Topo

Primeira Classe

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Road trip: como é viajar pela estrada que corta a costa de Santa Catarina

Serra do Tabuleiro  - Rafaela Borges/UOL
Serra do Tabuleiro Imagem: Rafaela Borges/UOL

Colunista do UOL

24/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já viu aqui na coluna o ponto inicial da BR-101, a rodovia mais emblemática do Brasil. A via de 4.650 km se estende pela costa brasileira de Touros, no Rio Grande do Norte, até São José do Norte, no Rio Grande do Sul.

Viajar pela rodovia inteira em uma road trip é iniciativa que requer tempo e planejamento. Porém, uma boa alternativa é percorrer alguns de seus trechos. Um dos mais famosos é a Rio-Santos, a parte da BR-101 entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Outro que vale a visita é o trajeto em Santa Catarina. A coluna percorreu cerca de 80 km a partir de Florianópolis, a capital do Estado, rumo ao sul. É por ali que estão algumas praias famosas e exuberantes, como a Praia do Rosa.

Como é a BR-101 em Santa Catarina

A viagem foi do centro de Florianópolis até a Praia do Rosa, em um trecho de 88 km. Para quem está hospedado na capital catarinense, pode ser uma boa opção de bate-e-volta, pois o percurso é feito em cerca de uma hora.

BR-101 santa catarina - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Nessa parte, a BR-101 tem pista dupla e velocidade máxima entre 100 km/h, no início do percurso, e 110 km/h, na maior parte dele (após passar os trechos urbanos). Em algumas regiões de serra, com mais curvas, varia de 60 km/h a 80 km/h.

Radares e câmeras são praticamente onipresentes. Nos primeiros 20 km, a impressão é de que estão a cada um km. Depois, vão ficando mais espaçados.

O piso é bem pavimentado, mas há alguns trechos com muitas ondulações, que merecem mais cuidado na conservação. Nos primeiros 20 km, a quantidade de caminhões atrapalha um pouco, dependendo do horário.

A paisagem

Como em muitas partes da BR-101, o que mais impressiona é a paisagem. Em um raio de até 40 km de Florianópolis, do alto há trechos em que dá para ver o mar, em um belo tom de azul. Senti falta de mirantes para fotos.

BR-101 paisagem - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Mas, mesmo sem eles, é uma vista semelhante à que se vê em alguns trechos da Rio-Santos. Passado o trajeto com mar à vista, uma serra começa a chamar mais a atenção.

Trata-se da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação e proteção integral de Santa Catarina. A formação é quase onipresente em todo o trajeto entre Florianópolis e Praia do Rosa, deixando a paisagem ainda mais bela.

E, por causa da presença da Serra do Tabuleiro, a BR-101 é cheia de curvas, algo que chama a atenção de quem curte dirigir na estrada.

Praia do Rosa

Praia do Rosa - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL
A Praia do Rosa, em Imbituba, é conhecida pela natureza exuberante e uma vila repleta de lojas e restaurantes. O mar azul com muitas ondas também atrai surfistas.

Para os apreciadores de trekking, há diversas trilhas nos arredores. A Praia do Rosa fica ao lado da famosa (e um pouco mais rústica) Garopaba.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.