Picape é lenta? Essas 3 'brutas' provam o contrário e já chegaram ao Brasil
Motores V8, V6. Potências de 272, 300, 400 cv. Aceleração de zero a 100 km/h em menos de seis segundos. Esse poderia ser o início de uma história sobre carros esportivos. Mas, aqui, falaremos de picapes.
Que 2023 foi o ano em que os modelos com caçamba se destacaram na agenda de lançamentos eu já falei aqui diversas vezes. Mas, com tantas picapes no mercado, um grupo chamou a atenção: o de picapes que são extremamente rápidas.
No tradicional segmento de modelos a diesel, tão cultuado entre os clientes mais fiéis de picapes, a VW Amarok não perdeu o posto. Ainda é a mais rápida para acelerar de zero a 100 km/h. Só que, agora, há picapes a gasolina que conseguem ser mais ainda mais ágeis.
É o caso de um produto lançado no finalzinho do ano passado: Ford Ranger Raptor. Antes disso, a Ram Rampage R/T já tinha surpreendido pela impressionante capacidade de ganhar velocidade.
O modelo foi lançado em meados do segundo semestre de 2023. Mas não é só: Chevrolet Silverado e Ford F-150 são os novos produtos com motores V8 e mais de 350 cv do mercado. Vieram brigar com a Ram 1500.
Com tantos produtos de caçamba, mas com dimensões e preços diferentes e não necessariamente voltados ao mesmo perfil de consumidor, decidi fazer essa lista divida em grupos. Abaixo, você verá as três picapes mais rápidas do Brasil em cinco categorias: 0 a 100 km/h, velocidade final, motor a diesel e grandes a gasolina.
Eu poderia ter incluído as pequenas? Afinal, este ano a líder Strada ganhou motor 1.0 turbo, e ficou bem rapidinha para acelerar e ganhar velocidade. Porém, o assunto aqui é mais focado em desempenho tão forte que chega a ser incomum para uma picape.
E, como no segmento de pequenas não há nenhum produto com esse foco, decidi deixá-las de fora. Os dados de velocidade final e 0 a 100 km/h são os divulgados pelas respectivas fabricantes.
Zero a 100 km/h
Neste grupo, não importa se o motor é a diesel ou a gasolina: o objetivo é mostrar qual picape vai mais rápido de 0 a 100 km/h. E a vitória vem com uma certa vantagem ante as demais postulantes ao título. É da Ford Ranger Raptor.
Com seu V6 biturbo a gasolina de 397 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. O segundo lugar é da Ram 1500, que leva 6,4 s para cumprir a mesma missão. O propulsor V8 entrega 400 cv de potência.
O terceiro lugar é da Rampage R/T. O motor é o mesmo das demais versões: 2.0 turbo quatro-cilindros de 272 cv. Porém, traz um ajuste para deixar a topo de linha mais rápida. Faz 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
Velocidade máxima
Por serem produtos altos e pesados, as picapes costumam ser limitadas a máximas de 180 km/h. Tanto que, nas duas listas abaixo, voltará a ser considerado o zero a 100 km/h para o ranking.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberPorém, nos vídeos da Raptor que postei em meu perfil no Instagram, alguns seguidores perguntaram se a Ford também era a mais rápida na velocidade final. Por isso, resolvi mostrar aqui esse ranking porque, de fato, a Ranger esportiva não é.
Como a maior parte das demais picapes, sua velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Por isso, nesse quesito, o primeiro lugar é da Rampage R/T, com 220 km/h. O modelo de entrada da Ram também fica com a segunda posição.
Ela é ocupada pelas demais versões a gasolina (Rebel e Laramie), que atingem 210 km/h. Aqui, um dado apenas como curiosidade: elas vão de zero a 100 km/h em 7,1 s. Voltando à velocidade final, a VW Amarok ficou com o terceiro lugar: 190 km/h.
Modelos a diesel
Com motor V6 turbodiesel de 258 cv, a Amarok acelera de zero a 100 km/h em 7,4 segundos e ocupa a liderança disparada nesse ranking. A nova geração da Ranger, lançada em meados de 2023, também ganhou um V6 turbodiesel nas versões XLS, XLT e Limited.
O propulsor tem 250 cv e leva a picape de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Com isso, as Rangers V6 a diesel ocupam a segunda posição do ranking. O terceiro lugar é da Chevrolet S10.
Com motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros e 200 cv, a S10 vai de zero a 100 km/h em 10,1 segundos. Nos três casos, as picapes têm câmbio automático.
Modelos grandes a gasolina
As grandalhonas ganharam uma parte só delas porque são diferentes das tradicionais. Com preços altos, são muitos mais produtos de lifestyle do que para o trabalho. E também recebem uma certa adoração mundial, pela história e o que representam no mercado norte-americano.
Nos EUA, a linha F da Ford, as variadas versões da Chevrolet Silverado e a gama Ram são os três veículos mais vendidos (exatamente nesta ordem). A mais rápida da turma é a RAM 1500, que vai de zero a 100 km/h em 6,4 segundos com seu V8 de 400 cv.
O V8 da F-150 tem 405 cv, e leva o modelo de zero a 100 km/h em 7,1 segundos, garantindo à Ford a segunda posição. O terceiro lugar é da Silverado. Também V8 (360 cv), cumpre essa missão em 7,4 segundos.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário