Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Aston Martin DBX: conheça o SUV que pode passar dos R$ 2 milhões no Brasil
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O Lamborghini Urus ganhará um rival em breve no mercado nacional. Ao menos, quando o assunto é preço. Para brigar com o SUV da marca italiana, hoje a quase R$ 3 milhões no Brasil, chegará no segundo semestre o DBX, que será carro-chefe da Aston Martin no País.
A marca retorna ao Brasil com toda a sua linha. Por aqui, será representada pela UK Motors, empresa criada pelo mesmo grupo que traz os carros de outra inglesa, a McLaren. Em sua primeira investida no mercado nacional, na década passada, foi representada pelo empresário Sergio Habib, atualmente no comando da JAC Motors.
O DBX tem preço sugerido de 220 mil euros no mercado europeu. Em uma conversão direta, esse valor representa R$ 1,5 milhão. Com o imposto de importação, vai aos R$ 2 milhões, mas há ainda outras taxas no País, que vão elevar o valor ainda mais.
Mas quem é esse tal de DBX? Como toda marca especializada em esportivos, a Aston Martin também teve de lançar seu SUV para sobreviver. Seguiu os passos de montadoras como Porsche e Lamborghini. E até a Ferrari vai entrar na onda. Seu utilitário-esportivo Purosangue pode ser apresentado no final deste ano.
DBX em detalhes
O DBX não é tão potente quanto o Lambo. Entrega 550 cv. O torque é bem alto. São mais de 70 quilos. Essa força toda tá disponível entre 2.200 e 5.000 rpm.
O motor, um 4.0 V8 biturbo, é Mercedes. A marca alemã tem parceria com a Aston Martin, inclusive na Fórmula 1. Os motores da equipe do Sebastian Vettel são fornecidos pela montadora.
O 0 a 100 quilometros por hora é baixíssimo para um SUV: 4,5 segundos. E a velocidade máxima? 291 km/h. O câmbio automático tem nove marchas e tração é 4x4 com distribuição bem equilibrada: 53% na frente e 47% atrás.
Os carros da Aston Martin se destacam pela bela estética, e o DBX não foge a essa regra. Na dianteira, pelo menos. Há a grade imensa, típica da montadora, as entradas de ar sobre o capô, além dos faróis em formato de gota.
As belas rodas têm 22 polegadas e as portas não têm molduras nos vidros. A silhueta é de SUV cupê, como o Urus. Quanto às dimensões, o modelo é bem grande: tem 5,04 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos. O porta-malas entrega capacidade de 632 litros.
Já a traseira, com vincos e apêndices aerodinâmicas, tem a aparência um tanto controversa.
Interior do DBX
O interior do DBX não fica devendo em nada ao dos carros da Bentley, que se destaca pelo capricho no interior. Ele usa materiais feitos à mão. Tem muita madeira, Alcântara e uma boa quantidade de couro, além de vários detalhes cromados.
A tela multimídia tem 10,2" polegadas e muita conectividade, mas não é sensível ao toque. Os comandos são todos por botões físicos.
Entre as tecnologias, chama a atenção a suspensão adaptativa com cinco modos de altura. Originalmente, a altura livre do solo é de 19 centímetros, mas ela pode ser elevada em até 4,5 cm, para quem tem coragem de encarar trechos off-road com esse Aston.
Outros Aston Martin no Brasil
Além do DBX, a marca terá as linhas Vantage, DBS Supperlegera e DB11. Entre várias versões de carroceria, serão oito modelos, alguns à venda só por encomenda.
Outros já estarão a pronta entrega na loja que a Aston Martin vai abrir no bairro do Itaim, na zona sul de São Paulo.
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