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Carros muito caros: R$ 100 mil já valem pouco até no mercado de usados

Renegade: por R$ 100 mil, só versões com motor 1.8 flex - Divulgação
Renegade: por R$ 100 mil, só versões com motor 1.8 flex Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

25/02/2022 04h00

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O poder aquisitivo do brasileiro está cada vez menor quando o assunto é compra de automóvel. E não apenas no caso dos zero km. Com R$ 100 mil, já é difícil encontrar até seminovos bacanas fora do segmento de hatches e sedãs compactos.

A alta de preços de carros novos, impulsionada em um primeiro momento pela disparada da cotação do dólar, gerou impacto também nos usados. Mas essa não foi a única razão para a valorização.

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Por causa da escassez de semicondutores no mundo, há uma crise de produção de veículos. Grande parte dos modelos novos mais desejados, em todos os segmentos, tem longos períodos de espera.

Isso acabou levando os clientes a buscarem veículos de segunda mão, especialmente os seminovos (com cinco anos ou menos de uso). E, se a demanda é alta, a tendência é a valorização.

SUVs por R$ 100 mil

Com R$ 100 mil, você encontra exemplares do SUV mais vendido do Brasil. Mas, se for seminovo, apenas na versão com motor 1.8 flexível, que gasta muito combustível e entrega pouco desempenho.

Em sites de anúncios de carros usados, versões Longitude 1.8 flex estão por média de R$ 100 mil para modelos 2020 e R$ 107 mil para a linha 2021. O irônico é que, até o fim do ano passado, um Renegade zero-km saía por menos de R$ 100 mil.

Na linha 2022, a Jeep trocou o motor 1.8 pelo 1.3 turbo flex e aumentou a tabela das versões 4x2. Agora, elas partem de cerca de R$ 125 mil.

No caso do Renegade a diesel, por cerca de R$ 100 mil só dá para encontrar modelos mais velhinhos, que já não podem ser considerados seminovos. Esses são os valores pedidos para exemplares feitos em 2015 e 2016.

Segundo SUV mais vendido do ano passado, o T-Cross, lançado em 2018, só tem exemplares seminovos no mercado. Por cerca de R$ 100 mil, a maior parte das ofertas é para a versão Sense (lançada para atender ao público PCD) e a 1.0 turbo automática. As Comfortline e Highline mais novas podem ultrapassar os R$ 120 mil.

Já o Nissan Kicks tem mais oportunidades em torno de R$ 100 mil, e até por menos. Por cerca de R$ 85 mil, encontrei vários exemplares 2019 da versão intermediária SL, que é bem equipada.

Modelos médios

Civic e Corolla até R$ 100 mil? Entre os seminovos, é quase impossível encontrar exemplares nessa faixa de preço. A maior parte das ofertas é para unidades das gerações anteriores dos dois modelos.

Do Civic, encontrei, em sites de busca, poucos exemplares da atual geração, que acaba de sair de linha. O mais novos são EX 2018 por cerca de R$ 98 mil, mas já próximos dos 150 mil km rodados.

O mesmo vale para o Corolla. Os exemplares mais novos encontrados em torno de R$ 100 mil são 2017/2018. E mesmo para modelos desses anos, são poucos os que não ultrapassam o valor.

O Tiguan de atual geração foi lançado no Brasil há cerca de cinco anos por R$ 115 mil. Hoje, praticamente não há unidades usadas por menos de R$ 150 mil. Quem quiser pagar menos de R$ 100 mil encontra boas ofertas, mas só do modelo da geração anterior.

E sabe aquele BMW Série 3 que você sonha comprar por R$ 100 mil? Não existe. Você até paga bem menos, mas em exemplares do início da década passada. Se tiver sorte, talvez ache um 320i de geração anterior, modelo 2015. Mas fique atento ao estado de conservação!

O universo dos compactos

Os segmentos de hatches e sedãs compactos são compras garantidas com R$ 100 mil no bolso no mercado de usados. Nesse caso, você vai encontrar modelos bem novinhos e pouco rodados, além de completos.

Exemplo é o Onix Plus Premier 2021/2021, que dá para levar para casa com R$ 90 mil. No caso do hatch, com R$ 85 mil você já compra um exemplar de mesmo ano e versão (esta é a topo de linha da gama, e tem motor 1.0 turbo).

Com motor 1.0 turbo, um HB20 S 2020/2021 Diamond Plus (topo de linha) sai por cerca de R$ 90 mil. Para economizar, dá para encontrar um exemplar de mesmo ano/modelo, mas com propulsor 1.6 aspirado, em torno de R$ 75 mil.

Tanto no caso do Onix quanto do HB20, os compactos mais vendidos do Brasil, para encontrar versões com valores inferiores é preciso considerar as mais simples, com motor 1.0 aspirado.

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