Capitais dos supercarros: 5 cidades que são salões a céu aberto
Em um posto de combustível, um Lamborghini Aventador ocupa a fila do lava-rápido de maneira casual, como se fosse um carro qualquer. Na praça principal, um Bugatti Chiron estaciona na rua mesmo, ao lado de um McLaren 720S. Em frente ao parque, está rolando outro encontro: o da LaFerrari com o Lamborghini Aventador.
Aqui no Brasil, esses carros só são comuns quando há um encontro de superesportivos, ou quando ainda havia o Salão do Automóvel de São Paulo. Mas, em cinco cidades do mundo, desfilam e estacionam pelas ruas aos montes. Dá para ver uma verdadeira reunião de automóveis exclusivos sem necessidade de pagar ingresso.
Mas há um quinto local que não pode deixar de ser mencionado: Dubai. Eu nunca visitei esse destino do Oriente Médio. Porém, frequentemente recebo de seguidores e amigos fotos e vídeos de carrões produzidas no emirado.
Atlanta, EUA
Vamos começar pela menos óbvia. Você sabia que Atlanta, na Geórgia (EUA) é uma capital mundial de supercarros? Mas não é em qualquer lugar que o visitante vai encontrar esportivos e modelos de luxo. Eles estão na região de Buckhead.
Em locais como a avenida Peachtree (que aliás, é um nome comum de ruas da cidade), é comum o desfile de carros completamente modificados, na estética e na mecânica. Eles roncam alto quando o farol abre, chamando a atenção de quem circula pelas largas calçadas.
Atlanta tem forte cultura de preparação automotiva, que fica evidente em suas ruas. E, como curiosidade, a cidade é a sede norte-americana de duas montadoras de luxo, a Porsche (que fica ao lado do aeroporto mais movimentado do mundo) e a Mercedes-Benz. O principal estádio da cidade, aliás, leva o nome da Mercedes.
Los Angeles, EUA
A capital mundial do cinema é também a capital dos supercarros nos Estados Unidos. Não à toa. Los Angeles - e suas imediações - é a residência fixa ou temporária de qualquer pessoa que seja relevante no show business (atores e atrizes, cantoras e cantores, diretores e produtores de cinema, etc).
A Califórnia lidera a corrida pela eletrificação nos EUA, e ver carros elétricos nas ruas de Los Angeles é comum. Mas a cidade é também a capital da ostentação automotiva, repleta de modelos da Ferrari, McLaren, Porsche, Lamborghini, Bentley e Rolls-Royce, entre outras exclusividades.
Em Los Angeles propriamente dita, um tiro certeiro para ver supercarros pelas ruas é Beverly Hills. Impossível visitar a Rodeo Drive e não dar de cara com automóveis luxuosos e esportivos de todos os tipos. Outro ponto que reúne exclusividades sobre rodas é West Hollywood, região descolada repleta de hotéis sofisticados, restaurantes e bares do momento e casas de shows.
Nas imediações de Los Angeles, Malibu é o local a se visitar para quem está em busca dos carros mais exclusivos do mundo. Por lá vivem os mais importantes nomes da indústria de Hollywood.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberDiferentemente de Nova York, com sua ampla rede de metrô e adepta à cultura do caminhar, Los Angeles é uma típica cidade americana. O que isso significa?
É espalhada, com bairros importantes distantes uns dos outros, quarteirões imensos e ruas largas, além de rede de metrô precária. Apesar de toda a consciência ambiental californiana, em Los Angeles prevalece a cultura do automóvel. É de carro que a maioria das pessoas circula - e muitas, de supercarro.
Monte Carlo, Mônaco
Monte Carlo é o principal distrito do principado de Mônaco, um dos locais mais charmosos do mundo. Conhecida pela corrida de Fórmula 1 em suas belíssimas ruas, banhadas pelo Mar Mediterrâneo, é também residência de endinheirados de diversas áreas, e variadas partes do mundo - Ayrton Senna vivia lá.
Não tem erro: no cassino estão sempre estacionados alguns dos carros mais exclusivos do mundo. Há sempre um encontro para ser visto: de Mercedes-AMG com Aston Martin, de Rolls-Royce com Bugatti, etc.
Londres, Inglaterra
Em 2019, uma pesquisa mostrou que Londres foi o local mais marcado com a hashtag "supercars" (supercarros) no Instagram. Não à toa: as ruas da cidade são um parque de diversões para quem ama modelos exclusivos e até excêntricos.
Outro local cheio de automóveis exclusivos é o tradicional bairro de Mayfair. Dá para passar o dia percorrendo os hotéis da região, onde muitos estão estacionados, um ao lado do outro. Foi lá que vi um dos mais belos encontros automotivos: LaFerrari e Lambo Urus.
Londres é, ao lado de Nova York, uma das capitais do mundo. Atrai pessoas de vários lugares para suas ruas, seja provisoriamente ou como residentes fixos. É também um dos epicentros mundiais do mercado financeiro. O dinheiro corre solto, e os carrões também.
Dubai, Emirados Árabes
Como Monte Carlo, Dubai vem sendo um local atraente para endinheirados não apenas do Oriente Médio, mas de todo o mundo. Esportistas e empresários têm residência no local, que atrai muitos britânicos e pessoas de outras partes da Europa.
O capítulo sobre Dubai é menor pois, como contei, nunca visitei o local. Mas é notório que o emirado não poderia ficar de fora dessa lista, pois é um salão de supercarros a céu aberto.
E você, já visitou alguma cidade que é um salão a céu aberto? Qual faltou nessa lista?
Deixe seu comentário