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Porsche 911: os 60 anos do ícone do mundo do automóvel

A atual geração do 911 - Rafaela Borges/UOL
A atual geração do 911 Imagem: Rafaela Borges/UOL

Colunista do UOL

15/01/2023 04h00

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Um dos maiores ícones da história dos automóveis está completando 60 anos em 2023. Seu nome? Porsche 911. Mas você sabia que, inicialmente, o lendário esportivo não foi chamado assim?

A Porsche apresentou o carro no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro de 1963. Ali, surgia um ícone de motor e tração traseiros. Porém, inicialmente ele foi chamado de 901.

Mas então houve um problema com a Peugeot. Desde 1929, a marca francesa havia registrado os nomes de seus carros com três números e o zero no meio - a maioria adota ainda hoje essa lógica. Foi aí que o 901 virou 911.

Algumas unidades, no entanto, chegaram a ser vendidas como 901 quando o modelo chegou às ruas, no ano seguinte. Poucas mesmo. Foram apenas dezenas de exemplares.

Os melhores momentos do 911

O primeiro 911 já vinha com muitos elementos adotados até hoje. Além de motor e tração traseiros e carroceria cupê tradicional (com duas portas), há desde os primórdios os famosos faróis circulares - que só deixaram de aparecer em algumas gerações.

Porsche 911 história - 1973 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Porsche 911 dos anos 70
Imagem: Rafaela Borges/UOL
O primeiro 911 tinha motor a ar de 130 cv e um desempenho convincente para a época: 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Nos dez anos seguintes o carro ia ganhando novas versões e atualizações, e chegou às vendas anuais de 11 mil exemplares em 1973, quando foi lançado o icônico 911 RS.

A inspiração era em uma corrida realizada nos anos 50 entre o México e o sul dos Estados Unidos: a Carrera Panamericana. Já em 1975 surgia o 911 Turbo, com 260 cv e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 s.

O modelo chegou a 20 anos com 200 mil unidades acumuladas vendidas e o retorno da versão que até hoje é praticamente um sobrenome do 911: Carrera. No fim dos anos 80, era lançada uma versão de carroceria nova, a Speedster. Ela se reunia ao cupê, ao conversível e à Targa.

Porsche 911 história - 2004 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Unidade de 2004, antes do retorno dos faróis redondos
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Na mesma época, veio o primeiro Carrera 4, o 911 com tração integral. No fim da década de 90, chegou um grande marco da história do esportivo: o motor a água. A apresentação da novidade ocorreu no Salão de Frankfurt de 1997.

Dois anos depois, veio outro marco na história do 911: a versão semipista GT3. Em 2005, após algumas décadas sem os faróis redondos, o esportivo voltava a usá-los. Esta foi a geração conhecida pelo código 997.


O 911 hoje

Foi nas duas últimas gerações - sétima (991) e a atual oitava (992) - que o 911 passou a investir mais nos comandos eletrônicos para assistência à direção, que acabaram o deixando menos arisco. Entre eles estão o controle dinâmico de chassi e a vetorização do torque.

Porsche 911 história - exemplar de 2007 - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Exemplar de 2007
Imagem: Rafaela Borges/UOL
O design da atual geração é marcado pelas lanternas interligadas e os faróis redondos, mas agora com tecnologia full-LED. É uma evolução mantendo a tradição histórica do carro.

Tanto que o quadro de instrumentos também investe em cinco elementos, dos quais quatro são digitais - apenas o conta-giros, central, é analógico. Esta geração chegou ao Brasil em 2019 e já está quase completa, partindo do Carrera (R$ 769 mil).

Os preços se aproximam, nas versões mais caras, aos R$ 2 milhões. O próximo lançamento da linha no Brasil, em 2023, será a versão GT RS, que já tem preço definido: R$ 1.769.000.