Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Strada e Polo lideram vendas de carros em setembro; veja o ranking

Depois da liderança geral de mercado dois meses atrás, o Volkswagen Polo não conseguiu retomar mais essa posição. Pelo segundo mês seguido, a Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil, feito que deve garantir essa conquista para a picape no encerramento de 2023. A picape registrou, em setembro, 12.835 emplacamentos.

O hatch da Volkswagen, porém, se deu bem. Após a liderança de julho, ele havia caído para a terceira posição em agosto. Em setembro, ultrapassou o Chevrolet Onix e voltou ao segundo lugar - consequentemente, ao posto de carro de passeio mais vendido do Brasil, já que a Strada é comercial leve. Foram emplacados 9.515 exemplares do Polo.

Se o VW se deu bem, o Chevrolet se deu mal. Além de perder uma posição, o Onix ficou quase 1.500 unidades atrás do Polo. Com isso, foi ultrapassado pelo concorrente também no acumulado do ano (até agosto, a vantagem do Onix era de cerca de 400 unidades apenas).

Mas a perda de uma posição e da vice-liderança de vendas no acumulado do ano não foi tão ruim para o hatch da Chevrolet. Pelo menos, não quando comparada à queda de participação que outros modelos registraram no mês de setembro. Os dados são da Jato Dynamics.

Carros que se deram mal

O Honda HR-V havia sido o segundo SUV compacto mais vendido do Brasil em agosto. Um feito e tanto, já que há anos o modelo vinha se contentando com, na melhor das hipóteses, uma quinta posição na categoria. Mas em setembro, o Honda não conseguiu repetir o sucesso.

Na lista dos SUVs compactos mais vendidos, o HR-V despencou. O líder foi o Chevrolet Tracker, com o VW T-Cross na segunda posição, o Nivus na terceira e Nissan Kicks na quarta. Ao Honda, restou a quinta colocação na lista dos modelos mais emplacados da categoria.

Outro SUV importante que perdeu participação em setembro foi o Creta. No decorrer deste ano, o Hyundai vinha brigando com T-Cross e Tracker pela segunda posição da categoria. Mas, em agosto, já havia caído para o quarto lugar. No mês passado, o participação foi ainda pior: sexto colocado no segmento.

Integrante da categoria de SUVs médios, o Compass também não tem motivos para comemorar. Da 11ª posição em agosto, caiu para a 17ª em setembro. Pelo menos, não foi superado por seu principal rival, o Corolla Cross, este apenas o 25º veículo mais emplacado do Brasil no mês passado.

Continua após a publicidade

Nova Ranger

Se Compass, HR-V e Creta não têm o que celebrar, a Ranger tem. Com o início das entregas da nova geração da picape, ela vem ganhando participação. E, em setembro, conseguiu o grande feito: foi a segunda mais vendida de sua categoria, a de médias feitas sobre chassi.

Para chegar a essa posição, a Ranger superou a S10, e agora vê apenas a Hilux na frente. O modelo da Toyota é difícil, se não impossível, de superar. Por isso, dá para dizer que a Ford já chegou ao objetivo possível: ser vice-líder.

Em setembro, foram vendidas 3.735 unidades da Hilux. A Ranger somou 1.890 emplacamentos e a S10, 1.635.

Os dez veículos mais vendidos em setembro

1º Fiat Strada - 12.835 unidades
2º Volkswagen Polo - 9.515
3º Chevrolet Onix - 8.033
4º Hyundai HB20 - 7.622
5º Chevrolet Onix Plus - 6.788
6º Chevrolet Tracker - 6.537
7º Fiat Mobi - 6.016
8º Fiat Argo - 5.938
9º Volkswagen T-Cross - 5.365
10º Renault Kwid - 4.978

Continua após a publicidade

Fonte: Jato Dynamics

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes