Audi Q3 x BMW X1: qual é o melhor SUV premium 'barato' do Brasil
A nova geração do BMW X1 chegou ao Brasil no primeiro semestre trazendo uma bela evolução tecnológica ante o modelo anterior. Com isso, aquele que já era o SUV premium mais vendido do Brasil foi além: no mês passado, somou mais emplacamentos que o sedã Série 3, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Assim, foi o carro de luxo mais vendido no Brasil do mês de junho. Mas qual é o principal concorrente do X1 no mercado nacional? Depois que o XC40 se tornou 100% elétrico, o rival mais próximo do BMW é o Audi Q3.
Os modelos são semelhantes em dimensões, preços e motores. Além disso, o Q3 foi, em junho, segundo colocado no ranking de vendas de SUVs de luxo. Mas, entre os dois, qual é a melhor opção? Confira o comparativo ponto a ponto e veja qual destes SUVs 'baratos' (levando em conta, claro, o mercado premium) faz mais sentido para o seu estilo de vida.
Preço - Q3
O modelo tem preço sugerido de R$ 340 mil. São R$ 10 mil a menos que o X1, cuja tabela é de R$ 350 mil.
Equipamentos - X1
Trazem também controlador de velocidade adaptativo (ACC) e leitor de faixas. Porém, só o BMW oferece de série sistema de som premium (Harman Kardon) e câmeras 360. Além disso, o mapa nativo (que o Q3 não oferece) tem realidade aumentada.
Em equipamentos, a única vantagem do Q3 é a tração 4x4 por demanda. A do X1 é dianteira.
Design e acabamento - X1
As linhas do X1 ficaram mais futuristas nessa nova geração, com muitos recortes. O modelo ganhou traços mais bem definidos como os de um SUV. Visto de lateral, o Q3 traz um quê de perua.
Por dentro, ambos têm painéis com plástico emborrachado, materiais soft touch e alumínio trabalhado. Mas a vantagem do BMW está no acabamento das portas. A do Q3 traz partes de plástico duro e um puxador que lembra o de modelos como Nivus e T-Cross (VW e Audi fazem parte do mesmo grupo automotivo).
Enquanto isso, a porta do X1 tem acabamento todo emborrachado. Além disso, os puxadores são de alumínio.
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Quero receberPorta-malas e espaço interno - empate
Ambos têm porta-malas semelhantes aos de SUVs compactos 20 cm menores - no Brasil, os modelos são considerados médios. Dá para acomodar duas malas médias (23 kg), duas pequenas (15 kg) e sobra espaço para um mochila, no máximo. Abertura elétrica para o compartimento é oferecida nos dois produtos.
Ergonomia - Q3
No Q3, a maioria dos comandos está mais à frente. No X1, no console central. Ambos têm telas multimídia sensíveis ao toque, mas também trazem botões para acessos diretos.
A vitória do Q3 se dá por duas razões. A primeira é o comando do ar-condicionado, feito diretamente no painel. O do X1 é na tela. Só dá para mudar a temperatura diretamente. As demais funções são alteradas no menu climatização do multimídia, obrigando o motorista a sair, por exemplo, da navegação GPS para fazer ajustes.
Além disso, o porta-copos do X1 não tem borrachas nem prensas (presentes no Q3). Com isso, algumas garrafas e latinhas mais finas ficam "sambando" com o carro em movimento, e há risco de o líquido cair.
Conectividade - X1
Ambos têm quatro entradas USB na cabine, todas do tipo C. Trazem também painéis virtuais configuráveis com funcionalidades diferentes. Aqui, é questão de gosto, mas a apresentação do quadro do Q3 é mais bonita.
Desempenho - Q3
Ambos trazem câmbios rápidos nas trocas: automático de oito marchas para o Q3 e automatizado de sete velocidades e duas embreagens para o X1. Os dois modelos são ágeis para acelerar e retomar velocidade e eficientes em situações como ultrapassagens e subidas.
Mas os números extras do Audi fazem a diferença e dão vantagem nítida a esse SUV no quesito desempenho - apesar do fato de ele ser 76 kg mais pesado. Os dados de aceleração corroboram essa impressão. O Q3 vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos e o X1, em 7,6 segundos.
Dirigibilidade - X1
Um pouco mais baixo que o X1, o Q3 não desaponta no quesito dirigibilidade. É um carro gostoso de guiar, mas apresenta menos firmeza que o BMW. Além disso, suas respostas de direção não mudam muito do modo de condução confortável para o esportivo - diferentemente do que ocorre com o concorrente.
Conforto ao rodar - Q3
É um ajuste mais duro que o do Audi, o que acaba fazendo os impactos contra pisos imperfeitos serem mais sentidos no X1. O Q3 tem rodar mais macio.
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