Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Jeep Compass x Volkswagen Taos: qual é a melhor opção entre os SUVs médios?
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Há alguns meses, antes das mudanças aplicadas no líder dos SUVs médios, o Jeep Compass, eu contei aqui na coluna que, mesmo sem ter sido lançado, o Volkswagen Taos já era uma opção melhor que o veterano. Mas algo mudou desde então.
Na linha 2022, o Jeep Compass resolveu muitos de seus problemas, inclusive os dois principais: desempenho e consumo da versão flexível. É que o carro agora vem com motor 1.3 turbo de 185 cv, substituto do gastão e não muito empolgante 2.0 aspirado de 166 cv.
E aí, o Taos ainda é melhor que o Compass? A disputa agora ficou bem parelha, com cada um dos modelos se destacando em um aspecto. Em meu perfil do Instagram, uma das perguntas mais constantes é: qual dos dois comprar?
Com modelos tão parelhos, a resposta é uma só: aquele que for mais adequado ao seu estilo de vida. Alguns consumidores valorizam espaço e porta-malas. Outros, bom desempenho. E por aí vai.
Por isso, aqui eu faço uma análise sobre os aspectos mais importantes do Volkswagen Taos e do Compass 1.3 flex (as versões a diesel não estão na jogada). Cada um se destaca em uma aptidão, e alguns pontos são tão parelhos que estão empatados.
Com essa análise, você poderá decidir sua compra considerando qual é melhor nos aspectos que são mais adequados a seu perfil.
Espaço e porta-malas
E não é que o porta-malas do Compass ficou um pouquinho melhor do que antes? O compartimento está mais profundo e acomoda agora mais bagagem que até a linha 2021. De acordo com a Jeep, são 476 litros.
Esse número parece um tanto exagerado diante da capacidade real. Melhorou, mas nem tanto. Fora isso, o Compass tem uma defasada tampa de cobertura do compartimento, mal acabada e difícil de tirar. Nesse aspecto, o Taos é um pouco melhor.
Mas o Volkswagen sobressai mesmo é na capacidade do porta-malas, de 498 litros e que honram o número. Cabe bem mais bagagem no compartimento do Taos que no do Compass.
Quanto ao espaço interno, são 5 cm de diferença a favor no Taos na distância entre os eixos, mas a acomodação dos passageiros no banco de trás do Compass não é tão inferior.
Veredito: Taos
Conectividade
Esta foi uma das decisões mais difíceis. A central multimídia do Taos é espetacular. O sistema VW Play é repleto de aplicativos que facilitam bastante o dia a dia de quem vai a bordo. Há Waze nativo, Estapar, iFood e até áudio books, para escutar durante uma longa viagem, por exemplo.
Além disso, o sistema é rápido e fácil de usar. No caso do Compass, a nova central multimídia também impressiona. É um pouco mais lenta que a da VW para executar as funções, e não tem esse diferencial dos aplicativos.
Porém, oferece mais opções de personalização e um mapa nativo muito útil, com função de pinça. Um diferencial é ter internet a bordo gratuita no primeiro ano. Além disso, o carro pode se transformar em um hotspot para conexão de aparelhos de motorista e passageiros.
Para isso, é preciso pagar um plano, no entanto. No caso do Taos, a internet a bordo tem de usar o roteador wi-fi do smartphone.
Mas a vitória do Compass acabou sendo definida por dois outros fatores. O carro conecta-se a um aplicativo instalado no smartphone que mostra e comanda várias funções. Remotamente, dá para ligar e desligar o carro, acionar o ar-condicionado, checar autonomia e até ver em que local o SUV está.
Além disso, o Compass tem entradas USB dos tipos A e C. No Taos, há apenas do tipo C, que é mais rápida, mas compatível, sem adaptadores, com menos smartphones. Ambos trazem carregador de celular por indução.
Veredito: Compass
Tecnologia
O sistema iQ Light do Taos era algo inédito no segmento até a chegada do novo Peugeot 3008, neste mês. Só que o modelo francês parte de R$ 230 mil, enquanto o VW começa em R$ 154.990 (R$ 181.790 na versão com a tecnologia).
Fora isso, o Taos tem ACC com função stop, assistência ao estacionamento e até alerta de colisão cruzada. Essa tecnologia funciona em saídas de vagas de estacionamento, quando detecta que um carro está vindo rumo ao impacto na direção perpendicular.
