Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

SUVs elétricos: quatro novas opções de até R$ 300 mil para ter na garagem

GWM Ora 03 e BYD Dolphin: muito se falou em 2023 desses dois produtos, que deixaram os modelos elétricos acessíveis a mais pessoas. Por R$ 150 mil, ticket médio de um SUV compacto, atingiram em cheio as famílias de classe média que têm mais de um carro. No caso do Dolphin, a respostas em boas vendas foi imediata - o Ora 03 só chegou no fim do ano.

Mas, acima desses dois produtos, há outras opções interessantes, maiores e um pouco mais tecnológicas. Estão na faixa entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. Alguns são semelhantes aos valores das versões de topo de Compass, Taos e ZR-V, entre outros. Outros já estão mais próximos do Commander, por exemplo.

Muitos chegaram ao País entre 2022 e 2023. O grupo é composto apenas por SUVs médios, e é bem mais amplo que os de hatches elétricos de R$ 150 mil. Se estes "popularizaram" o acesso ao carro elétrico, os médios também são uma resposta de levar esses produtos a mais pessoas.

Isso porque até 2022, a maioria dos SUVs 100% a bateria era de marcas de luxo. Entre eles Audi e-tron, Mercedes-Benz EQE, Volvo XC40 Ultimate e BMW IX, entre outros. Preços? No mínimo R$ 400 mil.

Abaixo, listei boas quatro opções entre os SUVs elétricos médios com preços entre R$ 200 mil e R$ 300 mil (e um quinto produto, que é semelhante a todos, mas não está à venda). Vale lembrar que os valores podem sofrer reajustes na virada do ano, pois haverá aumento de imposto de importação para elétricos estrangeiros.

BYD Yuan Plus

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Yuan Plus traz tecnologias como ACC, multimídia com tela giratória e câmeras 360 com múltiplas opções de visualização - que funciona, inclusive, em movimento. O multimídia pode receber alguns aplicativos nativos, como Spotify.

Renault Megane e-tech

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O SUV tem ainda painel de instrumentos digital e multimídia integrados - com telas de 12,3" e 9", respectivamente. Mas é um pouco menor que BYD Yuan Plus, que tem 4,45, ante os 4,20 m de comprimento do Renault.

O Megane e-tech tem motor com 220 cv e 30,6 kgfm. A autonomia é de 337 km.

Volvo EX30

Imagem
Imagem: Divulgação

E ele nem é o menor produto da lista. Tem 4 cm a mais que o Megane. Além da versão de entrada, Core, há a Plus (R$ 264.950) e a Ultra (R$ 279.950). Elas se diferenciam pelo nível de equipamentos, pois o motor é sempre o mesmo: traseiro, com 272 cv e 35 kgfm.

Mas há algumas soluções simplificadas, como multimídia e painel de instrumentos na mesma tela - central e vertical. Quanto à autonomia, esta ainda não foi aferida conforme as normas do Inmetro pois, aqui, há uma má notícia. O EX30 está em pré-venda, mas só começa a ser entregue aos clientes brasileiros em abril.

Continua após a publicidade

Volvo XC40 Plus

Modelo que já foi o elétrico mais vendido do Brasil, o XC40 Plus nem deveria estar nessa lista, já que tem tabela de R$ 339.950. Porém, até o fim de dezembro está com preço promocional de R$ 299.950. Assim, entrou na seleção.

Versão de entrada do XC40, a Plus tem motor traseiro de 241 cv e autonomia de 367 km. Ante a topo de linha Ultimate (R$ 399.950), perde um motor, potência (a mais cara tem 408 cv) e alguns itens.

Entre eles, o sistema de som da Harman Kardon e as câmeras 360. As rodas da Plus também são diferentes das usadas na versão Ultimate.

Bônus: Volkswagen ID.4

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Por isso, ele não entra na lista dos quatro, e sim como bônus. Afinal, aqui a ideia é mostrar opções para comprar entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. E o ID.4 você não pode comprar.

Nascido em uma plataforma criada especialmente para carros elétricos, se destaca pelo espaço interno, e tem porta-malas de 543 litros, um destaque na categoria.

A tração é traseira e o motor elétrico entrega 204 cv e 31,6 kgfm. Traz um bom pacote de tecnologias de assistência à condução, com ACC e leitor de faixas com função de correção e centralização.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes