SUVs elétricos: quatro novas opções de até R$ 300 mil para ter na garagem
GWM Ora 03 e BYD Dolphin: muito se falou em 2023 desses dois produtos, que deixaram os modelos elétricos acessíveis a mais pessoas. Por R$ 150 mil, ticket médio de um SUV compacto, atingiram em cheio as famílias de classe média que têm mais de um carro. No caso do Dolphin, a respostas em boas vendas foi imediata - o Ora 03 só chegou no fim do ano.
Mas, acima desses dois produtos, há outras opções interessantes, maiores e um pouco mais tecnológicas. Estão na faixa entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. Alguns são semelhantes aos valores das versões de topo de Compass, Taos e ZR-V, entre outros. Outros já estão mais próximos do Commander, por exemplo.
Muitos chegaram ao País entre 2022 e 2023. O grupo é composto apenas por SUVs médios, e é bem mais amplo que os de hatches elétricos de R$ 150 mil. Se estes "popularizaram" o acesso ao carro elétrico, os médios também são uma resposta de levar esses produtos a mais pessoas.
Isso porque até 2022, a maioria dos SUVs 100% a bateria era de marcas de luxo. Entre eles Audi e-tron, Mercedes-Benz EQE, Volvo XC40 Ultimate e BMW IX, entre outros. Preços? No mínimo R$ 400 mil.
Abaixo, listei boas quatro opções entre os SUVs elétricos médios com preços entre R$ 200 mil e R$ 300 mil (e um quinto produto, que é semelhante a todos, mas não está à venda). Vale lembrar que os valores podem sofrer reajustes na virada do ano, pois haverá aumento de imposto de importação para elétricos estrangeiros.
BYD Yuan Plus
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/20/2023/12/26/byd-yuan-plus-1703629958710_v2_750x421.jpg)
O Yuan Plus traz tecnologias como ACC, multimídia com tela giratória e câmeras 360 com múltiplas opções de visualização - que funciona, inclusive, em movimento. O multimídia pode receber alguns aplicativos nativos, como Spotify.
Renault Megane e-tech
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/2c/2023/10/11/renault-megane-e-tech-1-1697058530021_v2_750x421.jpg)
O SUV tem ainda painel de instrumentos digital e multimídia integrados - com telas de 12,3" e 9", respectivamente. Mas é um pouco menor que BYD Yuan Plus, que tem 4,45, ante os 4,20 m de comprimento do Renault.
O Megane e-tech tem motor com 220 cv e 30,6 kgfm. A autonomia é de 337 km.
Volvo EX30
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/galeria/83/2023/06/07/volvo-ex30-1686140646456_v2_750x421.jpg)
E ele nem é o menor produto da lista. Tem 4 cm a mais que o Megane. Além da versão de entrada, Core, há a Plus (R$ 264.950) e a Ultra (R$ 279.950). Elas se diferenciam pelo nível de equipamentos, pois o motor é sempre o mesmo: traseiro, com 272 cv e 35 kgfm.
Mas há algumas soluções simplificadas, como multimídia e painel de instrumentos na mesma tela - central e vertical. Quanto à autonomia, esta ainda não foi aferida conforme as normas do Inmetro pois, aqui, há uma má notícia. O EX30 está em pré-venda, mas só começa a ser entregue aos clientes brasileiros em abril.
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Modelo que já foi o elétrico mais vendido do Brasil, o XC40 Plus nem deveria estar nessa lista, já que tem tabela de R$ 339.950. Porém, até o fim de dezembro está com preço promocional de R$ 299.950. Assim, entrou na seleção.
Versão de entrada do XC40, a Plus tem motor traseiro de 241 cv e autonomia de 367 km. Ante a topo de linha Ultimate (R$ 399.950), perde um motor, potência (a mais cara tem 408 cv) e alguns itens.
Entre eles, o sistema de som da Harman Kardon e as câmeras 360. As rodas da Plus também são diferentes das usadas na versão Ultimate.
Bônus: Volkswagen ID.4
![Imagem](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/fe/2021/09/28/id4-1632866807753_v2_750x421.jpg)
Por isso, ele não entra na lista dos quatro, e sim como bônus. Afinal, aqui a ideia é mostrar opções para comprar entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. E o ID.4 você não pode comprar.
Nascido em uma plataforma criada especialmente para carros elétricos, se destaca pelo espaço interno, e tem porta-malas de 543 litros, um destaque na categoria.
A tração é traseira e o motor elétrico entrega 204 cv e 31,6 kgfm. Traz um bom pacote de tecnologias de assistência à condução, com ACC e leitor de faixas com função de correção e centralização.
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