Vale destacar que a tampa superior, aquela que separa o porta-malas do restante da cabine, é bem difícil de retirar, além de mal acabada. Mas o Jeep Compass não é líder à toa. Tem outros méritos, a começar pela excelente dirigibilidade.
4º lugar - Chevrolet Equinox - 468 litros
À primeira vista, o porta-malas do Equinox desaponta bastante. Consegui colocar a mesma quantide de bagagem do Compass. Mas há alguns truques.
O banco traseiro pode ficar um pouco mais vertical. E, ao se retirar a tampa superior, bastante prática, e mudar a posição das malas, a facilidade de acomodação é bem maior.
A abertura da tampa externa do carro na versão 1.5 Premier, agora única disponível no Brasil, é elétrica. Tem ajuste de altura, mas limitado (em três quartos).
3º lugar - Volkswagen Taos - 498 litros
O Volkswagen Taos chega em maio trazendo um dos melhores porta-malas da categoria. Os quase 500 litros são bem aproveitados. Consegui colocar todas as malas com facilidade e em diversas posições.
E ainda sobrou bastante espaço. Tanto que acomodei no compartimento até uma bicicleta média e dobrável.
2º lugar - Caoa Chery Tiggo 8 - 889 litros
Apesar da imensa capacidade declarada pela fabricante, ele não venceu. Evidentemente coube tudo no compartimento, e ainda sobrou tanto espaço que dava para colocar mais duas malas pequenas, ou trocar as duas médias por duas grandes (32 litros).
O carro é um sete lugares. Com os dois assentos da terceira fileira em uso, consegui acomodar a mala média de tecido, mais flexível que a dura, e a mochila de 5 litros.
1º lugar - Volkswagen Tiguan - 686 litros
Com apenas cinco lugares, o compartimento é bem semelhante ao do Tiggo 8. Mas a coisa muda quanto os sete assentos do carro estão em uso.
Nessa configuração, consegui colocar a mala média dura e a pequena. Isso garantiu a vitória do Tiguan neste comparativo.
Tanto Tiguan quanto Tiggo 8 têm abertura elétrica do porta-malas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.