Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Volkswagen volta a ter carro mais vendido do Brasil; veja ranking de junho
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em um ano repleto de lançamentos, principalmente no segmento de picapes, não há mais dúvidas sobre qual foi, até agora, o mais importante no quesito impacto. Seu nome é Polo Track. Graças à chegada do modelo, no início do ano, a Volkswagen voltou a ter o líder de vendas no mercado brasileiro.
Em junho, o Volkswagen Polo foi o veículo mais emplacado do Brasil, superando inclusive a Strada. Os dados desta reportagem são da Jato Dynamics. Em maio, o modelo já tinha liderado o ranking de carros de passeio, mas sem conseguir superar a picape da Fiat, missão que cumpre um mês depois.
A escalada da linha Polo começou no ano passado, quando a Volkswagen simplificou a gama e a deixou mais barata. Mas foi a versão Track, de entrada, que levou o modelo ao topo. Esta representa cerca de 30% do total das vendas.
Incentivos do governo
Apesar de já ter sido o carro de passeio mais vendido em maio - e segundo colocado no ranking geral, que inclui comerciais leves como a Strada -, a liderança do Polo pode ter sido impulsionada pelos incentivos do governo para compras de carros. Em junho, o Volkswagen teve mais unidades com desconto emplacadas do que a Fiat.
Dos 9.949 Polo vendidos, 9.746 foram com descontos gerados pelos incentivos governamentais. Já Strada teve 9.007 unidades emplacadas. Do total, 7.510 tiveram essa modalidade de abatimento.
No ranking geral, o Polo liderou e a Strada ficou com a segunda posição. O terceiro mais vendido foi o Onix, seguido pelo T-Cross, quarto colocado. O Mobi fechou a lista dos cinco mais emplacados (veja mais abaixo).
Os incentivos do governo deram também mais protagonismo a modelos de menor valor agregado. Há apenas um SUV no ranking dos dez mais emplacados, o T-Cross. Em contrapartida, esse grupo voltou a contar com os modelos mais baratos do Brasil. Além do Mobi, o "top 10" também traz a presença do Kwid.
Já o SUV Compass, presença frequente na lista dos dez mais vendidos, sofreu grande queda no mês de junho. Foi apenas o 17º modelo mais emplacado do Brasil.
SUVs compactos
A Volkswagen, que nesta segunda-feira (3) celebra 70 anos no Brasil, teve outra grande vitória em junho. A montadora liderou o maior segmento do Brasil, o de SUVs compactos. O T-Cross ficou com a primeira posição na categoria.
O segundo mais vendido do segmento foi o Tracker. Outro destaque da categoria foi o HR-V, que vem ganhando espaço após a renovação pela que passou no ano passado. O Honda foi o terceiro mais emplacado.
O quarto lugar ficou com o Hyundai Creta. O Pulse, da Fiat, ocupou a quinta posição no ranking de SUVs compactos.
Outro importante lançamento deste ano foi a nova Montana. A picape, no entanto, não está obtendo o mesmo destaque do Polo em vendas. Em junho, foi o 29º modelo mais vendido do Brasil. Não superou nem a Strada, nem a Toro (19ª colocada).
Os dez veículos mais vendidos em junho
1º Volkswagen Polo - 9.949 unidades
2º Fiat Strada - 9.007
3º Chevrolet Onix - 8.261
4º Volkswagen T-Cross - 7.264
5º Fiat Mobi - 6.895
6º Fiat Argo - 6.747
7º Hyundai HB20 - 6.420
8º Chevrolet Onix Plus - 6.419
9º Renault Kwid - 5.928
10º Fiat Cronos - 4.969
FONTE: Jato Dynamics
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.