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Vale investir? Por que alguns carros usados valem muito mais que zero km
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Imagine comprar um carro de sonhos, usá-lo nas estradas e até em track days e desfrutar do estilo de vida que esses modelos podem proporcionar. Esse é o desejo de muitos apaixonados por automóveis. Mas há uma notícia melhor: depois de algum tempo, na hora da revenda, esse modelo pode gerar um retorno alto de investimento. São os automóveis usados que valem mais que os zero km.
Aquela ideia de que carro é investimento já ficou para trás no Brasil. Automóvel é bem de consumo e, como tal, tem desvalorização. O cliente compra, usa e, na hora de se desfazer do produto, não terá de volta tudo o que investiu.
Então, muitos consumidores se preocupam bastante com o índice de desvalorização do produto não para não perder, mas para perder menos (já que o automóvel no Brasil é um bem muito caro). Só que, desde o início da alta desenfreada dos preços dos zero km, que entre 2020 e 2021, os valores praticados pelos usados também aumentaram.
Quem comprou um veículo de R$ 100 mil em 2022 pode, dependendo do modelo de automóvel, conseguir revendê-lo por quase R$ 110 mil um ano depois. Isso significa um ganho real? Por um lado, sim. A valorização do carro usado está acima da inflação.
Por outro lado, com o mesmo valor, dificilmente será possível comprar um automóvel zero-km de mesmo nível, ou um de segunda mão de categoria superior. Só que, com a crise de produção, houve exceções geradas pela lei da oferta e procura.
Um exemplo é o Volkswagen Nivus. A produção do modelo estava escassa e quem tinha um conseguia revendê-lo por um valor maior que o de tabela do zero km. Afinal, a espera por um exemplar novo era muito longa.
Só que o problema de produção foi resolvido, de acordo com a Volkswagen. Atualmente, não dá mais para revender um Nivus usado por valor maior do que o cobrado pelo novo.
No mercado de carros de luxo, porém, essa tendência continua. Há modelos que se tornaram verdadeiros investimentos. E o maior exemplo são os esportivos da Porsche. Já faz alguns anos que os exemplares de segunda mão da montadora valem mais que os zero km.
Por outro lado, em uma alusão ao mercado financeiro, é uma modalidade para investidores de alta renda. O retorno é alto, mas o investimento, também.
Carros especiais têm valorização impressionante
Em 2020, quando a Audi lançou seus novos RS6 Avant e RS Q8 no Brasil, visitei uma concessionária da marca. Havia um exemplar da perua com 300 km rodados, comprado três meses antes, à venda por R$ 900 mil. E com uma fila de interessados.
Naquele momento, o preço do exemplar zero km era de R$ 600 mil. Porém, a fila de espera ultrapassava seis meses, e houve momentos em que os pedidos ficaram suspensos, devido à alta demanda. Assim, quem quisesse a novidade teria de desembolsar o valor pedido pelo proprietário de um usado.
Em três meses, o retorno foi de 30% - claro que, desse ganho, é preciso descontar a comissão da concessionária que vendeu o automóvel. Atualmente, a RS6 Avant ainda gera alegrias para quem possui um exemplar.
Zero km, a perua custa R$ 1.143.000 na linha 2022/2023 e R$ 1.160.000 na 2023/2023. Exemplares usados 2022/2022 do modelo são vendidos por até R$ 1.300.000. Isso significa um valor 12% superior ao mais alto cobrado pelas unidades novas.
E quem pagaria bem mais caro pelo modelo usado? Os clientes que não querem esperar em longas filas pelo exemplar zero km. Existe demanda e, dependendo do modelo, ela é alta.
Modelos da Porsche
O 911 GT3 não está no momento no configurador da Porsche. Porém, era vendido zero km pela montadora, pouco tempo atrás, por R$ 1,3 milhão. Quem quiser o carro ainda pode encontrá-lo no mercado de usados. Os valores apurados chegam a R$ 3,5 milhões (para um exemplar 21/22, com cerca de 6 mil km rodados).
Carros que não são semipista, como o GT3, também custam mais, no mercado de usados, que os zero km vendidos pela marca. Mas em uma proporção bem menor. Caso de um Carrera S 22/22 com 1.500 km rodados à venda por R$ 1.195.000. São 20% a mais que a tabela inicial do exemplar novo, de R$ 995 mil.
Por que os Porsche usados são mais caros
Muitos exemplares de modelos da montadora alemã encontrados no mercado de usados vêm com opcionais e itens de personalização que elevam a tabela do modelo quando zero km. Mas um Porsche esportivo usado quase sempre está saindo por mais que o novo, mesmo em proporções menores que as mostradas acima.
E a razão é a mesma que levou à supervalorização da RS6 em 2020: a longa espera pelo novo transforma o usado em ouro para quem o possui. De acordo com a Porsche, em média o prazo de entrega de um modelo da marca é de cinco meses.
Porém, demandas específicas podem elevar o tempo de espera para até um ano. Assim, quem pretende comprar um carro zero km precisa ter bastante paciência. E muitos clientes não querem esperar, o que faz com que o usado passe a ter alto valor.
O investimento é sem risco?
Como todo investimento com alto retorno, comprar um carro zero supervalorizado como usado tem seus riscos. Uma mudança no contexto mundial - como a Porsche passar a ter esses modelos a pronta entrega, o que por ora é improvável, ou alta queda na cotação do dólar - pode modificar esse cenário, e eliminar o preço alto do exemplar de segunda mão.
Além disso, é preciso ter paciência com os prazos de entrega, que podem sofrer modificações e ficarem ainda mais altos. O mundo ainda enfrenta problema de falta de componentes, algo que afeta a produção mundial das montadoras e, muitas vezes, gera atraso.
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