Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Creta se dá mal e Tiggo 7 dispara em vendas de SUVs; veja ranking de março

A estratégia da Caoa Chery de lançar uma versão mais barata do Tiggo 7 parece ter surtido efeito. Em meu perfil no Instagram, não importa se o post é sobre o SUV subcompacto Kardian ou o médio Taos. A maior parte dos comentários é sobre a opção Sport do utilitário produzido em Anápolis (GO).

O motivo é o preço: custa cerca de R$ 135 mil, menos que muitos utilitários-esportivos compactos (categoria de T-Cross, Tracker e Creta, entre outros). Só que o Tiggo 7 Sport não é um SUV compacto. Ele é um médio, como Compass, Corolla Cross e Taos.

Nesse primeiro mês cheio após o início das vendas do Tiggo 7 Sport, vamos analisar o desempenho de emplacamentos do modelo. E também o segmento de SUVs como um todo. Para o Creta, que liderou a categoria em janeiro e fevereiro, a notícia não é nada boa.

Tiggo 7 Sport

A nova versão do Caoa Chery médio vendeu mais que o líder dos médios, Compass? Longe disso! Não chegou nem perto. Não conseguiu alcançar nem mesmo o Corolla Cross. Isso, no entanto, era esperado. Inclusive, no mês passado, fiz uma análise sobre o modelo aqui na coluna.

Mas a Caoa Chery consegue atender toda essa demanda no momento? Aí já é outra história. Nas concessionárias, a informação é de que há fila de espera pelo Tiggo 7 Sport. A oferta não está conseguindo acompanhar a alta demanda.

Em março, de acordo com números da Jato Dynamics, foram vendidas 1.745 unidades do Tiggo 7 (somando as versões Sport e Pro). Isso o coloca o produto na terceira posição do ranking de SUVs médios, respectivamente atrás de Compass (3.971) e Corolla Cross (3.326). O Caoa Chery conseguiu deixar o Taos para trás. O VW registrou 930 emplacamentos.

Também vendeu mais que os híbridos chineses que estão fazendo sucesso nos últimos meses: Song Plus e Haval H6. Na linha Caoa Chery, ficou atrás do Tiggo 5X e vendeu mais que o Tiggo 8, um feito inédito.

O mais impressionante, no entanto, é o crescimento. Em março, o Tiggo 7 teve 73% mais unidades emplacadas que na soma de janeiro e fevereiro. Comparando as 1.745 unidades apenas com o resultado do mês anterior, o crescimento é de 234,3%.

Continua após a publicidade

Creta se dá mal

Se a vida é boa para o Tiggo 7, o Creta não tem razão para comemorar. O modelo abriu o ano na liderança do segmento de SUVs, conquistada em janeiro e fevereiro. Em março, no entanto, o T-Cross ficou com o primeiro lugar, retomando o posto que havia ocupado em 2023.

O VW somou 5.462 emplacamentos. Já o Creta, além de perder o primeiro lugar, despencou no ranking do segmento. Caiu para a quarta posição, com 4.317 unidades vendidas. Entre ele e o T-Cross aparecem o Nissan Kicks, vice-líder, e o Chevrolet Tracker, terceiro colocado.

Os produtos somaram vendas de 5.034 e 4.711 exemplares, respectivamente. O Compass foi o quinto SUV mais vendido do Brasil em março, com o Nivus na sexta posição, o Renegade na sétima e o Fastback na oitava.

O HR-V foi o nono SUV mais vendido e o Corolla Cross, o décimo. Considerando todo o segmento de utilitários-esportivos, independentemente do porte, o Tiggo 7 ficou com a 14ª posição.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes