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Novo Honda HR-V x Jeep Renegade: ponto a ponto, veja qual é melhor SUV
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O novo Honda HR-V foi um dos principais lançamentos do ano no segmento de SUVs. O modelo mudou bastante, recebendo visual repaginado e novas tecnologias. Melhorou em alguns aspectos, perdeu em outros.
Mas como a versão EXL, topo de linha com motor 1.5 aspirado, se sai ante o Renegade Longitude? O Jeep foi líder de vendas no ano passado. Em 2022, perdeu o primeiro lugar, mas ainda assim é o mais histórico rival do HR-V.
Ambos foram lançados em 2015 e, desde então, vêm disputando clientes e se enfrentando em comparativos. Além disso, o Jeep também foi renovado no início deste ano, embora tenha passado por uma mudança mais suave que a aplicada no Honda.
Qual é o melhor? É difícil cravar, pois cada um sobressai em um aspecto. Tudo vai depender do estilo de vida do consumidor. Para você, o que é mais importante? Desempenho ou espaço interno? Porta-malas ou tecnologia?
Por isso, listei diversos aspectos importantes e aponto qual deles é superior em cada um. Assim, fica mais fácil formar uma opinião e definir qual se adapta melhor a seu estilo. Ambos custam cerca de R$ 150 mil.
Tecnologia
O HR-V massacra o Renegade nesse aspecto. Ele tem muito mais tecnologias de assistência como o ACC, que o Jeep não oferece, e um leitor de faixas com função de correção mais eficiente.
Outro destaque do HR-V é a chave presencial com partida por botão, não disponível no Renegade. O Honda vem também com saídas de ar para quem viaja atrás, um item que o Jeep não oferece.
Multimídia
Vitória folgada do Renegade. A central multimídia do Jeep é mais intuitiva, rápida e funcional. Tem mapa nativo conectado a informações de trânsito.
Seu visual também é mais bonito, com possibilidade de personalização e boa leitura dos ícones e informações. A do HR-V perde em todos os aspectos. E a câmera de ré do Honda ainda peca pela falta de nitidez, diferentemente da do Jeep.
Espaço traseiro
O HR-V se sai melhor não apenas por oferecer espaço superior para as pernas e ter entre-eixos superior. O túnel central é quase plano. O do Renegade não é.
Não é fácil acomodar três pessoas no banco de trás de um SUV compacto. Mas, se for preciso, o passageiro do meio ficará mais bem acomodado no HR-V.
Desempenho
O Renegade ganha de lavada. Seu motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 mkgf de torque deixou o modelo muito bom de acelerar. Ele faz retomadas com muita agilidade e acelera bem.
Para o HR-V EXL, a Honda optou pelo 1.5 aspirado. Os 126 cv são até um bom número, mas o torque é muito baixo: 15,8 mkgf. O desempenho não empolga e é bem inferior ao do Renegade.
O Jeep também tem dirigibilidade levemente superior, graças à suspensão independente nas quatro rodas. A do HR-V, no entanto, não decepciona nesse aspecto.
Porta-malas
Deu empate! O HR-V já teve um dos melhores porta-malas da categoria, mas perdeu 87 litros nessa atualização. Agora, são 354 litros, ante os 320 litros do Renegade.
Na prática, cabe o mesmo número de malas nos dois porta-malas: duas médias (23 kg) e duas pequenas (15 kg). E, se for preciso colocar mais uma mochila, até sobre um pouco mais de espaço na parte de cima do compartimento do Jeep, que é mais alto.
Acabamento
Foi quase empate. Mas deu HR-V. Ambos têm cabines bem sóbrias e superiores à média do segmento, com plásticos bem trabalhados e peças bem encaixadas.
No entanto, os plásticos que revestem o HR-V são um pouco mais emborrachados. Principalmente nas portas.
Conforto a bordo
A vida de quem viaja no Renegade é melhor. A suspensão é superior ao amortecer os impactos com pisos irregulares. O HR-V, que tem eixo de torção atrás, não cumpre mal esse papel, mas é inferior.
Além disso, o ar-condicionado do Honda, digital, tem apenas uma zona de temperatura. No Renegade, são duas.
Visual
Vitória do HR-V, mas é preciso ressaltar que isso é um ponto muito subjetivo. As linhas quadradas do Renegade, que ressaltam o aspecto de SUV e passam sensação de robustez, podem até agradar mais algumas pessoas.
Mas o estilo está datado, pois o Jeep não tem nenhuma mudança significativa desde 2015. No caso do HR-V, a mudança foi profunda na linha 2023. Há quem diga que ficou pior que antes. Há quem ache que o desenho evoluiu.
Mas o fato é que ele foi repaginado e é novidade. Fora isso, a carroceria de SUV cupê dá ao modelo um aspecto bem bonito quando visto de lateral.
Painel de instrumentos
O Renegade ganha por ter um sistema mais moderno. O painel de instrumentos é virtual e configurável, podendo ter diferentes modos de visualização e exposição de dados ao gosto do motorista.
O do HR-V até tem uma tela TFT personalizável, mas é o bom e velho analógico. O painel virtual só estará disponível nas versões 1.5 turbo, que estão chegando às lojas.
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