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Por que o novo Macan é a melhor pedida para quem não gosta de SUVs
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O Macan é o início do relacionamento com a marca para 80% dos clientes Porsche, de acordo com dados da fabricante. Sabe aquela pessoa que sonha com esportivos da marca, mas ainda não pode comprar? Então: é este.
E o "não pode comprar" aqui não tem necessariamente a ver com poder aquisitivo. Quem paga entre R$ 439 mil e R$ 669 mil pelo Macan certamente poderia partir para um 718 Boxster. Só que, ao esportivo, falta a versatilidade do SUV.
Enquanto um Boxster não é um carro que as pessoas costumam usar em todas as situações, o Macan é para qualquer momento. O cliente não precisa ter um segundo automóvel. Ele basta.
Mas talvez o que chame mais a atenção do consumidor para o Macan seja uma de suas características. Entre todos os SUVs de luxo, é aquele que mais se parece com uma perua, e não apenas "fisicamente". Na recém-lançada e renovada linha 2023, essas características ficaram ainda mais evidentes.
SUV para quem não gosta de SUVs
A Porsche tem não só uma, mas duas peruas: Panamera Sport Turismo e Taycan Cross Turismo. Mas elas são maiores e bem mais caras que o Macan. Que pode até não ser uma perua, mas tem características de sobra para encantar os fãs desse segmento.
Para quem não gosta de SUVs, mas eventualmente precisa da versatilidade do segmento, o Macan é a resposta. A linha 2023 mudou pouco, à espera da nova geração, que será elétrica.
Enquanto a eletrificação não vem, o Macan apresenta uma dirigibilidade que, definitivamente, não é de SUV. Ele tem centro de gravidade baixo e posição de dirigir mais próxima ao chão que a de outros modelos do segmento.
Agora, traz um ajuste de direção ainda mais calibrado e mudanças na suspensão que o transformaram em um verdadeiro devorador de curvas. Dificilmente, um utilitário-esportivo é capaz de fazer curvas com tanta eficiência quanto este Porsche.
A silhueta também lembra muito a de uma perua. De longe, pode até se passar por uma. Suas linhas e vincos dão a impressão de que o Macan é mais baixo que a realidade. A coluna C levemente rebaixada reforça esse efeito.
Preços e versões
O Macan 2023 está disponível em quatro versões. A de entrada e a T têm motor 2.0 turbo de 265 cv e preços de R$ 439 mil e R$ 479 mil, respectivamente. Elas se diferenciam por visual e detalhes na suspensão, que o mais caro é 15 mm mais baixa.
As outras duas têm o 2.9 V6 biturbo. No Macan S, a R$ 569 mil, são 380 cv. No topo de linha GTS, com pegada ainda mais esportiva, 440 cv. A tabela é de R$ 669 mil.
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