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Mais simples e barato: por que VW 'rebaixou' o Polo na linha 2023
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A chegada do novo VW Polo 2023 tem mais novidades invisíveis do que evidentes. Eu explico essa colocação: o visual mudou, mas mudou pouco. Há alguns novos equipamentos, mas nada que chame demais a atenção.
A grande notícia do lançamento foi, na verdade, o reposicionamento do carro, antes considerado um hatch premium. Por isso, o preço caiu.
A versão Comforline sai por R$ 102.900, R$ 6 mil a menos do que antes. A Highline custa R$ 109.990, redução de R$ 7 mil. Mas esse desconto veio sem perdas? Não, não veio.
Motor menos potente
Os Polos Comfortline e Highline usam o motor 1.0 turbo flex. Até a linha 2022, ele rendia 128 cv e 20,4 kgfm. Agora, entrega 116 cv e 16,8 kgfm, mantendo a companhia da transmissão automática de seis marchas. É a mesma potência da nova versão TSI, única do Polo turbo com câmbio manual - no caso, de cinco velocidades.
O carro tem ainda a opção manual MPI, mas esta traz o propulsor 1.0 aspirado (84 cv). Foi só potência que o Polo perdeu? Não, não foi.
Um dos poucos carros do segmento com freios a disco nas quatro rodas, o VW passa a trazer tambores na traseira na linha 2023, independentemente da motorização. Com isso, fica mais barato, mas também mais trivial e próximo de modelos "populares" como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
Efeito VW Nivus
Não é missão fácil vender um hatch premium, como o Polo era, no Brasil de hoje. Os preços dos carros estão em disparada. E, se um hatch convencional já é caro, imagine um mais sofisticado, como o Polo era.
Fato é que os clientes de hatches premium acabam optando por SUVs compactos, que a VW tem de sobra. Não apenas um, mas dois: Nivus e T-Cross.
O lançamento do Nivus, aliás, marcou o início da queda nas vendas do Polo. O crossover veio próximo demais do hatch em preço e em posicionamento.
Agora, com o novo Polo 2023, a Volkswagen dá ao hatch um lugar mais distante do Nivus na gama da marca alemã. O SUV fica com a potência, a tecnologia e os freios a disco.
Já o Polo fica com o preço mais baixo. Nesse caso, passa a ter argumentos extras para ganhar competitividade ante os dois carros de passeio mais vendidos do Brasil: Onix e HB20.
Polo ainda mais simples vem aí
O Nivus fez com que o Polo perdesse parte de seu sentido. O reposicionamento corrige esse erro. No entanto, o carro não será o modelo de entrada da Volkswagen.
Esse posto, agora do Gol, será ocupado a partir do início do ano que vem pelo Polo Track. E, apesar do nome, o modelo ficará bem diferente (e também mais simples) do hatch revelado ontem (19).
Já o Gol, que foi o carro mais vendido do Brasil durante 27 anos consecutivos, deixará de ser fabricado no fim de 2022, inclusive com direito a série especial de despedida.
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