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Novo Honda Accord chega mais caro do que carro de luxo; veja detalhes

Após chegar em versão híbrida e reestilizada, há dois anos, o Honda Accord agora desembarca no Brasil em nova geração. Esta é a 11ª do sedã topo de linha da montadora no mercado nacional. Mudam visual, dimensões e alguns aspectos no sistema de propulsão, que continua sendo o combinado entre motor a combustão e elétrico.

O preço, por sua vez, assusta. São R$ 324.900. Para comparação, é mais alto que o da versão de entrada do BMW Série 3, a partir de R$ 320.950 na opção 320i - cuja potência, inclusive, é igual. O modelo traz motor 2.0 combinado a dois elétricos.

Um funciona como um gerador de energia. O outro traciona as rodas, raramente em conjunto com o propulsor a combustão. É um sistema semelhante ao do Civic, mas com algumas peculiaridades. A Honda chama o modelo de novo Accord Advanced 2024.

Sistema híbrido do Accord Advanced 2024

O Honda Accord anterior, de 10ª geração, tinha sistema elétrico idêntico ao do Civic 11, lançado no Brasil no início do ano. O que mudou? Os dois motores elétricos estavam no mesmo eixo (em série). Agora, são paralelos.

Segundo a Honda, a disposição promove melhor aproveitamento energético. A bateria teve capacidade reduzida de 1,3 kWh para 1 kWh, sem perdas ao sistema, também conforme a montadora.

Na prática, o funcionamento continua o mesmo. O circuito urbano é o império do motor elétrico. O 2.0 entra em ação, mas não tracionando as rodas. Ele está apenas fazendo o papel de gerador para o sistema, a fim de ser fonte de energia para que o principal motor a eletricidade mova o carro.

E é por causa da energia do motor 2.0 que o elétrico quase sempre tem carga. Como gerador, há queima de combustível do propulsor a combustão, mas não tão acentuada quanto no momento em que ele está tracionando.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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Os dois motores (elétrico e combustão) do Honda Accord Advanced 2024 podem funcionar juntos, como na maioria dos híbridos? Sim. Mas raramente. Isso ocorre em situações como subidas com o pé cravado no pedal do acelerador. Nesses casos, o a eletricidade pode entrar para auxiliar o a combustão.

Mas nem sempre. Para decidir qual tração entregar, o sistema vai medir velocidade e aceleração. Mas também a carga do motor elétrico. Se estiver muito baixa, de acordo com a Honda não vale colocar esse propulsor em ação. Geraria um desgaste, sobrecarregando o sistema e elevando o consumo. Porém, quando (raramente) há o funcionamento conjunto, a potência combinada é de 207 cv.

Para decidir qual motor usar, há o sistema e-CVT no Honda Accord Advanced 2024. Não é um câmbio, pois o carro não têm. Combustão e elétrico tracionam diretamente as rodas. O recurso só vai decidir qual deve fazer isso a cada situação.

Diferentemente do Civic, o Honda Accord Advanced 2024 tem modos elétricos. O motorista pode escolher entre o EV (funcionamento do motor elétrico), Auto (o sistema decide) e Charge (combustão trabalhando para recarregar o motor a eletricidade). Na prática, essas são apenas sugestões do motoristas.

Acionar um modo náo significa que o sistema vai se comportar daquela maneira, apenas que o piloto prefere assim. Mas, no fim das contas, mesmo com as funções elétricas, é o Accord que vai decidir qual motor fará tração. Como no Civic.

Desempenho do Honda Accord Advanced 2024

A Honda divulga a potência e torque do Accord Advanced 2024 baseada no motor elétrico, que tem os melhores números e está em ação por mais tempo. São 184 cv e 34,2 kgfm. A potência, ante o do Accord anterior, não mudou. O torque foi aprimorado em 2 kgfm.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Mas, para comparação, o sedã da Honda está longe de entregar um comportamento tão empolgante quanto o do 320i (para ficar em um exemplo de mesmo preço).

Há também quatro modos de direção: econo, normal, esportivo e individual (dá para configurar padrões diferentes para cada componente). Além de alterar as respostas do conjunto motor-câmbio, essas funções agem também na direção.

No esportivo, a assistência elétrica é reduzida, deixando a direção mais firme. O carro não tem nenhuma pegada de esportividade (seu ajuste é para o conforto), mas faz curvas com firmeza.

Design e acabamento

Na 11ª geração, o Accord Advanced 2024 perdeu a a grade com faixa cromada que tinha na anterior. Ganhou um componente maior e escurecido. Os faróis, full-LEDs com facho alto automático, também foram redesenhados.

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O modelo traz rodas de 18" e cinco raios. Elas têm duas cores e dão um toque de esportividade ao modelo. Apesar de ter três volumes bem definidos, a coluna C é rebaixada, garantem um ar mais jovial ao design do sedã. A traseira é a parte mais bonita, com o para-brisa inclinado e as lanternas interligadas.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Accord Advanced 2024 tem 4,97 m de comprimento, 6,7 cm a mais que o modelo anterior. As demais dimensões, porém, foram mantidas. O entre-eixos é de 2,83 metros. Três passageiros poderiam ficar bem acomodados no banco de trás, mas o túnel central alto tira um pouco do privilégio do ocupante do meio.

O porta-malas tem 574 litros da capacidade. É mais alto do que o da maioria dos sedãs e tem bom ângulo de entrada. Ponto negativo: a abertura não é elétrica.

Tecnologia do Accord Advanced 2024

O novo Accord Advanced 2024 traz painel digital, mas com poucas opções de configuração. O multimídia tem tela wide e abandona aquele problema dos Honda feitos no Brasil: a semelhança com uma TV de tubo (não são só os Toyota que têm). Já o sistema operacional é igual ao dos carros nacionais da montadora.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Há quatro entradas USB (duas atrás e duas na frente, todas do tipo C). Conexões para Android Auto e Apple CarPlay são sem fio, e o carro traz carregador de smartphone por indução.

Entre as assistências à direção, há sensor de ponto cego, controlador de velocidade adaptativo, leitor de faixas com centralização e frenagem autônoma de emergência. O novo Honda Accord Advanced 2024 tem oito air bags.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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