Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Chevrolet e Fiat estão em guerra nas vendas e também no BBB 23
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Chevrolet x Fiat tem sido o grande duelo dos últimos anos no mercado brasileiro.
A primeira marca dominou as vendas no período anterior à pandemia.
Quando o mundo entrou em quarentena, foi a vez de a italiana retomar o primeiro lugar que tinha na década passada.
A Fiat soube lidar melhor com a crise de produção causada pela falta de semicondutores.
Além disso, aproveitou o crescimento do segmento de picapes e a queda de vendas de carros populares para fazer de sua Strada o veículo mais emplacado do Brasil, posto que obteve nos últimos dois anos.
Assim, a marca italiana conseguiu tirar o "reinado" da Chevrolet.
Mas o contra-ataque da norte-americana chega agora e pode ser sua arma para retomar o primeiro lugar. Atende pelo nome de Montana e ataca dois dos principais modelos da italiana.
A Fiat teme a Montana, e não é para menos. Por um lado, o modelo pode tirar vendas de seu modelo mais vendido, a Strada. Para isso, terá duas versões com câmbio manual - os preços serão revelados em 10 de fevereiro.
De olho nesse movimento da Chevrolet, a italiana já reduziu os preços da Strada, que é menor e traz motor mais fraco que o da Montana.
Outro alvo da novata passa a ser a até agora imbatível Fiat Toro. Com tração 4x2 e motor flex apenas, a nova Montana - que também é mais de 20 cm menor - não poderá fazer frente a toda a gama da Toro.
No entanto, está de olho nas versões mais baratas da Toro. E pode convencer os consumidores de que é uma opção melhor. Já existe uma picape como a Montana no mercado: trata-se da Oroch, também posicionada entre Strada e Toro.
Porém, a Montana, como produto, é bem superior ao modelo da Renault. Além disso, o fato de ser Chevrolet faz toda a diferença. Afinal, aqui estamos falando da única montadora com poder para fazer frente ao domínio da Fiat.
A guerra começa
A Fiat está de olho nas estratégias da Montana, e ensaiando alguns movimentos de marketing para tentar amenizar o impacto da chegada da rival - ou, ao menos, usar a expectativa para trazer também as atenções para si. O primeiro passo ocorreu durante a live de apresentação do modelo da Chevrolet, no fim do ano passado.
Enquanto a marca americana apresentava seu carro, a Fiat divulgou uma notícia impactante e surpreendente. Em 2023, terá uma picape média no mercado brasileiro. Trata-se de sua versões para a Landtrek, da Peugeot. A francesa e a italiana fazem parte do mesmo grupo, a Stellantis.
A Landtrek da Fiat ainda não tem nome definido e não estava no radar da imprensa. A revelação de que será lançada foi uma grande surpresa. Por isso, acabou dividindo com a Montana o noticiário do dia.
A média da Fiat não será rival da Montana, e sim da S10. A estratégia da marca italiana, portanto, foi chamar a atenção no grande dia da concorrente. Mas o principal movimento veio na semana retrasada, durante a estreia da Chevrolet no Big Brother Brasil 2023.
Guerra no BBB 23
Desde a primeira edição, a Fiat é a montadora oficial do BBB. Mas, neste ano, o posto, pela primeira vez, ficou com a Chevrolet. Foram diversos os movimentos de bastidores que levaram a essa troca, entre eles o fato de a italiana não ter modelo relevante para apresentar no programa da TV Globo - seus principais lançamentos serão no segundo semestre.
Então, a Chevrolet lutou para ter a vaga para si, e fazer do BBB a casa da Montana. Mas a Fiat não se deu por vencida, e bolou mais uma estratégia para conseguir chamar a atenção. Isso ocorreu durante a primeira ativação da marca americana no programa de TV.
Enquanto a Montana participava do BBB, a Fiat decidiu presentear um consumidor aleatório com uma Toro. A agência responsável pela ação monitorou diversas redes sociais durante a ativação da Chevrolet.
O primeiro usuário que se manifestou sobre a ausência da Toro no BBB foi encontrado e, assim que o fez, a Fiat o informou que ele seria presenteado com um exemplar da picape. Não dá para dizer que a jogada da italiana desviou as atenções da presença da Montana no programa, que tem um impacto imenso em audiência.
Porém, conseguiu colocar a Fiat em evidência e chamar certa atenção, fazendo com que mais pessoas se lembrassem da Toro.
Quem vai ganhar essa guerra?
A Montana é o carro que pode aproximar a Chevrolet da Fiat em vendas. Trata-se de um segmento no qual a marca ainda não atua. Portanto, tende a somar. Além disso, pode tirar participação de dois modelos importantes da italiana.
Mas será que a Montana vai conseguir mesmo ter um grande impacto nas vendas da Strada e da Toro? Uma coisa é fato. A nova geração do modelo (ele está em sua terceira) não é a anti-Toro que todos esperavam.
Sem tração 4x4 e sem motor a diesel, continua deixando a Toro, como gama, com um diferencial competitivo que nenhuma concorrente ainda conseguiu equiparar. Diferenciais esses que são muito importantes no segmento de picapes.
Por outro lado, a Montana surge como uma boa alternativa às versões flex, e ainda representa certa ameaça à Strada. As respostas sobre o real poder do novo modelo da Chevrolet começarão a surgir no encerramento de março, primeiro mês completo de vendas da picape.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.