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Carro para 'puristas'? O que significa a sigla 'T' em esportivos da Porsche

A Porsche lançou no ano passado, no Brasil, a versão T para a geração 992 do 911. Um dos mais longevos e tradicionais esportivos, esse modelo carrega muita história. Por isso, quase tudo no produto tem um significado. E a sigla "T" não foge do roteiro.

"T" significa Touring, e foi usada pela primeira vez para identificar uma versão do 911 no final dos anos 60. A sigla é usada para configurações do esportivo que são mais puristas, voltadas ao melhor desempenho tanto na hora de acelerar quanto em curvas.

Isso não quer dizer que as versões T são as mais rápidas para acelerar da linha, nem as mais equilibradas em curvas. Na gama atual, esses postos são respectivamente do Turbo S e do semipista GT3 RS.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O 911 Carrera T que você vê aqui, nesta cor rosa, custa R$ 45 mil a mais que o modelo mais barato da linha, o Carrera. Mas o motor é o mesmo 3.0 turbo seis-cilindros boxer. Potência e torque também não mudam. Ainda assim, o produto foi criado para ser mais visceral.

O que o Porsche 911 T tem

A partir de R$ 880 mil, o 911 T foi criado para ser cerca de 50 kg mais leve que o Carrera. A principal razão dessa redução de peso é a retirada dos dois bancos traseiros. Além disso, há um diferencial é algo altamente purista: a versão de destaque é com câmbio manual. Assim surgiu o produto na Europa.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Resultado: nada de dieta. O 911 T continua tendo, no Brasil, os mesmos 1.505 kg do Carrera - dados da ficha técnica disponível no configurador da Porsche. Apesar disso, há outros diferenciais, a maioria voltada para aprimorar o desempenho em curvas.

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O modelo tem vão livre do solo 10 mm mais baixo que o Carrera. Além disso, traz um sistema no eixo de trás para distribuição de torque entre as duas rodas - a tração é traseira. Com isso, foi reforçado o equilíbrio do modelo. Principalmente nas curvas, mas também na hora de cravar o pé no pedal do acelerador.

Outro diferencial é o revestimento acústico, menos reforçado que no Carrera. Isso ocorre para que o motorista possa escutar melhor o motor seis-cilindros boxer, com um ronco belíssimo principalmente quando está acionado o modo Sport Plus de condução.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Opcionais

O preço básico do 911 T é de R$ 880 mil, mas a realidade é que quase nenhum cliente paga isso pelo carro. Há uma infinidade de opcionais, entre itens de segurança, estética e desempenho. O exemplar testado, por exemplo, traz diversos.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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Outro opcional é o teto solar, por R$ 3.823. Mas o cliente também pode escolher o de carbono, que sai por R$ 27.213. Até a cor é especial. Chamada de Rubi Estrela Neo (Ruby Star Neo), custa R$ 20.752.

As rodas do exemplar são de série, mas há diversas opções - com preços que podem ultrapassar R$ 18 mil. Só que os modelos usados neste exemplar rosa também têm custo, pois receberam uma pintura especial de R$ 9.101.

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Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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