Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Jeep Compass 2022: pontos positivos e negativos do renovado líder de vendas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Corolla Cross foi lançado há dois meses e obteve, no mês passado, mais de 2 mil emplacamentos. É a primeira vez desde o lançamento do Jeep Compass, em 2016, que um concorrente se aproxima tanto em vendas do líder dos SUVs médios - que somou pouco mais de 3 mil unidades comercializadas.
E em junho, chega mais um rival que promete dar trabalho ao modelo da Jeep: o Volkswagen Taos. De olho nesse cenário, o Compass não se acomodou e, antes do lançamento do VW, tomou um bom banho de loja para resolver suas maiores falhas.
A principal foi a troca do motor 2.0 flexível aspirado pelo 1.3 turbo, o que conseguiu eliminar os dois principais problemas que o carro tinha: alto consumo e baixa agilidade. Mas será que o Compass é agora é o SUV perfeito?
Ele ainda tem algumas falhas mas, no geral, as mudanças deixaram claro que Taos e Corolla Cross vão ter muito trabalho para enfrentar o líder. Aqui, listo os pontos positivos e negativos do novo Jeep Compass 2022 1.3 flex, que tem preços entre R$ 139.990 e R$ 194.244.
Pontos negativos
Vou começar pelas coisas que não são tão legais, pois a lista é pequena. Um problema que o Compass 2022 manteve foi a tampa interna de cobertura do porta-malas. É mal acabada e difícil de tirar e colocar. No processo, já cheguei até a machucar a mão.
Outro ponto negativo comum a todas as versões é o botão de ajuste dos apoios de cabeça dianteiros, pouco práticos. Atrás, há apenas uma entrada USB. O ideal seria o carro oferecer pelo menos duas. Ao menos, há uma entrada de 12V para recarga de aparelhos eletrônicos.
As demais falhas são específicas da série especial 80 Anos, que avaliei. Ela tem preço de R$ 162.990 em quase todo o País. No Estado de São Paulo, sai por R$ 168.412. Em ambos os casos, são cerca de R$ 8 mil a mais que a versão em que é baseada, Longitude.
Com toda essa diferença, alguns itens fazem falta. Os ajustes para o banco do motorista são manuais. Por esse preço, merecia um automático. Além disso, não há assistências como leitor de faixas, controlador de velocidade adaptativa e sensor de ponto cego.
O Taos Comfortline pode receber um pacote opcional que eleve seu preço a cerca de R$ 160 mil e traz essas tecnologias de segurança. Mas o carro da Volkswagen não tem teto solar panorâmico, que o Jeep oferece na série 80 anos - mas por mais de R$ 9 mil. No VW, o equipamento é opcional apenas no topo de linha Highline.
Pontos positivos
Com o novo motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,6 mkgf, o consumo do Compass melhorou 26% na cidade e 56% na estrada, com etanol. O antigo 2.0 fazia do Jeep um dos carros quatro-cilindros com o maior consumo de combustível do Brasil.
Agora, na cidade, consegui a marca de 7,5 km/l de etanol. Na estrada, fiz até 11,7 km/l do mesmo combustível. Além disso, com 20 cv e 7,6 mkgf extras, o carro agora anda muito bem, especialmente nas retomadas de velocidade (para ultrapassagens e subidas, entre outras situações), que são muito eficientes.
O espaço interno, embora seja inferior ao do Taos, não deixa a desejar. Atrás, pessoas altas ficam bem acomodadas tanto em relação às pernas quanto à cabeça. O problemático porta-malas melhorou.
Antes, tinha 410 litros. Agora, a Jeep conseguiu deixá-lo mais fundo e a capacidade aumentou para 476 litros. Consegui acomodar as mesmas malas que já tinha colocado no compartimento do antigo Compass 2021 com menos dificuldades, e ainda sobrou bastante espaço.
A dirigibilidade, que sempre foi um ponto alto do Compass, merece destaque. É uma das melhores da categoria de SUVs médios. O carro também agora traz carregador de smartphones sem fio (por indução).
Além disso, na dianteira há duas entradas USB, uma do tipo A (compatível com maior número de aparelhos) e outra do tipo C (mais rápida). A central multimídia tem tela de 10", boa usabilidade, wi-fi a bordo e navegador GPS com mapa que pode ser ampliado como em smartphones. Além disso, é possível personalizar as telas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.