Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Carros mais desejados: veja 10 modelos que dispararam em vendas em 2023

O ano de 2023 terá o mesmo líder de 2022 entre os automóveis e comerciais leves. Pela terceira vez seguida, a Fiat Strada será a primeira colocada na lista dos mais vendidos. Mas, apesar de nenhum carro ter conseguido tirar o produto do número 1 do ranking de emplacamentos, há modelos que têm muito a comemorar.

Esses produtos dispararam em vendas no ano de 2023. De janeiro a novembro, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves aumentaram 10,67%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, alguns veículos tiveram crescimento superior a 20%, sendo que o que mais cresceu ultrapassou os 1.600%.

Aqui, listamos os dez automóveis e comerciais leves que registraram, por razões variadas, as maiores altas em emplacamentos. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e consideram sempre o acumulado de janeiro a novembro de 2023, na comparação com igual período do ano passado.

A Volkswagen domina o levantamento. Apesar de não ter se destacado na lista de marcas que fizeram os lançamentos mais importantes do ano (não houve nenhum produto inédito nacional ou nova geração, apenas versões e reestilização), a montadora tem quatro dos dez produtos com maior crescimento em 2023.

Também merece destaque a RAM. Mas não com a Rampage, produto inédito que, portanto, não tem comparação com 2022. Os dois veículos que estão na lista são de nicho, mas tiveram forte alta nas vendas em 2023.

Para chegar aos campeões de crescimento (veja no fim do texto), foram consideradas duas listas: a dos 50 automóveis e os 50 comerciais leves mais emplacados em 2022 e 2023 (de janeiro a novembro). Portanto, modelos que não constam nesse ranking, divulgados pela Fenabrave, podem ter ficado de fora mesmo registrando alta maior.

Siga o UOL Carros no

Os campeões de crescimento

Três modelos tiveram crescimento que chamaram bastante a atenção. O que registrou a maior alta foi o Volkswagen Polo. De janeiro a novembro de 2023, ele somou 93.246 emplacamentos, ante os 5.306 do mesmo período de 2022. Com isso, o avanço foi de 1.657%.

Continua após a publicidade

O Polo estava em decadência no mercado brasileiro até 2022, quando foi reestilizado e ficou mais barato - e também mais simples. Isso ajudou a despertar as vendas do modelo. Mas a grande jogada veio mesmo no início de 2023, com o lançamento da versão de entrada, Track.

Com isso, o Volkswagen será o carro de passeio mais vendido de 2023 - já que a líder Strada é comercial leve - e vice-líder do mercado geral, atrás apenas da picape da Fiat. O exemplo do Virtus é semelhante.

Modelo também esquecido pelo público em 2022, o sedã somou 23.465 emplacamentos em 2023. A alta foi de 386%. No início deste ano, o Virtus passou por reestilização e reformulação na linha, fatores que alavancaram suas vendas.

No caso do HR-V, o aumento foi de 260%. No acumulado dos nove primeiros meses de 2023, o SUV registrou 43.853 emplacamentos. A chegada da nova geração, em agosto do ano passado, foi importante para o crescimento, mas não a única razão.

Por causa da mudança na legislação ambiental, no início de 2022, a Honda deixou de fabricar o antigo HR-V no fim de 2021. Isso significa que ele praticamente não teve unidades além das restantes no estoque vendidas durante sete meses do ano passado (de janeiro a julho).

O caso do C3 é semelhante ao da Honda. A antiga geração do modelo saiu de linha em 2021 (mas não no fim do ano, e sim em abril). A nova foi lançada no fim de 2022. Portanto, em seu primeiro ano completo de vendas, 2023, houve alta de 225% nos emplacamentos, que totalizaram 24.559 unidades.

Continua após a publicidade

Modelos da RAM

Siga o UOL Carros no

Outros campeões de alta nas vendas em 2023 foram duas picapes da RAM, Classic e 3500. A diferença ante o HR-V e o C3 é que nenhuma delas tinha antiga geração no Brasil. Em 2022, foram lançadas como modelos inéditos.

Com um ano completo de vendas em 2023, a Classic somou até novembro 1.973 emplacamentos, alta de 695%. No caso da 3500, o crescimento foi de 70,4%, com 2.985 unidades emplacadas.

Apesar de serem também campeões de alta de crescimento, o caso dos modelos da RAM é diferente dos de Polo, Virtus, HR-V e C3. Isso porque são modelos de nicho, com volumes bem mais baixos, com relevância de mercado menor que a dos outros quatro campeões citados no início do texto.

Outras picapes

Entre as picapes de maior volume, a campeã de crescimento é a Saveiro, que dobrou seus emplacamentos. A alta foi de 103%, com 41.317 unidades emplacadas até novembro. A reestilização do produto contribuiu pouco para o resultado. Afinal, ela ocorreu há menos de três meses, e o veículo já vinha tendo bom desempenho até então.

Continua após a publicidade

Outro grande destaque foi a Ranger. O modelo somou 17.902 emplacamentos, alta de 40,2%. A disparada começou após a chegada da nova geração, em julho. No ranking de vendas mensal, o modelo vem aparecendo à frente da S10 - mas a Chevrolet conseguirá manter a vantagem no acumulado do ano.

Além disso, embora a Ranger não tenha afetado a participação da Hilux, a picape da Toyota que é líder do segmento vem perdendo força em suas versões topo de linha, segundo fontes de mercado. É justamente nas configurações mais caras que a Ranger se destaca.

O crescimento da Amarok é até maior que o da Ranger. No entanto, é baseado em um número de vendas bem menor. O modelo da Volkswagen teve aumento de 42,9% nos emplacamentos em 2023. No período, foram vendidos 7.280 exemplares.

Não houve novidade na Amarok em 2023. As atualizações da picape estão previstas para 2024. No entanto, a Volkswagen fez promoções que deixaram o produto com preço mais competitivo no decorrer deste ano.

Nissan Versa

Siga o UOL Carros no
Continua após a publicidade

Também está na lista de modelos que mais cresceram em 2023 o Nissan Versa. O modelo registrou uma taxa menor que a de outros carros de passeio, como Polo, Virtus, C3 e HR-V. Além disso, não traz a representatividade de mercado desses produtos em volume.

Ainda assim, avançou 51,2%, com 7.835 unidades vendidas. O principal fator para o resultado é a reestilização aplicada no modelo no início do segundo semestre. Mas, antes disso, a Nissan já havia começado a trabalhar mais o produto, oferecendo todas as versões nas concessionárias - algo que não ocorreu em 2022.

Embora não estejam na lista das dez maiores altas, outros produtos merecem destaque, por terem avançado além dos 20% neste ano. O grupo tem o Nivus, com alta de 38,3%, o Kicks (30,1%), o HB20S (22%) e o Onix (20,4%).

Os dez maiores crescimento de 2023

1º Volkswagen Polo - 1.657%
2º RAM Classic - 695%
3º Volkswagen Virtus - 386%
4º Honda HR-V - 260%
5º Citroën C3 - 225%
6º Volkswagen Saveiro - 103%
7º RAM 3500 - 70,4%
8º Nissan Versa - 51,2%
9º Volkswagen Amarok - 42,9%
10º Ford Ranger - 40,2%

Cálculos feitos a partir de dados de emplacamentos da Fenabrave

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes