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Evoque 2024 x Discovery Sport: qual SUV de R$ 470 mil vale mais a pena?

Antes, era tudo Land Rover. Discovery Sport e Evoque faziam parte da gama da mesma marca, e eram seus modelos de entrada. Agora, a montadora não usa mais esse nome, e foi desmembrada em três: Range Rover, Discovery e Defender. Se por um lado esse novíssimo posicionamento ainda está confuso na cabeça do consumidor, por outro fica mais claro quando olhamos para os dois produtos.

As recém-lançadas linhas 2024 dos modelos trouxe algumas atualizações, principalmente para o Evoque. E a avaliação realizada com ambos deixou claro que, para quem precisa de um Discovery Sport, dificilmente o outro vai suprir a necessidade. E vice-versa.

O Discovery Sport é o mais barato. Parte de R$ 434.490 na versão P250, com motor 2.0 flex. Esta configuração de propulsor é a única disponível para o Evoque, que tem tabela de R$ 471.990.

Esse valor, porém, é muito semelhante aos R$ 466.490 do Discovery Sport D200, a versão com motor a diesel do produto. A marca Land Rover deixou de existir, mas as concessionárias no Brasil ainda levam essa bandeira - e vendem os dois produtos.

Por isso, é bem provável que clientes, frente a frente com os dois modelos de preços semelhantes na autorizada, tenham dúvidas sobre qual levar. Mas, olhando direitinho, é bem fácil escolher. Porque embora sejam SUVs de origem britânicas montados em Itatiaia (RJ), que compartilham muitas tecnologias, são dedicados a consumidores com estilos de vida opostos.

Famílias aventureiras

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Quem precisa de espaço e porta-malas não tem de pensar duas vezes. A resposta é Discovery Sport. O modelo é um SUV de porte médio, com 4,60 metros de comprimento. Tem um bom compartimento de bagagem e, opcionalmente, sete lugares.

Claro que dá para economizar e levar a versão P250, que é mais potente que a D200 - são 250 cv, ante os 204 cv da opção a diesel. Entretanto, a mais cara faz sentido para aquelas famílias que têm o espírito Discovery.

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Essa marca é a intermediária entre a Defender e a Range Rover quando o assunto é aventura. Os carros podem não ir a lugares tão remotos quanto os da primeira, mas levam seus ocupantes a locais incomuns com muito mais conforto.

O perfil de cliente do Discovery Sport é formado por pessoas que gostam de cair na estrada em busca de aventuras. Para isso, podem viajar por longos trajetos, algo que faz mais sentido com a versão a diesel. Aqui, não vou entrar no mérito do preço, pois o modelo é bem mais caro que o P250. Isso torna praticamente impossível compensar o investimento extra com gasto menor de combustível - até porque o valor do diesel não está lá grande coisa.

A vantagem do D200 para viajantes sem limites é outra: autonomia bem superior. Isso é importante principalmente para quem vai a lugares mais remotos, em que os postos de combustível não estão sempre disponíveis a curtas distâncias nas estradas.

O Discovery Sport também tem uma excelente capacidade off-road. A tração é 4x4 por demanda, mas há seletor para vários tipos de terreno na estrada. Outro destaque fica por conta das câmeras que auxiliam nesse tipo de situação, como o capô transparente, que mostra obstáculos abaixo do carro, impossíveis de ver a olho nu.

Mas o que diferencia mesmo o Discovery Sport do Evoque no off-road é o ajuste da suspensão. Ela está preparada para entregar conforto aos ocupantes em todo tipo de terreno. Isso tanto para quem está ao volante quanto àqueles que viajam no banco da frente e nos de trás.

Esportividade e luxo

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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Na ex-Land Rover, Range Rover é o extremo luxo, trazendo em sua gama também alguns modelos com pegada mais esportiva. Design é outro destaque da linha de modelos que agora virou marca.

O Evoque é o Range Rover de entrada. Assim, é o acesso a tudo o que um produto da marca deve ser. Traz visual único, que se destaca entre os demais modelos da categoria - a de SUVs compactos de marca premium. O acabamento é primoroso, com materiais muito nobres.

Além disso, o modelo também tem as funções off-road do Discovery Sport, como o seletor de terrenos e as câmeras. Ainda assim, o fora de estrada não é um ambiente em que o Evoque se sente confortável. A suspensão do modelo tem um ajuste menos macio, mais voltado para a pista asfaltada.

Assim, em terrenos irregulares, sente-se mais desconforto que no Discovery Sport. É uma condição em que o Evoque parece um convidado deslocado em uma festa. Isso porque a suspensão traz firmeza para entregar uma dirigibilidade com pegada mais apimentada, mais firme.

Em alta velocidade e em curvas, mostra-se mais grudado no chão e oferece maior prazer ao volante. Tem centro de gravidade bem mais baixo que o do Discovery Sport. É carro para descer a serra rumo à praia ou subir em direção às montanhas, mas sem grandes pretensões de se afastar do ambiente urbano no destino final.

O pequeno Evoque, de apenas 4,37 metros de comprimento, pode ser um carro familiar? Se o cliente quiser, ele é até capaz de cumprir esse papel. O espaço interno não deixa a desejar, mas o porta-malas não tem capacidade prática para levar muito mais bagagem que um SUV compacto convencional - a exemplo de T-Cross e Creta.

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Mas a realidade é que o Evoque é um modelo mais urbano, estiloso e sofisticado. É para aquele cliente descolado que, na hora de desbravar novidades, prefere ficar nas estradas muito bem pavimentadas que, muitas vezes, levam a locais badalados.

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Opinião

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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