Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Novas gerações de Passat e Tiguan: os carros escondidos no Salão de Munique

A principal atração da Volkswagen no IAA Mobility, também conhecido como Salão do Automóvel de Munique (Alemanha), é o conceito ID GTI, que dará origem a um carro elétrico apimentado com preço de cerca de US$ 30 mil (R$ 150 mil) entre 2024 e 2025. Porém, durante o evento, que abre as portas ao público nesta terça-feira (25), a montadora também revelou as novas gerações de dois de seus mais tradicionais modelos: Passat e Tiguan.

O problema? Os produtos foram "escondidos" do grande público, aquela que visita o evento realizado no centro de exposições Messe München e também em alguns locais no centro da cidade. A montadora os expõe apenas no Volkswagen Media Hub, espaço de exibição, entretenimento e palestras criado a cerca de 500 metros do pavilhão.

Para a exposição principal, a montadora reservou espaço para seus modelos elétricos - além do novo ID GTI, há uma versão autônoma da "nova Kombi" - ID Buzz. A má notícia é que as novas gerações de Passat e Tiguan não serão vendidas no Brasil.

Novo Tiguan

Passat e Tiguan usam as mesmas plataformas, mas em versões diferentes: o SUV traz a MQB - no Brasil, é usada no Taos. O outro modelo, que desta vez vem apenas em versão perua, é feito sobre a MQB Evo.

O Tiguan renovado virá ao Brasil em breve, mas não em nova geração. Ainda este ano, o mercado nacional receberá o SUV produzido no México, que é apenas uma reestilização do modelo vendido até o ano passado no País.

Com isso, pelo menos a curto prazo não teremos a nova geração no Brasil. O Tiguan mostrado em Munique estava camuflado, mas com alguns detalhes à mostra. Entre eles, as novas - e imensas - entradas de ar em formato colmeia.

No interior, o carro traz um novo painel virtual personalizável e a central multimídia com tela de 15", sensível ao toque. As dimensões devem ficar superiores às da geração atual. O SUV será mostrado sem camuflagem no último trimestre de 2023, em um evento na sede da Volkswagen em Wolfsburg, também na Alemanha.

Haverá versões a combustão e híbrida - como a que está exposta no Volkswagen Media Hub.

Continua após a publicidade

Nova perua Passat

Ante a geração anterior, a perua Passat cresceu 14 cm em comprimento. O entre-eixos ganhou 5 centímetros. Além disso, há novos faróis full-LEDs matriciais, com alcance até 500 metros à frente.

Nova geração da perua Passat
Nova geração da perua Passat Imagem: Rafaela Borges/UOL

A perua Passat exposta é da versão topo de linha, R Line. Híbrida, combina motor 1.5 a gasolina com elétrico, cuja autonomia é de 100 km, de acordo com a Volkswagen. A potência é de 272 cv.

A versão R Line, com visual esportivo, tem entre os destaques o acabamento com uso de Alcântara e os bancos esportivos. Além disso, portas e painéis trazem iluminação de LED personalizável.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes