Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
No embalo da concorrência, icônica Ford F-150 está confirmada para o Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando foi lançada, no final do ano passado, a Ram 1500 surpreendeu na pré-venda. Em 18 horas, foram vendidas, por R$ 420 mil, todas as 100 unidades do primeiro lote. Agora, será a vez de uma das picapes mais emblemáticas do mundo vir em busca dos clientes desse segmento: a Ford F-150.
O modelo já andou por aqui. Na versão Raptor, esteve no último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. Depois, houve ações de test-drives e clínicas para estudar a viabilidade de trazer o modelo ao Brasil.
Mas os tempos eram diferentes para a Ford à época. A marca era fabricante e concentrava suas vendas nos segmentos de entrada, representada nessas categorias pela gama Ka. Agora, a montadora deixou de produzir carros no Brasil e concentra sua ofensiva em modelos importados, de maior valor agregado.
Apenas este ano, já confirmou a chegada do Mustang Mach 1 (R$ 499 mil) e do Bronco Sport, que será revelado em 20 de maio e tem preço estimado em torno de R$ 250 mil. E, de acordo com fontes, a F-150 também está confirmada. A nova geração do modelo foi mostrada nos Estados Unidos em 2020 e já está na Argentina em versão Lariat Luxury, com motor 5.0 V8 de 400 cv e 55,2 mkgf. Por lá, o preço é de US$ 70 mil (equivalente a cerca de R$ 375 mil).
É uma configuração semelhante à Ram 1500 vendida no Brasil. A Rebel tem exatos 400 cv e torque de 56,7 mkgf. Porém, uma outra versão é esperado para o mercado nacional até o final de 2021: a Raptor.
F-150 Raptor
A versão Raptor da Ford F-150 não é a mesma que esteve no último Salão de São Paulo. Em fevereiro deste ano, foi mostrada sua nova geração, seguindo as mudanças das demais configurações.
O modelo tem motor 3.5 V6 mais potente que o V8: 456 cv e torque de mais de 70 mkgf. O câmbio é o mesmo automático de dez marchas do Mustang. Se a Raptor vier, ficará em vantagem em relação à Ram nos números.
Está prevista nesta nova geração uma versão Raptor R, esta com um V8 de nada menos do que 760 cv. Porém, a apresentação oficial dessa configuração só será revelada nos Estados Unidos em 2022. Ela concorrerá com a 1500 TRX, que pelo menos por enquanto não é vendida no Brasil.
Nova geração e outros Ford
A nova geração da Ford F-150 recebeu também uma versão híbrida, com potência total de 436 cv. Quanto às dimensões, o modelo tem cerca de 5,90 metros de comprimento. É um pouco menor que a Ram 1500, que tem 5,93 m.
O tanque de combustível do modelo, na versão Raptor, é de 135 litros. Isso, de acordo com informações da Ford, garante autonomia de 800 quilômetros.
Além da F-150, outros dois Ford estão a caminho do Brasil entre 2021 e 2022. Um deles é o primeiro carro elétrico da marca, o SUV Mustang Mach e. Outro é o jipão Bronco, maior e com mais capacidade off-road que o Bronco Sport.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.