Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Volkswagen deve produzir carros elétricos no Brasil a partir de 2026

A Volkswagen foi a primeira grande montadora a anunciar que, no Brasil, não terá uma linha composta apenas por carros elétricos, diferentemente do que ocorrerá em outros mercados. Pelo contrário: a principal aposta é no híbrido flex nacional. No entanto, a empresa também deve produzir modelos 100% a bateria no País.

A informação vem do presidente mundial da Volkswagen, Thomas Schäfer, em entrevista a jornalistas brasileiros durante o Salão de Munique (IAA Mobility 2023), na Alemanha. O executivo falou com a colunista de UOL Carros e outros representantes da imprensa brasileira no Volkswagen Group Night, evento de prévia para a feira automotiva que abre as portas ao público nesta segunda-feira (4).

Para Schäfer, o etanol é uma solução ideal para o Brasil. E a Volkswagen tem sido a maior adepta ao híbrido flex, que deve lançar em breve no mercado nacional. "Essa solução funcionaria mesmo que fosse exclusiva para o Brasil."

Isso porque a subsidiária brasileira pretende importar a tecnologia do híbrido flex a outros países que não vão aderir ao carro 100% elétrico, como a Índia.

Porém, quando questionado sobre a nacionalização do carro elétrico, Schäfer disse que há planos de produção desse tipo de modelo em território brasileiro. "Isso só ocorrerá depois de 2026."

Volkswagen Group Night

O Volkswagen Group Night ocorreu neste domingo (3), reunindo todas as marcas do grupo alemão. Entre elas estão Audi, Porsche, Lamborghini, Bentley e Bugatti. A empresa antecipou duas atrações que estarão no IAA Mobility.

Uma delas é o ID GTI Concept. O protótipo traz a esportividade da linha GTI para a gama de modelos elétricos da Volkswagen, e terá uma versão final produzida em série.

Isso ocorrerá entre 2024 e 2025. De acordo com Schäfer, a faixa de preço ficará em torno de US$ 30 mil (o equivalente a R$ 150 mil, sem impostos). O modelo deverá ser vendido no Brasil.

Continua após a publicidade
Lamborghini Lanzador
Lamborghini Lanzador Imagem: Rafaela Borges/UOL

ID GTI e DarkRebel foram os dois modelos apresentados durante a prévia. Porém, também estavam expostos carros de outras marcas do grupo, como o protótipo elétrico Lamborghini Lanzador, o Bentley Batur by Mulliner (que tem moldura de ouro no botão de partida) e o Porsche 911 ST (nova versão do superesportivo).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes