Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

HB20 e Onix se dão mal e fevereiro tem surpresas entre carros mais vendidos

Polo ou Strada? Tradicional líder do mercado de veículos no Brasil, a picape da Fiat está enfrentando concorrência pesada por essa posição. E ela vem do Volkswagen que, desde que passou por mudanças e ganhou a versão de entrada Track (sucessora do Gol), no ano passado, está sempre ameaçando o modelo comercial.

Em fevereiro, os dois produtos travaram uma disputa acirrada pelo primeiro lugar. A Strada começou com boa vantagem à frente mas, na parte final do mês, o Polo foi se aproximando. E a liderança ficou com... a Strada.

Foi por pouco, mas a picape conseguiu manter a dianteira em fevereiro. O modelo da Fiat teve 8.568 emplacamentos, ante os 8.063 do Polo. Os dados são da Jato Dynamics.

A boa disputa entre Polo e Strada não foi o único destaque do ranking de vendas em fevereiro. A lista dos cinco mais emplacados tem duas novidades. A terceira posição foi ocupada por Fiat Argo, que já há algum tempo não tinha tanto destaque nessa lista. O hatch somou 6.507 exemplares vendidos.

O Renault Kwid, por sua vez, foi o quinto mais emplacado do Brasil em fevereiro. Entre ele e o Argo apareceu o Mobi, na quarta posição.

Com as altas de Argo e Kwid, dois modelos se deram mal: HB20 e Onix. O Hyundai caiu para a sexta posição e o Chevrolet, para a oitava (confira abaixo a lista dos dez mais emplacados).

SUVs

O ano de 2024 está bom para o Creta. O modelo foi líder de vendas dos segmento mais concorrido do Brasil, o de SUvs, em janeiro. Em fevereiro, repetiu o feito, com 4.385 emplacamentos.

O Compass, que é médio, e não compacto, aparece no segundo lugar (4.074). Já o T-Cross, líder de 2023, começa a se recuperar, pulando da sexta posição em janeiro para a terceira no mês passado, com 4.039 emplacamentos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Tracker se deu mal. Vice-líder em janeiro, o Chevrolet foi o quinto colocado em fevereiro. Assim, o quarto lugar ficou com o Nissan Kicks.

A lista do mês continua com o Fastback no sexto lugar, o Renegade no sétimo e o Nivus no oitavo. HR-V e Corolla Cross (outro SUV médio) fecham o "top 10" - respectivamente na nona e décima colocações.

Picapes

Ranger e S10 estão travando uma das melhores disputas desse início de ano. Dia a dia, brigam pela segunda posição do segmento de picapes feitas sobre chassi - o primeiro lugar, inabalável, é da Hilux. Em janeiro, deu a picape da Ford, que começou fevereiro também na frente.

Só que o modelo da Chevrolet virou o jogo em meados do mês passado, e acabou conquistando o segundo lugar. Somou 2.020 emplacamentos, ante os 1.885 do produto da Ford. Vale lembrar que a S10 vinha ocupando, nos últimos anos, a vice-liderança da categoria.

Porém, desde a chegada da nova geração da Ranger, no segundo semestre de 2023, a picape da Ford é a que mais vem aparecendo na segunda colocação. A Chevrolet fará mudanças na S10 ainda em 2024 - isso deverá ocorrer até o meio do ano.

Continua após a publicidade

Considerando todo o segmento de picapes, a Strada liderou, com a Saveiro no segundo lugar (4.127), a Hilux no terceiro (3.995) e a Toro no quarto (3.044).

A Rampage conquistou um bom quinto lugar, com 2.181 unidades vendidas. A S10 é sexta e a Ranger, sétima. A lista das dez mais emplacadas tem a Montana no oitavo lugar, a Oroch no nono e a Frontier no décimo.

Os dez veículos mais vendidos em fevereiro

1° Fiat Strada - 8.568 unidades
2° Volkswagen Polo - 8.063
3° Fiat Argo - 6.507
4° Fiat Mobi - 6.228
5° Renault Kwid - 6.017
6° Hyundai HB20 - 5.287
7° Hyundai Creta - 4.385
8° Chevrolet Onix - 4.299
9° Volkswagen Saveiro - 4.127
10° Jeep Compass - 4.074

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Fonte: Jato Dynamics

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.