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Carros gastões: Inmetro divulga os campeões do consumo em cada categoria

Jeep Renegade 4x4 é o mais gastão do maior segmento do Brasil, o de SUVs compactos - Simon Plestenjak/UOL
Jeep Renegade 4x4 é o mais gastão do maior segmento do Brasil, o de SUVs compactos Imagem: Simon Plestenjak/UOL

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Depois dos carros mais econômicos, chegou a hora de conhecer os que mais consomem combustível. Como na primeira reportagem, aqui optei por fazer a lista considerando apenas os principais segmentos do mercado nacional.

Isso porque, na prática, os modelos mais gastões são os esportivos e superesportivos. No entanto, esses automóveis são para poucos. O objetivo dessas reportagens é mostrar o consumo de modelos que não sejam de nicho, e sim daqueles que estejam ao alcance de mais consumidores.

As categorias listadas são as de hatches, sedãs e SUVs compactos, a de SUVs médios, a de sedãs médios e as de picapes flex e a diesel. Abaixo, confira qual modelo tem o pior consumo de cada segmento. A lista usa números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, divulgados pelo Inmetro em 2023.

Os dados considerados para os carros flex foram com gasolina. Isso porque esse é o combustível mais usado pelos consumidores na maioria dos Estados brasileiros. Além disso, alguns modelos não são capazes de rodar com etanol - apenas com o derivado do petróleo.

Nesses casos, é preciso considerar apenas o consumo a gasolina dos flex para comparação.

Hatch compacto - Peugeot 208 1.6

O Peugeot 208 é o hatch mais econômico do Brasil. E também o mais gastão. Como? É que no ano passado as versões de entrada do carro ganharam o motor 1.0 três-cilindros da Fiat, já que a francesa agora é parte do mesmo grupo automotivo da italiana, Stellantis.

Com esse propulsor, o 208 conseguiu fazer mais bonito até que o original, o Fiat Argo. Porém, a história muda quando o assunto é o bom e velho 1.6 aspirado da Peugeot. Nas versões de topo, com esse propulsor, o carro faz 11,1 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.

Não é um consumo alto, se compararmos com os de modelos de outras categorias de veículos. Porém, com novos motores, os hatches compactos estão cada vez mais eficientes, e alcançando números bem melhores do que o já defasado 1.6 da Peugeot.

Vale ressaltar que aqui não estão sendo considerados modelos esportivos de marcas premium, como o Mini Cooper. A ideia é privilegiar carros com mais representatividade no segmento, que é um dos maiores do mercado brasileiro.

Sedã compacto - Renault Logan 1.6

A Renault está preparando uma completa reformulação em sua linha. Se até agora a gama no Brasil é baseado na de sua marca romena de baixo custo, a Dacia, em breve os modelos nacionais ficarão mais em dia com o da própria montadora francesa.

E, segundo alguns lojistas, o Logan saiu de linha. Mas a Renault nega a informação. Oficialmente, o carro continua à venda, e há estoques nas concessionárias. Com o defasado motor 1.6, o carro da romena Dacia,que no Brasil é vendido como Renault, é o sedã compacto mais gastão do Brasil.

De acordo com dados do Inmetro, o Logan faz 10,7 km/l de gasolina em ciclo urbano. No rodoviário, são 12,2 km/l. Como no caso do Peugeot, não é um consumo que assusta, mas é pior que o de todos os seus concorrentes.

SUV compacto - Jeep Renegade 4x4

A tração 4x4 acabou sendo o problema do Jeep Renegade nesta lista. As versões 4x2 do SUV não são as que mais consomem combustível na categoria - gastam menos que modelos como Creta 1.6 e Pulse Abarth, por exemplo.

Mas o Renegade 4x4 é o SUV compacto mais gastão do Brasil. Na cidade, faz 9 km/l de gasolina. Na estrada, o consumo de acordo com o Inmetro é de 10,5 km/l. A versão com tração integral usa o mesmo propulsor da 4x2: 1.3 turbo de 185 cv.

SUV médio - Ford Bronco Sport

Foi por pouco que o Bronco Sport ganhou de outro Ford, o Territory, o posto de SUV médio com maior consumo de combustível. Ele é mais econômico na estrada, mas gasta bem mais na cidade - número que deixou sua média levemente pior.

De acordo com dados do Inmetro, o Bronco Sport faz 8,6 km/l na cidade. Na estrada, são 10,5 km/l. O motor 2.0 do SUV importado não é flex - roda apenas com gasolina.

Picape flex ou a gasolina

Não há nenhuma surpresa aqui. Quando o assunto é gastar combustível, o posto é da Ram Classic, que faz, com seu poderoso V8, 5,2 km/l de gasolina na cidade e 6,4 km/l em ciclo rodoviário.

Aqui, pensei em excluir a Classic e deixar o título com a segunda colocada, Ford Maverick, para manter a coerência adotada nas demais categorias - privilegiar modelos mais acessíveis. No entanto, o modelo é o mais barato da Ram. Por R$ 360 mil, tem preço semelhante ao das versões de topo de picapes médias.

Além disso, a Classic, este ano, teve mais unidades emplacadas que a Maverick, o que garante a ela representatividade nessa briga.

Picape a diesel

É difícil derrotar a Ram quando o tema é consumo alto de combustível. Entre as picapes a diesel, o primeiro lugar é um empate entre a 2500 e a 3500. Ambas fazem 5,1 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada.

Na lista do Inmetro, porém, elas não aparecem por serem categorizadas como caminhões. De acordo com a relação do instituto, a picape a diesel que mais gasta combustível é a Ford Ranger 3.2, que faz 8,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.

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Errata: este conteúdo foi atualizado
O consumo do Jeep Renegade 4x4 estava incorreto. Na verdade, o SUV faz 9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. A informação foi corrigida.