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Fiat Fastback corrige erros do Pulse para enfrentar SUVs mais encorpados
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Primeiro SUV da Fiat, o Pulse chegou no fim do ano passado investindo em preço mais baixo que a concorrência e na estreia do motor 1.0 turbo mais potente do mercado (130 cv). Porém, é difícil definir quais são seus rivais. Pequeno e com um dos menores porta-malas da categoria, veio também sem o espaço interno tão estimado pelos clientes de utilitários esportivos.
Isso não abalou o Pulse, que, graças ao bom posicionamento de preço e ao pacote generoso de tecnologia, vem vendendo muito bem, obrigada. Agora, chega às concessionárias o segundo SUV da Fiat, o Fastback.
Dois utilitários compactos podem conviver na mesma linha? A Volkswagen mostrou que sim. Seu SUV cupê Nivus, de entrada, não abalou as vendas do T-Cross, que neste ano, por enquanto, é o SUV compacto mais vendido do Brasil.
Com o Fastback, a Fiat inverte a lógica da Volkswagen. O SUV cupê está posicionado acima do Pulse na gama.
Não tem câmbio manual nem motor aspirado. Usa o 1.0 turbo do Pulse, mas marca a estreia do 1.3 turbo na gama de carros de passeio da marca - antes, na Fiat, o propulsor estava restrito à Toro, que é um veículo comercial.
Erros corrigidos
Apesar de usar a plataforma do Pulse, o Fastback é bem maior. Aliás, em comprimento, supera até o médio Compass. Isso resultou em mais espaço interno? Não. É o mesmo do Pulse, e também do Renegade e do Tracker, para citar alguns modelos importantes.
Porém, a Fiat conseguiu corrigir o maior erro do Pulse: o porta-malas. O do Fastback tem 516 litros e, numericamente, é o maior da categoria. Na prática, não é. Cabe mais bagagem, por exemplo, no compartimento do Renault Duster.
Ainda assim, o novo modelo tem um excelente porta-malas. Ele também recebe duas facilidades que estão se tornando fundamentais, e vêm sendo incorporadas a todos os novos SUVs: saída de ar no banco traseiro e freio de estacionamento elétrico.
Com essas correções e o posicionamento de preço, é o Fastback o SUV que deverá brigar com os modelos mais encorpados do mercado, aqueles que conquistam pequenas famílias graças ao bom porta-malas. O Pulse não tem essa aptidão, e acaba sendo uma alternativa para clientes de hatches compactos que ainda não podem migrar para utilitários-esportivos maiores (especialmente nas versões aspiradas, com o mesmo motor do Argo).
Quem são os concorrentes do Fastback
Antes do lançamento, a ideia mais óbvia era de que o Fastback iria concorrer com o Nivus. Afinal, ambos são SUVs cupês. Nas versões 1.0 turbo, Audace (R$ 129.990) e Impetus (R$ 139.990), ele vai sim encarar o Volkswagen. Porém, sua lista de rivais é bem mais ampla.
Um dos principais deverá ser o Honda HR-V, que na recém-lançada nova geração ficou ainda mais SUV cupê do que antes. A versão de topo do Fastback, Limited Powered by Abarth, tem o mesmo preço da EXL do Honda: R$ 149.990.
O HR-V sobressai em acabamento, espaço interno e tecnologias de assistência à condução. Por incrível que pareça, o Fastback leva vantagem ampla no porta-malas. É que, na nova geração, a Honda reduziu a capacidade do compartimento de seu SUV, que agora está bem distante da posição de um dos melhores da categoria - que obtinha anteriormente.
Outra vantagem do Fastback é agilidade ao rodar: ele anda muito bem. O SUV da Fiat chega para ser um dos que entregam o melhor desempenho da categoria - se não o melhor, ao menos até a chegada do HR-V 1.5 turbo, em outubro.
Mas a ambição da Fiat também é atacar os dois modelos mais vendidos da categoria atualmente, T-Cross e Tracker. E quanto ao Renegade? A marca não o aponta como concorrente, mas isso só ocorre porque a italiana e a Jeep fazem parte do mesmo grupo, o Stellantis.
No entanto, é óbvio que Renegade e Fastback vão brigar por clientes. Têm o mesmo motor 1.3 turbo. Além disso, o preço da versão Longitude do Jeep é semelhante ao do Fiat de topo.
O Jeep leva vantagem em dirigibilidade, com sua suspensão independente atrás e freios a disco nas quatro rodas. Os traseiros do Fastback são a tambor e sua suspensão, por eixo do torção. A principal vantagem do Fiat? Mais uma vez, o porta-malas.
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