O modelo da Volkswagen traz ainda pacote de iluminação interna personalizável. O Compass tem sistemas como ACC e leitor de faixas (que o Taos não traz), mas só a partir da versão Limited (R$ 176.990).
No VW, os pacotes de segurança já estão disponíveis como opcionais desde a versão de entrada, que vai a cerca de R$ 160 mil com o kit.
Veredito: Taos
Desempenho
Outra decisão difícil. Quando se analisa os números divulgados pelas montadoras, o Taos parece ser mais rápido. Um pouquinho mais rápido. Com 150 cv e 25,5 mkgf de torque entregues pelo motor 1.4 turbo, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima, conforme a fabricante.
No caso do Compass, o 1.3 turbo tem 185 cv e 27,5 mkgf. O 0 a 100 km/h, de acordo com dados da marca, é em 9,4 segundos, e a velocidade máxima atinge 194 km/h.
Fato: velocidade máxima e 0 a 100 km/h são padrões que podem até servir como ponto de orientação, mas fazem pouca diferença no dia a dia. O que importa mesmo é retomada. É essa capacidade que orienta o bom desempenho em ultrapassagens e subidas, entre outras situações.
Mesmo sendo 159 kg mais pesado, o Compass se apoia em potência e torque superiores para se mostrar mais ágil que o Taos em retomadas.
Veredito: Compass
Consumo
O consumo de combustível do Compass melhorou consideravelmente com a substituição do 2.0 aspirado pelo 1.3 turbo. Na estrada, com etanol, cheguei a mais de 10 km/l, número bem melhor que o divulgado pela marca.
Porém, como ainda não tive a oportunidade de fazer o teste de consumo na mesma situação com o Taos, aqui o que vale são os números divulgados pelas fabricantes e publicados no ranking de eficiência do Inmetro.
Na cidade, são bem semelhantes. O Taos faz 7 km/l com etanol e 10,2 km/l com gasolina, ante os 7,2 km/l e 10,2 km/l, respectivamente, do Compass. Mas, na estrada, o SUV da VW sobressai.
Nesse caso, são 9 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina para o Taos, ante os respectivos 8,3 km/l e 11,7 km/l do Jeep.
Veredito: Taos
Preço
O Compass tem mais versões e acaba partindo de um preço inicial melhor. São R$ 143.490 pela Sport. A Longitude parte de R$ 158.990, valor superior ao de sua equivalente no VW, a Comfortline.
O problema é que vem sem sistemas como carregador de celular por indução e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, de série no Taos. Para tê-los, paga-se R$ 8 mil, valor do pacote "80 anos" - que inclui outros equipamentos.
Fora isso, o Taos Comfortline pode receber itens de segurança como o ACC (por cerca de R$ 5 mil), e o Compass Longitude não. Opcionalmente, por R$ 8.900, essa opção do Jeep tem teto solar. No VW, esse item só pode ser colocado na Highline.
Ainda assim, no comparativo de preços entre Comfortline e Longitude, o Taos leva a melhor, embora o Jeep sobressaia por ter opção mais em conta. As configurações de topo vão definir o desempate.
O Taos Highline custa R$ 181.790 e o Compass Limited, por R$ 176.990. Porém, para receber um pacote de itens de segurança que o equipara ao VW, o Jeep vai a R$ 186.990. Entre os destaques estão ACC, detector de fadiga e porta-malas com abertura elétrica (que o Taos não tem).
O Compass Série S já vem com tudo isso, mas custa R$ 198.990. Teto solar é opcional para ambos, mais sai a R$ 5.520 no Taos Highline e a R$ 8.900 no Compass Limited.
Preço é um fator bem subjetivo, mas um carro, aqui, acabou mostrando ter melhor relação preço-equipamentos que o outro. Por isso...
Veredito: Taos
Conforto
Os dois carros têm dirigibilidade muito acima do padrão do segmento. São firmes, com inclinação de carroceria nula e excelentes respostas de direção.
Taos e Compass têm suspensões independentes muito eficientes nas quatro rodas. Ambos absorvem bem os impactos com pisos imperfeitos e promovem muito conforto para motorista e passageiros.
Veredito: Empate
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