Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Super-SUVs: quais são os utilitários mais caros (e rápidos) do Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os SUVs vêm dominando o mercado brasileiro nos últimos cinco anos, seja pelo número de produtos ofertados ou pelo volume de vendas. O segmento tem maior participação até que o de hatches compactos e, aos poucos, foi levando ao desaparecimento ou quase extinção de outras categorias (como peruas e hatches e sedãs médios).
Mas não é só no Brasil que os SUVs têm a preferência do consumidor. Eles são parte importante da estratégia das marcas nos EUA e também na Europa. Tanto que mesmo montadoras especializadas em esportivos entraram na onda. Atualmente, Porsche, Lamborghini e até Ferrari têm um utilitário-esportivo para chamar de seu.
E foi com a adesão dessas marcas ao segmento que surgiram os super-SUVs: modelos luxuosos, rápidos e com preços sem limites. A maioria desses produtos está à venda no mercado brasileiro - o próximo lançamento deverá ser o Purosangue.
O SUV da Ferrari ainda não chegou por meio de importação oficial, feita pela representante da marca, a Via Italia. Por ora, há apenas unidades sendo trazidas por empresas independentes - por cerca de R$ 6 milhões.
Mas, enquanto o Purosangue não chega oficialmente, o Brasil já tem outros super-SUVs que despertam desejo e admiração do consumidor. Aqui, veja quais são os cinco utilitários-esportivos mais caros - e rápidos - do Brasil.
A lista não inclui modelos que não são trazidos via importação oficial, já que, nesses casos, o preço varia bastante no mercado. Por isso, nada de produtos da Tesla, que só vem ao mercado nacional por meio de lojas independentes.
O ranking está por ordem de preço (do mais "barato" ao mais caro).
Bônus
Esses modelos não conseguiram entrar, por preço, na lista dos cinco. Porém, ganharam menção honrosa por serem mais rápidos do que muitos carros que estão entre os mais caros. A começar pelo Cayenne Turbo GT. O renovado SUV cupê só volta a ser vendido no Brasil nos próximos meses, mas já pode ser encomendado e teve seu preço divulgado pela Porsche.
Por R$ 1.385.100, o SUV cupê briga com o DBX 707 pelo posto de utilitário-esportivo a combustão mais rápido do mundo - e perde por pouco (veja mais abaixo). Com motor 4.0 V8 biturbo, traz agora 659 cv de potência. De acordo com informações da Porsche, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 305 km/h.
Também renovado recentemente, o X6 M Competition sai por 1.174.950 e tem motor 4.4 V8 biturbo de 625 cv. São 3,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 290 km/h. O RS Q8, de R$ 1.270.000, leva o mesmo tempo para acelerar até 100 km/h, partindo da imobilidade.
O Audi atinge 250 km/h e traz motor 4.0 V8 biturbo de 600 cv. Também no time dos 3,8 segundos está o GLE 63 Coupé, da Mercedes-AMG. Ele faz máxima de 290 km/h com seu 4.0 V8 biturbo de 612 cv. Preço: R$ 1.251.900.
5 - Range Rover SV - R$ 1.734.950
A versão mais cara do modelo é também um dos SUVs mais luxuosos à venda no Brasil. Tem comandos elétricos para diversas funções, muitas interfaces sensíveis ao toque e uma poltrona traseira que reclina a ponto de quase virar uma cama.
O Range Rover SV traz motor 4.4 V8 com potência de 530 cv e 76,5 kgfm de torque. Grande e pesado, ele surpreende pela aceleração rápida. Vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 260 km/h de velocidade máxima.
4 - Mercedes-AMG G63 - R$ 1.869.900
Este é um dos SUVs mais amados do Brasil. A Mercedes-Benz acaba de retomar oficialmente a importação do robusto jipão preparado por sua divisão esportiva, a AMG. O G 63 não é apenas o utilitário, mas também o veículo mais caro da marca no País, superando o elétrico EQS por quase R$ 500 mil.
Com rodas de 22 polegadas, o G não é o Mercedes mais rápido, posto que perde, entre os SUVs, para o GLE Coupé. O jipão traz uma versão de 585 cv do 4.0 V8 biturbo. Com 2.600 kg, vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
3 - Aston Martin DBX 707 - R$ 3.450.000
Para ser o SUV a combustão mais rápido do mundo, o DBX 707 supera o Cayenne por 5 km/h na velocidade final. A do Aston Martin é de 310 km/h. Porém, como o Porsche, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
O DBX 707 traz o 4.0 V8 biturbo da AMG, em versão com 707 cv de potência. O mais surpreendente do modelo é o torque. O propulsor entrega nada menos que 91,7 kgfm. O câmbio é automático de nove velocidades.
2 - Lamborghini Urus - R$ 3.800.000
Sonho de consumo de fãs de SUVs pelo mundo todo, o Urus surpreende pelo design alinhado ao de modelos esportivos da Lamborghini. A plataforma, no entanto, é a mesma do Cayenne e do RS Q8 - a italiana, assim como Porsche e Audi, é parte do Grupo Volkswagen.
O Urus traz também o mesmo 4.0 V8 biturbo dos SUVs alemães. A versão usada no modelo tem 650 cv e 86,7 kgfm de torque. O propulsor leva o Lambo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima é de 305 km/h.
1 - Rolls-Royce Cullinan Black Badge - R$ 7,7 milhões
Os carros da Rolls-Royce não são oferecidos no Brasil por sua proprietária, a BMW. Quem representa a montadora inglesa é o mesmo grupo que importa os produtos de Ferrari e Lamborghini. Porém, essa empresa, a Via Italia, se recusou a divulgar os preços de seus veículos à coluna.
O marketing da Via Italia alegou "política da empresa" e exigiu saber qual era o tema da reportagem, para que pudesse divulgar o preço. Foi atendido por esta colunista mas, ainda assim, não compartilhou a informação até o fechamento.
Por isso, usamos o valor do Cullinan Black Badge, o SUV mais caro do Brasil, mostrado em reportagem do Acelerados (confira aqui). O Cullinan Black Badge tem o tradicional 6.75 V12 com exatos 600 cv, cerca de 30 cv a mais que a versão convencional. O 0 a 100 km/h, porém, é o mais baixo dessa lista: 5,2 segundos.
Além do motor um pouco mais forte, o Cullinan Black Badge traz exclusividades no visual e equipamentos como portas automáticas. Outro detalhe: segundo o Acelerados, o carro já veio para o Brasil blindado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.