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Novos Discovery Sport e Evoque são apresentados; veja preços e o que mudou

A crise de abastecimento mundial de automóveis impactou bastante no mercado de luxo no Brasil. Nesse contexto, marcas que montam localmente seus veículos conseguiram se dar melhor, e o maior exemplo é a líder do segmento BMW. Outro é a JLR (antiga Jaguar Land Rover), que tem planta em Itatiaia (RJ), de onde saem o Range Rover Evoque e o Discovery Sport.

Agora, os SUVs brasileiros (que também são os mais vendidos do grupo) chegam à linha 2024 com algumas mudanças. As principais estão no interior. Ambos receberam painel e central multimídia que estrearam nos Range Rover mais caros - seguindo o exemplo do Velar, no fim do ano passado.

Há também algumas alterações no visual - um pouco mais extensas no Evoque. No entanto, não houve mudanças mecânicas. O Discovery Sport tem opções D200 (diesel), de 204 cv, e P250 (gasolina), de 250 cv. Ambas os propulsores são 2.0 turbo.

O modelo familiar parte de R$ 434.990 - valor da versão D200. Já o Evoque vem apenas na versão P250, por R$ 471.950.

Discovery Sport

O Discovery é uma das únicas opções de sete lugares entre os SUVs médios de luxo - a alternativa é o Mercedes-Benz GLB. Além deles, há oferta de três fileiras apenas entre os utilitários-esportivos grandes - como Volvo XC90 e Audi Q7, por exemplo.

E isso é o que ajuda a fazer desse modelo o carro-chefe da JLR no Brasil. É também o mais em conta do grupo, além de ser o produto de entrada da agora marca Discovery - a Land Rover foi dividida em três (as outras duas são Range Rover e Defender).

As mudanças externas são muito sutis. A grade com o típico formato hexagonal dos modelos Discovery está mais brilhante. No para-choque, a saída de ar lateral agora tem três andares.

Lateralmente, as rodas de 20" trazem novo desenho. A carroceria pode ter pintura bicolor. Já a traseira não traz mudanças - o modelo tem porta-malas de 454 litros (quando a terceira fileira não está em uso) com abertura elétrica.

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Por dentro

O Discovery Sport, assim como outros modelos do grupo, perde botões. O console central ficou limpo, mantendo apenas a alavanca do câmbio. Logo atrás, há dois porta-copos e um grande porta-objetos com duas entradas USB (uma do tipo A e outro do tipo C).

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

A nova tela multimídia curva do Grupo JLR concentra o comando da maior parte das funções do carro, e tem 11,4". Há navegador GPS nativo, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e uma excelente novidade: câmeras 360 com função 3D.

O Discovery Sport traz também a câmera off-road, para usar no fora de estrada e visualizar obstáculos que não é possível ver a olho nu. O painel passa a ser digital e personalizável.

No volante, o destaque fica por conta dos novos comandos sensíveis ao toque (para controlar configurações do painel, multimídia e sistemas de assistência como ACC e leitor de faixas com função de correção). O acabamento é bem-feito, com detalhes de alumínio e materiais em tom cinza nos painéis e bancos.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Ao volante do Discovery Sport

Nada muda na parte mecânica dos renovados modelos brasileiros da JLR. A versão avaliada por esta colunista foi a D200 do Discovery Sport. Além de 204 cv, o 2.0 turbodiesel entrega 43,8 kgfm, e é acompanhado por câmbio automático de nove velocidades. A tração é 4x4 por demanda.

O Discovery Sport D200 é um SUV rápido? Não, não é. O modelo não gera grande empolgação na hora de acelerar, principalmente no início do processo - depois, ao atingir seu torque máximo, a 1.750 rpm, embala melhor. Por outro lado, está bem longe de ser lento.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O carro, que vai de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, também se destaca pelas boas e precisas respostas da direção. Vai bem nas mudanças de trajetória e mostra firmeza nas curvas, mesmo tendo formato de carroceria mais quadrado e sendo um modelo alto. E por falar em dimensões, são 4,60 m de comprimento e 1,72 m de altura.

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O Discovery Sport 2024 traz diversos modos de condução. Dois deles são para o uso em estrada asfaltada: normal e econômico. Os demais fazem parte do sistema de adaptação a terrenos off-road Terrain Response. Há funções específicas para grama, areia e lama, além de uma automática (que se adapta à condição ideal de piso).

Range Rover Evoque

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Evoque, produto de entrada da marca Range Rover, ganha as mesmas mudanças internas do Discovery Sport. Assim, a cabine do SUV cupê passa a ser caracterizada pela ausência de botões no console, a central multimídia vertical, o painel de instrumentos digital e o volante com comandos sensíveis ao toque.

Mas por fora há mudanças mais evidentes que no Discovery Sport. Elas também são sutis, mas os mais observadores vão notar no Evoque a nova grade frontal dos modelos Land Rover, formada por diversas faixas em formato de retângulo estreito e deitado.

Esta estreou no Range Rover, em 2022, e chegou ao Range Rover Sport ainda no final daquele ano - ambos os modelos estrearam em nova geração. Já o Velar a adotou no fim do ano passado, quando passou por reestilização.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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