Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Câmera 360: como funciona o recurso que mostra 'vista aérea' do seu carro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
É um drone? São imagens via satélite? Sempre que estou em um carro com câmera 360 e vista aérea, pessoas no banco do carona ficam curiosas sobre o funcionamento do sistema. Em meu perfil no Instagram, também são constantes as perguntas.
As câmeras 360 com vista aérea mostram uma imagem do veículo no ambiente em que ele está. Parece mesmo que o carro está sendo gravado a partir de cima, como em um visualização via satélite dos mapas do Google.
Mas nem satélite, nem drone são a resposta. Via de regra, as câmeras 360 usam os recursos do próprio carro para a criação da vista aérea. Nada de influências externas. Isso desde o mais básico ao mais sofisticado modelo.
Claro que variam a qualidade da imagem, bem como a precisão. Mas a maneira de criar a vista aérea segue quase sempre o mesmo princípio.
Como funcionam
Para criar a vista aérea, em que uma imagem do carro é mostrada a partir de cima, o sistema geralmente usa pelo menos quatro câmeras: uma dianteira, uma traseira e duas laterais. Mas há casos de veículos que têm mais, o que melhora a precisão.
E, embora mais raro, alguns veículos usam menos câmeras - principalmente aqueles que não são do segmento premium. A simplificação, no entanto, acaba comprometendo a qualidade da imagem.
Para criar a vista aérea, o sistema usa as imagens de vídeo reais geradas pelas câmeras que circundam o carro. Há casos de modelos que também têm uma no teto, por exemplo.
A partir dessas imagens reais capturadas pela câmera, é criado um quadro único.
Imagem é real
Por isso, a vista aérea não é uma imagem real. O carro (na verdade, uma representação do carro) não está sendo filmado a partir de cima.
O quadro criado na vista aérea, portanto, é uma espécie de gráfico. Daí a imprecisão de alguns sistemas, embora ele esteja ficando cada vez mais eficiente.
Sua principal função? Ajudar nas manobras de estacionamento. Porém, há sistemas que também auxiliam em situações de trânsito, mostrando imagens de veículos à frente e ao lado. São poucos, porém, os que funcionam nessa situação.
Sistemas que chamam a atenção
Entre os carros que testei recentemente, um dos sistemas que me chamaram a atenção foi o da Volvo, presente no C40, XC40 e XC60. A vista aérea é tão alta que parece mesmo que o modelo está sendo filmado a partir de cima. Além disso, é um dos mais precisos do mercado: mostra as linhas de uma vaga de estacionamento no local em que elas realmente estão.
Já a vista aérea do novo Land Rover Range Rover chama a atenção por ir dando ao desenho do carro uma leve transparência na aproximação a uma vaga, permitindo ver abaixo dele. Isso ajuda ainda mais nas manobras de estacionamento - algo muito bem-vindo em um modelo com mais de 5 metros de comprimento.
Fora do segmento de carros de luxo, uma das marcas que vêm investindo na vista aérea é a Nissan. O sistema está disponível na picape Frontier, mas também em modelos mais simples e baratos, como Versa e Kicks - dependendo da versão.
Outro modelo fora do segmento premium que tem câmera com vista aérea é a nova geração do Hyundai Creta, lançada no fim do ano passado.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.