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Brasileiro paga em média R$ 130,8 mil para ter um carro zero km

Colunista do UOL

30/01/2023 04h00

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O preço médio pago pelo brasileiro por um carro zero-km foi de R$ 130.851 em 2022. Esse número é apontado por um estudo feito pela Jato Dynamics. Isso representa 84,62% a mais que o ticket médio de cinco anos atrás. Em 2017, ele era de R$ 70.877.

Já na comparação com 2021, a alta foi de 16,9%. Naquele ano, o ticket médio do carro zero-km vendido no Brasil foi R$ 111.932. Aliás, foi em 2021 que o mercado registrou o maior salto anual na média paga pelo brasileiro, em uma análise dos últimos cinco anos. Ante 2020, a alta foi de 29,6%.

O que mudou

A análise dos últimos cinco anos mostra que a pandemia foi o divisor de águas para o ticket médio dos carros no Brasil. De 2017 a 2019, a alta foi moderada, indo dos R$ 70.877 no primeiro período da análise para R$ 76.430 dois anos depois.

Então, chegou 2020, e o mundo entrou em lockdown. A cotação do dólar começou a disparar, com altos reflexos no preço do carro zero-km. Ao final daquele ano, o ticket médio já havia aumentado para R$ 86.385, aumento de 13%.

Mas a pandemia não apenas disparou o preço do carro. Ela também gerou uma mudança no perfil do consumidor brasileiro. Modelos de entrada perderam participação, pois os clientes desses produtos deixaram de ter poder aquisitivo para comprá-los.

Nesse contexto, o segmento de SUVs compactos, não mais o de hatches, passou a ser aquele com maior participação nas vendas no Brasil. E não porque começaram a ter volume maior. Isso ocorreu porque os carros mais em conta perderam mercado.

Crise de produção

Afetado pelas privações econômicas impostas pela pandemia, o consumidor de carros de entrada abandonou a compra do zero-km. Então, em 2021, ano da disparada do ticket médio, vieram os problemas de produção, também um reflexo da crise sanitária gerada pela covid-19.

Os semicondutores, indispensáveis em carros desde o segmento de entrada, ficaram escassos. A produção de veículos sentiu esse impacto. Assim, as marcas, com capacidade limitada pela falta de chips, passaram a priorizar a fabricação de modelos mais caros.

Em primeiro lugar, esses produtos já tinham maior participação. Além disso, eles geram uma margem de lucro maior para as fabricantes. Em um contexto de baixa no volume de vendas, esse fator se torna mais importante no momento de definir a estratégia de produção.

A combinação de alta nos preços com mudança de perfil do consumidor e prioridade na produção de produtos mais caros levou à disparada no valor médio pago pelo brasileiro no zero-km.

Como estão os preços

No segmento de SUVs compactos, o maior do Brasil, há modelos que se aproximam dos R$ 200 mil, caso do HR-V topo de linha. As versões mais vendidas da categoria custam em torno de R$ 150 mil.

Mas não são apenas os SUVs compactos que elevam o ticket médio do mercado brasileiro. Dos três produto mais emplacados no ano passado, Strada, HB20 e Onix (nesta ordem), todos têm versão que passam dos R$ 100 mil. E a opção topo de linha da picape da Fiat se aproxima dos R$ 130 mil. Trata-se do veículo mais vendido do mercado nacional em 2022.

Além disso, os carros verdadeiramente "populares" são cada vez mais raros. Atualmente, apenas Mobi e Kwid podem ser classificados assim. E ambos passam dos R$ 60 mil. O Fiat foi o quinto mais emplacado em 2022. Já o Renault ficou fora da lista dos 20 mais vendidos.

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