Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Honda HR-V x Fiat Fastback: ponto a ponto, qual é o melhor SUV?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os dois principais lançamentos do ano no mercado automotivo em 2022 foram o inédito Fiat Fastback e a nova geração do Honda HR-V. Em comum, têm diversas coisas, além do fato de fazerem parte do segmento mais desejado do Brasil, o de SUVs compactos.
Ambos trazem carroceria de SUV cupê, uma tendência que está ficando mais popular na categoria. Além disso, investem em dois pontos que ganham importância na escolha do consumidor: conectividade e sistemas de assistências à condução.
Mas qual dos dois é melhor? Ambos têm duas versões de motor. O HR-V traz quatro opções de acabamento e o Fastback, três. Aqui, o comparativo é entre a EXL do Honda e a Limited Edition by Abarth do Fastback.
Apesar de EXL ter motor aspirado e estar muito distante em potência do 1.3 turbo do Fastback Limited, essas são as versões mais próximas em preço. Os HR-V turbo têm tabelas entre cerca de R$ 175 mil e R$ 190 mil, mais próximas às de SUVs médios.
Já o HR-V EXL custa R$ 151.400, ante os R$ 154.990 do Fastback Limited. Aqui, mostro qual é melhor em cada aspecto para ajudar você a tomar sua decisão baseado nas características que mais valoriza.
Preço - HR-V
O HR-V é um carro caro. O preço da versão EXL supera o das opções 1.0 turbo do Fastback, que têm potência mais próxima à do 1.5 aspirado do Honda. No entanto, aqui o comparativo é entre opções até R$ 160 mil.
Para quem pretende gastar um valor nessa faixa, o HR-V é uma opção com preço melhor. Aliás, ele é mais de R$ 3 mil mais barato.
Desempenho - Fastback
O 1.3 turbo do Fastback tem 185 cv e 27,5 mkgf. No caso do 1.5 aspirado do HR-V, são 126 cv. Grande diferença também está no torque, de apenas 15,8 mkgf no modelo da Honda.
Com isso, não haveria mesmo milagre que fizesse o HR-V se aproximar do Fastback em desempenho. O Fiat é muito mais rápido para acelerar e retomar velocidade. Além dos números extras, tem câmbio automático de seis marchas que não compromete o desempenho.
O do HR-V é CVT. Trata-se de um bom câmbio, com trocas suaves e confortáveis. Seu "negócio", no entanto, não é privilegiar a agilidade, e sim colocar conforto e consumo como pontos principais.
Design - Empate
O visual de um carro é um ponto muito pessoal, mas em alguns casos há grandes diferenças entre dois modelos em um comparativo. Não é o o que ocorre entre HR-V e Fastback. Os dois são não apenas bonitos, mas também bem resolvidos e pouco controversos.
Trazem belos faróis, grades escurecidas e imponentes e colunas C rebaixadas, que garantem aos modelos o aspecto de SUV cupês. O Fastback parece mais um notchback que o HR-V. Ambos, no entanto, geraram também pequenas polêmicas no lançamento.
Em redes sociais, muitas pessoas consideraram o visual do HR-V menos interessante que o da geração anterior. No caso do Fastback, a polêmica foi sobre as rodas de 18", consideradas desproporcionais ao porte do carro.
Dirigibilidade - HR-V
Se o Fastback é superior em desempenho, quando o assunto é dirigibilidade o HR-V tem uma leve vantagem. Sua direção tem respostas um pouco mais precisas e ele apresenta mais firmeza em curvas.
O Fastback, no entanto, não faz feio. É um carro gostoso de dirigir e ainda traz o botão Sport, que deixa a direção mais pesada e com respostas mais precisas em alta velocidade. Ambos têm suspensão traseira por eixo de torção.
Quanto aos freios, o traseiro do Fastback é a tambor e o do HR-V, a disco, uma tecnologia superior.
Porta-malas - Fastback
Outra grande vantagem do Fiat está no porta-malas, que tem 516 litros. Apesar de não superar o do Duster, que oferece uma capacidade declarada menor (mas na prática acomoda mais bagagem), ele é muito mais espaçoso que o do HR-V.
No Fiat, acomoda-se mais bagagem. O Honda tinha, na geração anterior, um dos melhores porta-malas da categoria. Porém, o novo modelo perdeu capacidade. Agora, entrega apenas 354 litros e é equivalente (ou até inferior) ao do Jeep Renegade.
Espaço traseiro - HR-V
Se o Honda manda mal no porta-malas, a história muda completamente no espaço traseiro. Ele já era bom, e ficou melhor nessa nova geração. Nesse aspecto, o Honda agora é um dos melhores da categoria.
O Fastback não deixa a desejar, mas é inferior do Honda, principalmente no espaço para as pernas dos ocupantes. Além disso, tem túnel central mais alto. O Fiat tem 2,53 metros de entre-eixos e o rival, 2,61 m.
Os dois carros têm saídas de ar para os passageiros de trás. No Honda, nessa parte do carro são duas entradas USB e no Fiat, apenas uma.
Multimídia - Fastback
A central multimídia do Fastback é superior em aparência, conectividade e usabilidade. Sensível ao toque, traz mapa nativo com conexão com o trânsito e opção de hotspot Wi-Fi. Os grafismos são bonitos e fáceis de ler e a tela, suspensa, fina e grande.
Já o monitor do HR-V parece uma TV de tubo e tem grafismos que passam a impressão de a central ser mais antiga do que realmente é. Há também botões físicos nas laterais. Ao menos, a resposta aos comandos (o sistema também traz opção sensível ao toque) são rápidos.
As duas centrais trazem Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio. No Fastback, a câmera de ré tem imagens com resolução melhor e mais nítidas que as do HR-V. Além disso, o Fiat vem com carregador de celular sem fio, que esta versão do Honda não oferece.
Acabamento - HR-V
O acabamento do HR-V melhorou muito nesta nova geração. Apesar de sóbrio, tem plástico emborrachado e peças muito bem encaixadas em portas e painéis. No geral, é bem superior ao do Fastback.
O Fiat apresenta menos cuidado na cabine, apesar do aspecto jovial que ela tem. A inferioridade fica clara em aspectos como o contorno do botão de partida, que é mal encaixado.
Painel de instrumentos - Fastback
O Honda HR-V só tem painel parcialmente digital nas versões 1.5 turbo. Nas com motor aspirado, ele é analógico com uma pequena tela central, na qual o motorista pode escolher entre algumas informações para visualizar.
Já o Fastback vem com o painel parcialmente digital com muitas opções de personalização - tanto dos grafismos quanto das informações em destaque.
Equipamentos - Empate
Apesar de ter quatro entradas USB na cabine, ante as três do Fastback, o HR-V não oferece nenhuma opção do tipo C, que o concorrente tem. Fora isso, o Fiat vem com carregador de smartphones sem fio e sensores de estacionamento tanto na dianteira quanto na traseira (apenas esta última opção está disponível no Honda).
De resto, ambos vêm com partida por botão e chave por aproximação, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré e ar-condicionado digital com uma zona de temperatura. O HR-V rabate o painel digital do Fastback com o sistema de auxílio em descidas, de série em todas as versões.
O modelo da Honda complementa o empate com os sistemas de assistência. O Fastback, como o HR-V, traz leitor de faixas com função de correção e frenagem autônoma de emergência. Porém, a mais, o SUV da montadora japonesa vem com itens como controlador de velocidade adaptativo (ACC).
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.