Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fastback x Nivus: ponto a ponto, qual é o melhor SUV com motor 1.0 turbo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quando a Fiat lançou o Fastback, no segundo semestre do ano passado, o carro chamou a atenção pelo estilo de SUV cupê. Com isso, seguiu os passos do utilitário-esportivo que a Volkswagen começou a vender em 2020, o Nivus.
Mas Fastback e Nivus são concorrentes? O Fiat não concorre, na linha VW, com o T-Cross? Depende da versão. Na Impetus com motor 1.0, o rival mais próximo do novato é mesmo o Nivus Highline, tanto em preço quanto em formato da carroceria e motor.
Neste comparativo, o Fastback Impetus enfrenta o Nivus Highline. Ambos trazem motor 1.0 turbo e preços semelhantes. Ponto a ponto, eu mostro em que aspecto cada um se sai melhor, para que você possa escolher qual faz mais sentido para sua vida.
Preço - Nivus
Aqui, o Nivus leva a melhor. A versão Highline parte de R$ 141.890, ante os R$ 145.490 do Fastback. Opcionalmente, o VW pode receber um pacote de R$ 2.070, que inclui rodas de 17" e alguns detalhes para ressaltar o visual externo, como o teto bicolor. No Fastback, os bancos de couro na cor clara são opcionais de R$ 1.290, entretanto, a versão Impetus se destaca por trazer as rodas de 18 polegadas de forma padrão.
Acabamento - Fastback
Nenhum dos carros sobressai muito no quesito acabamento, mas o do Fastback é um pouco melhor. Tem materiais de qualidade levemente superior, e menos plástico duro no revestimento das portas.
Embora tenha uma cabine bonita, o Nivus abusa demais no uso de plásticos duros no revestimento.
Painel - Nivus
Os dois carros têm painéis de instrumentos digitais (parcialmente, no caso do Fastback). O do Nivus leva vantagem principalmente no quesito personalização. O quadro oferece mais opções de exibição para o cliente escolher.
Multimídia - Fastback
A vantagem do Fastback aqui é pequena. Os dois carros têm centrais multimídias rápidas, fáceis de usar e sensíveis ao toque. A VW Play, do Nivus, traz aplicativos nativos, como Waze e Estapar. Mas é preciso usar o smartphone como roteador para que esses apps funcionem.
A vantagem do Fastback é porque o modelo oferece mapa nativo e Wi-Fi a bordo. Além disso, a câmera de ré do Fiat tem qualidade superior. Ambos trazem Android Auto e Apple CarPlay.
Design - Nivus
Os dois modelos são muito bonitos. Na minha opinião pessoal, aqui temos um empate. Mas então por que o Nivus leva a melhor nesse quesito? É que o Fiat acabou gerando mais polêmicas que o Volkswagen quando o assunto é estética exterior.
Desde que foi lançado, o Fastback vem chamando a atenção pelas suas rodas, consideradas por muitos desproporcionais às dimensões do carro. A traseira alongada demais também já foi alvo de polêmica.
Espaço traseiro - Fastback
Para quem viaja atrás, o espaço é levemente superior no Fastback, especialmente para as pernas. Além disso, dá para acomodar melhor os pés no túnel central. Tanto o Fiat quanto o Nivus têm saídas de ar e uma entrada USB para quem vai nessa parte do carro.
Desempenho - Nivus
O 1.0 turbo do Volkswagwen tem 128 cv, ante os 130 cv do Fastback. O torque é o mesmo, de 20,5 mkgf. Porém, o Nivus é 60 kg mais leve.
Na prática, o VW leva uma pequena vantagem na hora de acelerar, e também se mostra um pouco superior em dirigibilidade. Vale ressaltar que seus freios traseiros são a disco, ante o tambor usado no Fiat.
Porta-malas - Fastback
São 516 litros no porta-malas no Fastback. Nominalmente, é a melhor capacidade da categoria. Na prática, acomoda menos bagagem que o Renault Duster, este sim com o melhor compartimento de seu segmento.
Porém, na comparação com o Nivus, o porta-malas do Fastback é superior. Há mais espaço para a acomodação da bagagem. E olha que o VW não faz feio. Com 420 litros, tem um compartimento de malas que surpreende positivamente.
Equipamentos - Empate
Fastback e Nivus saem de fábrica com facilidades como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, carregador de smartphones sem fio, ar-condicionado digital (de uma zona e partida por botão. Ao contrário do Fastback, o Nivus não tem freio de estacionamento elétrico.
Só o Nivus traz o controlador de velocidade adaptativo (ACC). Porém, o leitor de faixas com função de correção está apenas no Fastback. Em equipamentos, temos um empate? Sim!
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.