Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Como HB20 deixou Onix e Gol 'comendo poeira' e virou o carro mais vendido
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Antes da pandemia, o Chevrolet Onix era um dos maiores fenômenos de vendas do Brasil. Não teve uma liderança tão longa quanto a do Volkswagen Gol, que durou duas décadas. Porém, vendia mais de 20 mil unidades ao mês, chegando ao pico de 23 mil.
À época, seus principais adversários, Hyundai HB20 e Ford Ka, dificilmente alcançavam 10 mil emplacamentos por mês. Mas aí veio a pandemia, e tudo mudou. Em um primeiro momento, os emplacamentos despencaram e, quando começaram a voltar ao normal, os hatches compactos, como o Onix, haviam perdido espaço.
Depois desse período, a produção dos modelos da linha Onix foi paralisada por meses. A queda da participação, nesse contexto, era inevitável. Em 2021, a fabricação voltou, mas levou meses até que as entregas para os clientes pudessem retomar aos patamares normais, pois a demanda era imensa.
Nesse contexto, a Fiat Strada ganhou protagonismo, como novo veículo mais vendido do Brasil. E o HB20 também se deu bem: foi o carro de passeio mais emplacado do ano de 2021, deixando o Onix para trás.
Cenário não muda em 2022
Para 2022, havia uma expectativa de que o Onix pudesse voltar a ter o protagonismo entre os carros de passeio. Porém, isso não aconteceu. O HB20 continua liderando as vendas desse segmento e, nos últimos meses, tem como principal adversário não o Chevrolet, mas o Volkswagen Gol.
É claro que toda a trajetória de crise do Onix contribuiu para a continuidade do protagonismo do HB20, mas essa não é a principal razão. Há ainda um fortalecimento das vendas do Hyundai na modalidade direta, para empresas, frotistas, produtores rurais e outras pessoas com CNPJ.
No acumulado dos sete primeiros meses de 2022, o HB20 lidera o ranking de vendas diretas de carros de passeio, com 28.839 emplacamentos. Enquanto isso, o Onix ocupa a 12ª posição, com pouco mais de 10 mil exemplares vendidos nessa modalidade, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Além disso, apesar dos preços semelhantes, é comum encontrar melhores condições para o HB20 em concessionárias. Elas vêm por meio de maiores descontos, ou oferta de facilidades como IPVA gratuito, entre outras. Na prática, o Hyundai acaba saindo por menos.
Novo Hyundai HB20 x Chevrolet Onix
De volta à liderança?
O Onix pode voltar a ser o líder dos carros de passeio? É algo que pode acontecer, mas há alguns problemas a resolver. Em primeiro lugar, o fortalecimento da produção é fundamental para que o carro passe a ter mais força nas vendas diretas.
No entanto, essa modalidade significa, em parte dos casos, conceder amplos descontos e diminuir a margem de lucro. Algo que nem sempre é vantajoso, pois é preciso alto volume para o negócio ser viável.
E é pouco provável que o Chevrolet tenha capacidade para voltar às mais de 20 mil unidades mensais que registrava em 2019. O segmento de hatches compactos encolheu, pois o cliente desses carros perdeu poder aquisitivo.
Além disso, os preços dos carros em geral estão em disparada, afastando ainda mais os consumidores. Tanto que atualmente o maior segmento do Brasil não é o de hatches compactos, e sim o de SUVs, que atrai pessoas com poder aquisitivo maior.
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