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2024 será o ano das picapes, mas também terá 3 SUVs inéditos; confira

O ano passado ficará conhecido na memória do mercado de carros como o ano das picapes, pois teve inúmeros lançamentos do segmento no Brasil. Já 2024 não deverá ser muito diferente: as concessionárias voltarão a receber produtos novos da categoria, sejam eles inéditos, novas gerações ou atualizações.

Haverá, no entanto, outras novidades. Dentre elas, três carros inéditos na maior categoria de veículos no mercado brasileiro, a de SUVs compactos, e um elétrico para concorrer com as versões mais caras de Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Hyundai HB20.

Abaixo, veja quais serão os lançamentos mais importantes de 2024.

Picapes

GWM Poer
GWM Poer Imagem: Divulgação

Ainda no primeiro semestre deste ano, é esperada a chegada de um modelo inédito no segmento de picapes médias: a Titano, da Fiat. O produto será feito no Uruguai e baseado na Landtrek - a marca francesa e a italiana fazem parte do mesmo grupo automotivo, a Stellantis.

A Titano vem para concorrer com Hilux, Ranger, S10 e Amarok, entre outras. No entanto, deverá focar nas versões de entrada desses produtos, mais voltadas ao trabalho. Será um modelo para uso comercial, sem o apelo de lifestyle que as configurações de topo das demais picapes da categoria estão assumindo.

Também na primeira metade do ano devem chegar as atualizações de Volkswagen Amarok e Chevrolet S10 - em resposta ao sucesso da nova Ford Ranger, que está conquistando muitos clientes do segmento. Ambas vão receber apenas atualizações estéticas.

As da S10 prometem ser um pouco mais profundas que as da Amarok, principalmente no interior - de acordo com informações de fontes. O modelo da Chevrolet é produzido no Brasil e o da Volkswagen, na Argentina.

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Vale lembrar que a atualização da Amarok está sendo desenvolvida exclusivamente para o mercado sul-americano. No mundo, ela já ganhou uma nova geração - que, inclusive, compartilha plataforma com a nova Ford Ranger, lançada no Brasil em 2023.

No segundo semestre, chegará o primeiro produto brasileiro da GWM, a Poer. Ela começa a ser produzida em maio em Iracemápolis, no interior de São Paulo. O modelo será uma picape média com 5,41 metros e capacidade de carga de 1.050 kg.

A Poer virá equipada com sistema híbrido. Assim como a Titano, o objetivo da picape nacional da GWM é concorrer com Hilux, Ranger, S10, Amarok e outros produtos do segmento.

SUVs

C3 Aircross de sete lugares
C3 Aircross de sete lugares Imagem: Rafaela Borges/UOL

Um dos grandes lançamentos de 2024 será o Yaris Cross. De todas as principais marcas do Brasil (as dez que mais vendem carros no País), a Toyota é a única que ainda não tem um SUV compacto.

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Esse problema será resolvido com o Yaris Cross - o período de 2024 em que será lançado ainda não foi divulgado. O modelo vai concorrer com T-Cross, Tracker, Creta, HR-V, Kicks e Renegade, entre outros. E por falar em Kicks, a nova geração do Nissan, que terá motor 1.6 turbo, ficará para 2025.

O propulsor, porém, vem antes. Ele estreia ainda no primeiro semestre do ano no Kardian, o novo produto da Renault. Esse SUV deverá concorrer com modelos de uma categoria abaixo da do Yaris Cross, que tem como principais nomes o Pulse e o Nivus.

Outro produto que pode chegar ainda em 2024 é o terceiro carro feito sobre a plataforma do C3. No ano passado, foi lançado o C3 Aircross - apenas na versão de cinco lugares; a de sete ficará para março. Já o modelo inédito dessa arquitetura será um SUV cupê nos moldes do Fastback.

Como os demais Citroën, deverá ter forte apelo de custo-benefício - a marca é a de entrada do Grupo Stellantis. Motor 1.0 turbo é esperado. Se for mesmo lançado em 2024, o SUV cupê deve ficar para o segundo semestre.

Já entre os SUVs médios, uma boa novidade do primeiro semestre será a versão 2.0 turbo do Commander. Esse propulsor é o mesmo da RAM Rampage e tem 272 cv de potência. A tração será 4x4 e o câmbio, automático de nove marchas.

A coluna apurou que o 1.3 flex será mantido na linha Commander, mas apenas na versão de entrada, Longitude. O novo 2.0 turbo vai deixar o modelo com preços mais altos que os sugeridos atualmente para o flex - cerca de R$ 250 mil para a versão Limited e R$ 280 mil para a Overland.

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Para o Commander, o 2.0 turbo está confirmado, segundo fontes da coluna. Porém, há rumores de que ele também será usado em algumas versões do Compass.

Elétrico de entrada

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A BYD causou comoção no mercado ao lançar, em 2023, o Dolphin por R$ 150 mil. O carro elétrico vem registrando boas vendas e foi tão significativo no Brasil que venceu os principais prêmios do ano passado - inclusive o UOL Carros.

Para este ano, a BYD vai além: lançará um elétrico para concorrer com as versões de topo de Polo, Onix e HB20. Trata-se do Seagull, que no País será chamado de Dolphin Mini. Se fosse lançado em 2023, custaria R$ 110 mil.

Porém, na virada do ano, os impostos para carros elétricos importados - como o Dolphin Mini - ficaram mais altos. Então, resta saber, no lançamento, se a BYD vai subsidiar esse aumento da taxa alfandegária ou aplicá-la a seu inédito produto.

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