Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Velozes e furiosos: veja os cinco SUVs mais rápidos e potentes do Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Há uma coisa muito impressionante sobre o Porsche Cayenne Turbo S e-Hybrid. Mesmo com um motor elétrico que eleva bastante seu peso, ele consegue se enquadrar na lista dos SUVs mais rápidos do Brasil tanto em 0 a 100 km/h quanto em velocidade máxima. Isso com potência bem semelhante, embora um pouco maior, à dos outros dois utilitários-esportivos dessa lista.
A palavra esportivo da sigla SUV (Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esporte, em tradução livre) nunca fez tanto sentido quanto nos tempos atuais. Quando esse tipo de modelo surgiu, o "sport" do nome não era relacionada a acelerações brutais ou desempenho firme em curvas, e sim a uma pegada mais aventureira, voltada ao off-road.
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Porém, a medida que os SUVs foram ganhando apelo junto ao público, e espaço nas linhas de marcas de luxo e especializadas em carros esportivos, o termo "sport" mudou de conotação nessa sigla. Marcas como Porsche, Lamborghini, Mercedes-Benz, Maserati, Aud e BMW conseguiram transformar esses carros grandalhões em devoradores de asfalto e, muitas vezes, de pistas fechadas.
A tração 4x4, nos modelos dessas marcas está muito mais relacionada ao desempenho na estrada pavimentada e nos circuitos de corrida do que à aptidão off-road. Aptidão esta que, para falar a verdade, esses carros não têm.
Mesmo com a tração integral, a maioria tem baixos vão livre do solo e ângulos de entrada e saída para enfrentar pisos muitos arredios. Além disso, não usam pneus off-road, ou mesmo os mistos. Em SUVs esportivos, o foco é na velocidade no asfalto e no desempenho em curvas.
Para chegar ao grupo dos SUVs mais potentes e rápidos do Brasil, considerei aqueles que oferecem de 600 cv em diante e aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Os finalistas são cinco modelos.
Os mais potentes do Brasil
O SUV mais potente do Brasil é o Porsche Cayenne Turbo S e-Hybrid. Ele entrega nada menos do que 680 cv, 30 cv a mais que o Lamborghini Urus, segundo colocado. Porém, na hora de comparar o peso dos dois modelos, são 2.200 kg para o da marca italiana.
O alemão tem 290 kg a mais por causa de seu motor elétrico, combinado ao 4.0 V8 a gasolina. Porém, é ele justamente o responsável tanto pela potência extra quanto pelo torque total de nada menos que 91,8 mkgf.
Com isso, o Cayenne acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, apenas 2 décimos de segundo a mais que o Urus. São números que os colocam praticamente no mesmo nível de desempenho, sem diferenças sensíveis em condições normais de uso, como em uma subida de serra ou uma ultrapassagem.
O Cayenne Turbo S, que testei recentemente na versão Coupé, compensa seu alto peso com um torque colossal, e tem saídas de curvas ágeis e firmes, que lembram as de um modelo bem mais baixo - ainda mais nessa configuração de carroceria, com coluna C inclinada que reduz o centro de gravidade.
Vale destacar que Urus e Cayenne Turbo S híbrido compartilham o mesmo câmbio automático de oito velocidades. As duas marcas, Lamborghini e Porsche, integram o Grupo Volkswagen.
No quesito potência, o terceiro lugar da lista é do BMW X6 M Competition, que entrega 625 cv. O Mercedes-AMG GLE S, com 612 cv, fica com o quarto lugar. Quando o assunto é aceleração de 0 a 100 km/h, no entanto, ele não supera o quarto colocado, Audi RS Q8, que tem 600 cv.
Os SUVs mais rápidos
Para definir essa lista, estabeleci a combinação entre aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade final. Este quesito definiu desempates, pois varia de modelo a modelo. Uma curiosidade é que o atual número 1 da lista vai perder esse posto.
É que já está em pré-venda no Brasil - e começa a ser entregue em breve o Cayenne Turbo GT. Ele não é o mais potente (tem 640 cv), mas oferece um torque espetacular (86,7 mkgf). E, como não é elétrico, e não "carrega nas costas" o peso extra desse motor, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
Mas, enquanto o Cayenne Turbo GT não desembarca em nosso território, a lista dos quatro SUVs mais rápidos é esta abaixo.
1 - Lamborghini Urus - 3,6 segundos (0 a 100 km/h)/305 km/h (velocidade máxima)
2 - Porsche Cayenne Turbo S e-Hybrid - 3,8 segundos/295 km/h
3- BMW X6 M Competition - 3,8 segundos/290 km/h
4 - Mercedes-AMG GLE S - 3,8 segundos/280 km/h
5 - Audi RS Q8 - 3,8 segundos/250 km/h
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.