Topo

Primeira Classe

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ram 1500 Rebel: o que picape tem de pior e de melhor

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

23/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nas férias de fim de ano, passei um mês com a Ram 1500 Rebel, que é sonho de consumo de todo fã de picapes. Usar esse veículo no dia a dia mostrou todo o pacote de contratempos e benefícios que vem com um modelo tão grande que, para os padrões brasileiros, é até peculiar.

Este ano, a 1500 deixará de ser assim tão única. Isso porque vão chegar ao Brasil duas rivais: a Ford F150 e a Chevrolet Silverado. E o interesse da concorrência em participar da categoria é a prova de que, mais de dois anos após seu lançamento, a Ram se mostra um grande sucesso.

Com preços a partir de R$ 456.990, a Ram 1.500 tem motor 5.7 V8, que gera 400 cv de potência. É a rainha das rodovias, mas será que é fácil de usar na cidade? Aqui, listo os pontos positivos e negativos da picape.

Pontos negativos

Há quem diga que quem compra uma Ram 1500 não se importa com consumo. Fato ou não, o gasto de combustível por km rodado é um dos pontos negativos da picape, que fez média de 3 km/l de gasolina na cidade e 5,6 km/l na estrada (veja o teste completo em rodovia). A autonomia não é destaque, mas ao menos não é ruim, graças aos quase 100 litros do tanque de combustível.

Sem exagerar muito no pedal do acelerador, dá para rodar cerca de 500 km com um tanque. Outro ponto negativo que chama a atenção é o cotidiano na cidade com a picape. Com quase 6 metros de comprimento, é um veículo difícil de estacionar. Parar a Ram em vagas apertadas de shoppings é missão muitas vezes impossível.

E há certa dificuldade mesmo para ingressar em estacionamentos mais estreitos. Isso porque a 1500 tem mais de 2 metros de largura. Portanto, também pode ser complicado rodar com o modelo em locais de algumas cidades.

Sabe aquelas ruas estreitas de mão dupla? Então: passar por elas com a Ram é um perrengue e tanto. E por ser alta, e ter grande vão livre do solo, o acesso à cabine é difícil para pessoas de estatura baixa e média. Sem o estribo lateral (o exemplar testado não estava com esse acessório), entrar e sair da picape exige um certo malabarismo e algum impulso.

Quanto à parte tecnológica, há itens que fazem falta em um carro desse preço. O painel, por exemplo, é analógico. E, apesar das saídas de ar atrás, a Ram 1500 não tem ajustes de temperatura para quem viaja nessa parte.

Pontos positivos

É a estrada o habitat ideal da Ram. Isso porque, ao menos quando o assunto é capacidade de acelerar, o modelo faz justiça a seu apelido de picape esportiva. Vai de 0 a 100 km/h em nada menos que 6,4 segundos, um tempo absurdamente baixo para um carro de mais de 2,5 toneladas.

Difícil, aliás, é manter a 1500 na velocidade limite das rodovias sem usar o limitador eletrônico. E, na hora de acelerar, o som do V8 aspirado empolga bastante. Quanto à dirigibilidade, a direção tem respostas mais precisas que a da maior parte das picapes, mas com um modelo tão pesado e alto, é sempre recomendável ter cautela nas curvas.

Outro destaque da Ram 1500 é o espaço interno. Três pessoas ficam bem acomodadas atrás em relação a pernas, ombros e cabeça. E o teto solar panorâmico deixa a cabine mais iluminada. Além disso, a picape oferece a comodidade de oito entradas USB na cabine (dos tipos A e C), sendo quatro atrás e quatro na frente. Há também tomadas de 110V (mas com necessidade de adaptador).

Chama atenção a quantidade de porta-objetos grandes e profundos, e os compartimentos para acomodar smartphones (um deles com carregador sem fio). O multimídia com tela vertical e grande é um destaque.

Fácil de usar e rápido, vem com mapa nativo, algo essencial para trechos off-road, em que quase nunca dá para usar o navegador do smartphone. E por falar em fora de estrada, o pacote da Ram 1500 para essas condições é impecável. Além do alto vão livre do solo e dos excelentes ângulos, a tração 4x4 temporária traz reduzida.

Merece destaque também o sistema de som premium da picape, de ótima qualidade. A tecnologia é da Harman-Kardon.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.