Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Rampage tem estreia triunfal e mostra que Toro é que está certa

Apesar de ter sido apresentada no meio do ano, a Rampage só começou a ser entregue aos clientes em outubro. E a estreia do modelo foi triunfal - muito superior à de outro lançamento importante lançamento deste ano, a Montana, que até hoje não conseguiu decolar. O que corrobora que a estratégia correta é a da Fiat Toro, já que os dois modelos são feitos na mesma plataforma.

Primeiro modelo nacional da nova fase da RAM no Brasil, a Rampage trouxe a mesma receita do modelo da Fiat: tem porte médio, mas é feita em plataforma de carro de passeio. Além disso, tem opções a gasolina (flex na Toro) e a diesel. E, diferentemente da irmã, todas as versões são 4x4 (a Fiat só oferece tração integral nas opções a diesel).

A Rampage, portanto, é uma Toro em maiores proporções. E, com maiores, não me refiro às dimensões, e sim ao posicionamento de mercado. Um pouco superior à Fiat em comprimento, o produto da RAM investe mais em tecnologia e motor a gasolina mais potente para atender clientes mais abonados.

Uma análise sobre o segmento de picapes - e por que a Toro até hoje não teve uma rival à altura - eu farei ainda esta semana. Aqui, o objetivo é mostrar o resultado da estreia da Rampage no ranking de vendas. Os dados abaixo são da Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave) e abrangem o período de 1º a 29 de outubro.

Vice-líder

Quando analisamos todo o segmento de picapes, a Rampage é sexta colocada no ranking de vendas em outubro, a dois dias do fechamento do mês. À frente dela estão respectivamente Strada, Hilux, Toro, Saveiro e Montana. Mas quando partimos apenas para os modelos 4x4 e na mesma faixa de preço, o modelo da RAM já é vice-líder.

Nesse caso, à frente da Rampage em setembro aparece apenas a Hilux. A RAM somou de 1º a 29 de outubro 2.166 unidades vendidas, ante as 3.630 do modelo da Toyota. Com o resultado, a novata ultrapassa dois pesos-pesados do segmento, Ranger e S10.

O veículo da Ford, que embalou em vendas após a mudança de geração - também em meados do ano - é terceiro colocado. O da Chevrolet ocupa a quarta posição.

Mas é preciso ficar atento ao desempenho da Rampage nos próximos meses, pois outubro pode refletir resultado da longa pré-vendas. As unidades emplacadas agora são as vendidas durante o processo. Por outro lado, a Montana, outra estreante importante de 2023 entre as picapes, também passou por perído de reservas, mas não obteve resultado tão significativo na estreia.

Continua após a publicidade

Quais são as rivais da Rampage

Quem leu o bloco acima pode dizer: mas a Rampage não é rival de Hilux, Ranger e S10. Quem pensa isso por um lado tem razão. Por outro, não. O modelo da RAM é feito sobre base de carro de passeio, enquanto as demais, mais robustas, são construídas sobre chassi.

Só que a Rampage tem sempre tração 4x4, mesma faixa de preço de algumas versões das picapes sobre chassi e briga por parte dos clientes de modelos desse segmento - especialmente aqueles que não precisam do produto para o trabalho pesado.

Em conceito, o mais próximo da Rampage é a própria Toro. Porém, o modelo da Fiat está posicionado em uma faixa bem abaixo em preços. Já Montana e Oroch são menores, não têm motores a diesel nem tração 4x4. Estão mais para Strada.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes