Nissan Kicks brigará pelo topo? O que já sabemos sobre nova geração do SUV
O Nissan Kicks sempre teve grande representatividade no segmento de SUVs compactos. Nunca foi líder no encerramento de um ano, mas sempre marca presença entre os cinco mais emplacados - feito que alguns concorrentes que já foram os primeiros colocados, como Jeep Renegade e Honda HR-V, não tem conseguido fazer.
Neste ano, briga pelos primeiros lugares da categoria com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker. E uma nova geração do SUV japonês está a caminho. Será que dá para finalmente assumir a ponta?
Nova geração
O produto foi apresentado recentemente no Salão de Nova York, nos Estados Unidos. A versão a ser produzida em Resende (RJ) é a mesma, mas haverá uma diferença crucial.
Enquanto o novo Kicks americano traz motor 2.0 aspirado, o brasileiro virá com um inédito 1.0 turbo. Não é o mesmo que estreou no Kardian, da Renault - a francesa e a Nissan fazem parte do mesmo grupo automotivo. Circulam rumores no mercado de que a japonesa está desenvolvendo seu próprio propulsor.
Esse motor não deverá destoar da média do segmento - entre 120 cv e 130 cv e torque até 23 kgfm. Assim, vai resolver aquele que é o principal problema do Kicks atual: desempenho. O 1.6 aspirado atual é econômico, mas não tem lá muito ímpeto para acelerar.
Para pessoas que têm necessidade de passar mais tempo na estrada, especialmente as que têm de circular em pista simples - e precisam de agilidade para ultrapassar -, o 1.6 deixa a desejar. Com o 1.0 turbo, mais potente e com mais torque em baixa rotação, estima-se que essa questão será solucionada.
Assim, o Kicks se tornará um produto muito mais interessante, especialmente porque a nova geração deve manter uma das características mais importantes do carro: a ótima capacidade no porta-malas - atualmente uma das melhores da categoria. O volume ainda não foi divulgado de acordo com o método mais comum no Brasil, o VDA. Mas as imagens divulgadas sugerem que o compartimento continuará sendo um destaque.
E o preço?
Além do porta-malas grande, o Kicks atual também se destaca pela boa dirigibilidade e pelo preço abaixo da média da categoria de SUVs compactos. Atualmente, o modelo custa entre R$ 112.990 e R$ 150.290. Há poucas semanas, a Nissan surpreendeu ao divulgar que, com a chegada da nova geração, a atual será mantida em linha.
Com isso, o produto novo deverá ser aquela resposta da marca para o cliente que é fiel, mas por enquanto não muitas opções no portfólio da marca. Quem sair do velho Kicks irá agora para o novo - que, maior, mais bem acabado e tecnológico, certamente virá mais caro.
Mas aí fica uma questão: quão mais caro? A Honda, ao lançar o novo HR-V, posicionou o produto na faixa dos SUVs compactos, mas apenas nas versões 1.5 aspiradas. As 1.5 turbo vieram na faixa de utilitários-esportivos médios, como Compass, Corolla Cross e Taos - com valores em torno de R$ 200 mil.
Ao manter os dois produtos em linha, a Nissan vai pelo mesmo caminho? A nova geração virá com preço de SUV médio? Afinal, com 4,37 metros de comprimento, é apenas 3 cm menor que o Compass.
Motor 1.0 denuncia caminho improvável
Uma leitura de mercado mostra que partir para essa estratégia não é impossível. Mas é improvável. Em primeiro lugar, uma característica importante da Nissan no Brasil, independentemente do segmento, é adotar política de preços competitivos.
É uma estratégia oposta à da Honda, que nunca apostou em preços agressivos. Mas há algo além: o motor 1.0 turbo. Os HR-V de topo têm 175 cv, que os colocam no mesmo patamar de desempenho dos médios (e até um pouco acima, dependendo da comparação).
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Quero receberCom potência que, na melhor das hipóteses, ficaria um pouco acima dos 130 cv, o novo Kicks não terá esse argumento. Por isso, o mais provável é que a Nissan, ao manter os dois produtos lado a lado, esteja se aproximando da estratégia da Hyundai.
Quando lançou o novo Creta, a sul-coreana manteve o antigo à venda, em uma versão apenas. Com o Kicks deverá ocorrer o mesmo. Se assim for, o deve ter uma ou duas versões para concorrer, em preços, com SUVs subcompactos - Nivus, Pulse e Kardian
Enquanto isso, o novo chega com argumentos fortes na disputa com os compactos maiores, como Creta, T-Cross e HR-V, entre outros. Mais caro do que hoje? Sim! Mas não mais caro do que esses rivais.
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