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ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Análise: Ford Bronco Sport está mais para Compass ou Discovery Sport?

Ford Bronco Sport Wildtrak - Divulgação
Ford Bronco Sport Wildtrak Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

20/05/2021 17h33Atualizada em 21/05/2021 13h36

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R$ 256.900: este é o preço do Bronco Sport, primeiro modelo da ofensiva da Ford nesta nova fase, agora como importadora. Com a tabela revelada, fica a dúvida: o SUV concorre com quem? Durante a apresentação do produto, a marca bateu na tecla de comparação com um carro: Land Rover Discovery Sport. A ideia é de que o novo produto seja entendido como rival de SUVs de marcas premium.

Mas não dá para deixar de compará-lo com o Compass. O modelo da Jeep é, de fato, bem mais barato, partindo da casa dos R$ 140 mil. Para concorrer com ele, a Ford tem o Territory. Isso, no entanto, quando consideramos as versões 1.3 turbo flexíveis.

No caso do topo de linha Compass Trailhawk, a diesel, as semelhanças com o Bronco Sport são muitas. O preço? O modelo da Jeep custa menos (veja detalhes abaixo). Mas a diferença, nesse segmento, pode fazer do Trailhawk um concorrente do Ford.

Mas, afinal, o Bronco Sport está mais para Discovery Sport ou Compass? Abaixo, analiso as semelhanças e diferenças do novo Ford em relação aos dois modelos.

Bronco Sport x Discovery Sport

É boa a estratégia da Ford de mirar nos clientes que desejam ter um Discovery Sport. Afinal, o apelo do Bronco Sport é aventureiro, seja pelo visual ou pelas tecnologias que oferece. Há, de fato, uma boa aptidão off-road, e a Land Rover é referência nesse parâmetro no segmento de luxo - fora dele, é a Jeep.

Um dos destaques do Bronco Sport é o sistema GOAT, sigla em inglês que em tradução livre para o português significa "vai a todos os terrenos". É uma tecnologia que adapta parâmetros como ações do acelerador, câmbio e sistema de tração a diversas condições de piso.

Bronco Sport traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Há modos para estrada, lama, rochas e piso molhado, entre outros. Tecnologia bem semelhante ao Terrain Response, da Land Rover, que o Discovery Sport tem. O Bronco Sport, então, poderia ser aquele carro para quem quer o Land Rover, mas precisa pagar menos.

O problema do Ford é o preço do Discovery Sport, que parte de R$ 284.950 (chegando a R$ 327.950 na versão flexível de topo). Nesse segmento, a diferença de menos de R$ 30 mil não é tão relevante para quem realmente deseja ter um Land Rover.

Mas há algo mais: o Land Rover é um carro de 4,59 metros de comprimento (20 cm a mais que o Ford) e bom espaço interno. Fora isso, tem opção de sete lugares, uma característica cada vez mais requisitada pelas famílias.

E, mesmo sendo um Land Rover com tração 4x4 por demanda (como o Bronco), o Discovery Sport é um carro voltado a um público que passa a maior parte do tempo na cidade e em estradas asfaltadas. Ninguém o compra pensando no off-road. E quem o faz, está comprando errado. Na linha da marca britânica, essa missão é do Defender.

A Ford posiciona o Bronco Sport como um carro para quem tem uma vida urbana, mas é fã de escapadas aventureiras. É uma turma do glampling, campings com infraestrutura de luxo. Jamais alguém que vá recorrer à vida na natureza sem conforto nenhum.

Esse é o público que quer um Defender. Quem quer um Discovery Sport, mas não pode comprar, provavelmente vai recorrer a um Volkswagen Tiguan R-Line, com características semelhantes e por R$ 50 mil a menos. Isso em uma análise racional. Ou até a um Caoa Chery Tiggo 8, para economizar R$ 100 mil (mas abrir mão da tração 4x4).

Bronco Sport x Compass

Quem quer um Compass com aptidão off-road vai no Trailhawk. O carro custa R$ 224.304 no Estado de São Paulo e R$ 216.990 nos demais. É o mesmo preço do Limited, que tem um estilo mais urbano.

Por isso, o Trailhawk, com seu jeitão parrudo, seus pneus de uso misto e seus ganchos para ser retirado ou retirar outro veículo de uma situação complicada (algo que o Bronco também tem), é focado em quem ama uma aventura na terra. Exatamente o mesmo público do modelo da Ford.

Fora isso, os dois são semelhantes em comprimento, espaço interno e porta-malas. Então, por que você deveria pagar R$ 30 mil ou R$ 40 mil a mais no carro da Ford, dependendo do Estado em que reside? O Bronco Sport anda mais. Bem mais. Para aquela combinação de vida off-road com asfalto e cidade, ele vai dar mais prazer, até por ser superior em dirigibilidade.

Tem também mais tecnologias de assistência. O Jeep ganhou muita coisa nesta nova geração mas, além de controlador de velocidade adaptativo e frenagem autônoma de emergência, o Bronco Sport tem até um sistema que ajuda o motorista a mudar de faixa caso perceba uma colisão à frente.

Por outro lado, tem falhas como a ausência de sensor de estacionamento dianteiro. Mas o Bronco é um ícone do off-road nos EUA, embora nunca tenha vindo ao Brasil antes desta nova geração. Algo como Wrangler e Defender no mundo.

O problema do Ford é que a Jeep é um ícone mundial do off-road. E o Compass é um Jeep. Como será que fica isso no imaginário popular, especialmente no Brasil? Afinal, Jeep é jipe para a maioria das pessoas.

Outra vantagem do Compass é o motor a diesel. Ele é 70 cv mais fraco que o do Bronco. O Jeep não anda tão bem, embora tenha também um desempenho muito legal. Porém, oferece uma autonomia bem mais alta e gera menos gastos com reabastecimento que o Bronco Sport.

Veredito

Em minha opinião, o Bronco Sport é muito mais Compass que Discovery Sport. Não qualquer Compass: o Trailhawk. O Ford é mais caro mas, além de andar mais, tem uma coisa simples que é simpática: a possibilidade de transformar o porta-malas em um local de refeição, com direito a abridor de garrafas.

Isso é tão tipicamente americano! E o berço do off-road é os EUA, com trilhas emblemáticas na Califórnia, em Utah, etc. Essa funcionalidade é muito apreciada pelo público que curte o fora de estrada em território americano.

Embora eu tenha encontrado algumas falhas no Bronco, achei o modelo bem simpático, com visual que remete a antigos jipes (bem retrô) e um ótimo desempenho. Deve sim atrair alguns clientes do Compass Trailhawk, mas a missão será complicada, já que o Jeep é um carro muito admirado no Brasil.

Também terá apelo com quem é fã de SUVs de marcas como Mitsubishi e Suzuki. Mas Discovery Sport? Eu acho que não. A conferir.